com

Jaqueline Oliveira

> A Expansão da Narrativa Audiovisual para Múltiplas Plataformas de Mídia

/conteudo

Apresentação

Todos nós somos capazes de contar histórias, porém como gerar um universo narrativo envolvente, engajador e interativo? Como expandir essa narrativa para múltiplas plataformas de mídias? Não podemos esperar que o fã dos quadrinhos se interesse pelos filmes e games gerados a partir daquele mesmo universo narrativo, mas se for um conteúdo diferente para cada uma dessas mídias, no mínimo, haverá uma certa curiosidade sobre seu conteúdo, resultando, assim, em consumo.

O uso da transmídia em projetos audiovisuais possibilita a criação de conteúdos diversos e específicos para cada mídia atendendo os gostos de cada público. Na era da convergência digital, não é possível pensar apenas em uma única janela de exibição como: TV, Cinema ou Internet ou ainda simplesmente replicar conteúdo igual nas redes sociais. Logo, se você expande sua história para diferentes mídias (online e offline), além de promover mais interesse e engajamento por parte do público,  existe maior possibilidade de aumentar a receita por meio de parcerias e licenciamentos aplicáveis a projetos diversos como: animações, documentários, filmes, séries, games, novelas, propagandas publicitárias entre outros. 

O objetivo do curso é explanar aos produtores de conteúdo audiovisual o conceito de transmedia storytelling, por meio de cases diversos, e destacar sua  contribuição para expansão de um universo narrativo para múltiplas plataformas de mídia, gerando interesse e engajamento dos consumidores de conteúdos que, atualmente, buscam as histórias e seus universos quando querem, na mídia que querem e, de preferência, que possibilitem sua  participação de algum modo.

 

Cronograma

Dividido em 4 encontros, o curso aborda:

Módulo I – Introdução e Conceito
Conceito de Transmedia Storytelling;
Audiência participativa e colaborativa;
Produções Multiplataforma;
Universo Narrativo – Storyword;
Exercício Prático.

Módulo Prático II – Produção
Bíblia Transmídia: Como Fazer?;
Modelo de negócios: Qual será o seu?;
Parceiros (Distribuição e Exibição);
Pitching;
Exercício Prático.

 

Alunos

Público-alvo: Produtores audiovisuais, estudantes e pesquisadores acerca do tema.
Carga horária total: 4 encontros – 16 horas

 

Sobre a professora

Jaqueline Oliveira é jornalista com especialização em produção audiovisual e  mestra em comunicação, também é  membro da Rede Iberoamericana de Narrativas Audiovisuais (INAV) e Presidente da Associação EraTransmidia.
Aplica seus conhecimentos  em diversas áreas como: treinamentos e palestras para  o desenvolvimento de produções multiplataformas e gestão de projetos,  auxiliando na criação de narrativas que transitem por diferentes plataformas de mídias digitais, unindo recursos de cinema, redes sociais e também, das mídias analógicas. Como pesquisadora e consultora de projetos, tem participado de painéis no Brasil e na América Latina sobre Transmedia Storytelling. Entre eles:  (2019) PixelShow-São Paulo, Whow! Festival-São Paulo, Exponential Conference-São Paulo e Rio2C- Rio de Janeiro; (2018) Congresso Internacional INAV- Córdoba, Argentina; (2017) Transmedia Conference – Medellín, Colômbia, Transmedia Talks-SP e Pixel Show-SP e (2016) Fórum Transmídia – Salvador, Bahia. Iniciou sua carreira como redatora de web para B2C na empresa B2W (Americanas e Submarino) e como produtora de conteúdo digital  para sites e blogs diversos.

/data

2 a 5 de março de 2020

segunda a quinta-feira, das 19h às 23h

/valor

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Fechar Menu