Script Analysis

com
Tomás Rezende
> O método de Judith Weston para atores, diretores e roteiristas

/data

4 a 16 de novembro de 2020

segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h30

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Promoção: traga 3 amigos e ganhe uma bolsa integral para este curso!

Para participar, entre em contato com o email atendimento@barco.art.br com o assunto “Bolsa curso Script Analysis”, indicando o nome de seus três amigos. Assim que eles efetivarem a matrícula e pagamento do curso, você ganhará sua bolsa integral.
Se você quiser compartilhar a promoção com seus amigos, também podem dividir o benefício, se inscrevendo os quatro com 25% de desconto cada.


Conteúdo do curso

“O propósito da análise de roteiro é descobrir quem são estas pessoas (os personagens) e o que acontece com eles, para então se tornar o narrador da história delas.”

Judith Weston

 

Qual é a melhor forma de ler um roteiro? Você já se perguntou isso? 

Como analisar um roteiro e encenar essa análise?

Você já pensou que analisar um roteiro não é simplesmente a visualização da narrativa na sua cabeça? 

A análise de um roteiro é um processo investigativo que permite ao diretor, roteirista e ao ator conhecer a história de dentro para fora. É um mergulho para conhecer a parte submersa do iceberg, que é uma história na qual o roteiro é somente a parte aparente. A habilidade de analisar um roteiro ou uma cena é algo que podemos desenvolver e aprofundar. 

Este curso propõe uma metodologia profunda para analisar cenas e roteiros usando principalmente a abordagem criada por Judith Weston, considerada uma das principais coachs de direção de atores nos Estados Unidos. Uma boa análise de cena transforma o trabalho do ator e do diretor em algo mais poderoso e intuitivo, na sala de ensaio ou no Set, pois a base de entendimento já foi realizada. Com isso um personagem ganha a possibilidade de sair de uma descrição no papel para ganhar vida, independência e textura de realidade. 

Este curso propõe uma sequência de etapas, desde a primeira leitura até o ensaio das cenas. Vamos compreender e abordar subtexto, objetivo, imagens, preparação emocional, decupagem em beats e verbos de ação e outras ferramentas de análise e interpretação. A primeira aula vai focar na análise do roteiro como um todo mas o grande enfoque deste curso está na análise da cena individualmente. No curso vamos analisar uma única cena através de diversas ferramentas. Para um entendimento profundo, em cada aula a mesma cena vai ser abordada por diferentes pontos de vista e com isso o participante vai desenvolver uma habilidade eficaz de análise. E então na última fase do curso será ensinada como acontece a utilização destas ferramentas em um ensaio com atores.

E além das 6 aulas ao vivo por videoconferência, você ainda terá acesso (durante o curso) à aulas gravadas sobre o método de Judith Weston. 

Graças ao formato online, você poderá fazer parte dos estudos no seu ritmo, uma vez que uma parte da teoria, será gravada em vídeos e disponibilizada para você antes do início do curso. Com isso as aulas ao vivo por videoconferência serão focadas na discussão das possibilidades de análise de um roteiro e de uma cena, e sanar as dúvidas que possam ter surgido das aulas teóricas gravadas. É necessário, para o bom aproveitamento do curso, assistir as aulas gravadas.

 

Cronograma de aulas ao vivo por videoconferência:

AULA 1 (4/11) – Primeiras impressões do roteiro

Preparando para a primeira leitura do roteiro

Análise do eixo do filme e coluna/superobjetivo do personagem 

(Introdução das primeiras ferramentas de análise)   

 

AULA 2 (6/11) – Primeiras impressões 

Evidência para suas ideias

Paráfrase

A técnica das três possibilidades

O fato ou realidade por trás da fala

 

 

AULA 3 (9/11) – Os imutáveis: Fatos e Imagens

Reconhecendo os fatos narrativos

Perguntas como ferramenta fundamental de análise e criação: Criando as questões certas

Identificando as contradições e conflitos

Pesquisa interna e externa

Imagens

Associações: A) da história B) Externas C) Pessoal/ Internas

 

 

AULA 4 (11/11) – escolhas imaginativas

Backstory (história pregressa)

O que acabou de acontecer 

Objetivo (necessidade e desejo)

Questões, problemas, subindo a aposta, 

Verbos de ação/ Intenções/ subtextos

Ajustes “Como se…”/ “E se…”

 

 

AULA 5 (13/11) – Eventos

Decupagem em unidades de ação (Beats)

Assunto e Transições

Acontecimentos – O que acontece na cena?

Evento literal X Evento emocional

 

AULA 6 (16/11) – Transformando a análise em cena

Nesta aula será demonstrado como utilizar o processo de análise e as ferramentas em um ensaio com atores. A cena analisada ao longo do curso será dirigida pelo professor com dois atores convidados.

Fechamento e conclusão do curso

 

 

Alunos

 

Público-alvo: atores, diretores e roteiristas 

Carga horária: 6 encontros – 15 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

sobre o professor

Professor

  • Tomás Rezende
    Tomás Rezende é diretor, preparador de atores e ator. Foi preparador de elenco de diversos filmes, novelas e séries, entre os quais: a série O mecanismo, direção de José Padilha (Netflix americana); a série 3 dias sem sol, (O2/TV Globo); a novela das 7 Haja Coração (Globo); a série Me chama de Bruna (Canal FOX); o longa metragem Nise – o coração da loucura, que ganhou, entre outros, o Prêmio de melhor Atriz para Glória Pires no Festival de Tokyo; os curtas-metragens Estação de Márcia Faria, que participou da competição oficial do Festival de Cannes, e Ninjas, de Dennison Ramalho, ganhador do prêmio de melhor ator no Festival de Gramado. Também dirigiu a peça A hora errada, de Lourenço Mutarelli, que foi encenada em várias unidades do SESC. Formado como professor pelo programa Sanford Meisner: Teaching the Meisner Approach (EUA).