Técnicas Avançadas de Direção de Fotografia Digital

com
José Augusto De Blasiis, Carlos Ebert e Adrian Teijido
> Captação de Imagem em Cinema e TV

/data

23 a 27 de novembro de 2020

segunda a sexta, das 19h às 22h

/valor

Detalhes Preço Qtd
Desconto à vistaMais Detalhes  R$380,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$0,00 (BRL)  

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

A concepção do programa deste curso considerou os processos de produção de produtos audiovisuais para diferentes meios, TV, cinema, publicidade e internet. Para todos estes meios a direção de fotografia como elemento fundamental de qualquer produto audiovisual é fator preponderante no acabamento de imagem. Partindo dos conceitos que embasam a formação e a representação da imagem. O curso abordará todas as principais fases do processo de fotografia e iluminação de produtos audiovisuais e se concentrará na demonstração dos principais equipamentos de captação de imagem digital disponíveis no Brasil.

 

 

Ementa

Estudo das principais ferramentas para captação em TV e vídeo. Definição das principais técnicas e equipamentos de trabalho para produção de imagens em data vídeo e em arquivos digitais. A formação e composição das equipes de trabalho num set de captação para TV e Cinema. A operação dos diversos equipamentos disponíveis no mercado de produção de imagens para diversos tipos de produtos audiovisuais. Estudaremos o papel do diretor de fotografia nas produções dos mais diversos produtos audiovisuais. Os princípios da eletricidade e iluminação e os principais esquemas técnicos de iluminação. Equipamentos básicos para um diretor de fotografia. Elementos principais da câmera. Diferenças entre a câmera de vídeo e câmera de cinema digital.

 

 

Conteúdo programático

Diferenças fundamentais entre os sistemas de definição padrão e alta definição. Características de alta definição de sistemas de produção – HDCAM, RED Code, DVCPRO HD, HDV, XDCAM, Apple ProRes, DNxHD, H-264/265, ARRI RAW, SLOG 2 e 3, Sony RAW/X-OCN e Open EXL. Características dos sistemas de alta definição para a distribuição. Características dos sistemas de alta definição para transmissão de HDTV. Peculiaridades de câmeras de alta definição – relação de definição HD, 4K, 6K e 8K. Imagem progressiva e entrelaçada.  As diferenças de calorimetria e exposição e as curvas de gamma.

O diretor de fotografia no set. Análise de diferentes produções televisivas, comerciais e vídeo clipes. O cargo de diretor de fotografia como um profissional no meio da TV e do Cinema. O roteiro e a interpretação da mensagem de imagens para o espectador.  A arquitetura de luz. O ambiente e a forma de iluminação dos conjuntos. O efeito de interpretação nos rostos dos atores e sua mensagem na tela. Relação entre o fotógrafo e o diretor de cena e a equipe de uma produção audiovisual.

A relação do diretor de fotografia com a pós-produção e os sistemas de distribuição, incluindo os diversos deliveries de cada tipo de produção. Efeitos visuais. Fluxo de trabalho para cinema digital e para produções para TV de alta definição. O Fluxo de trabalho com nos softwares de edição e de correção de cor.

Correção de cor. Composição e efeitos digitais. Recortes de croma – técnicas e equipamentos.

 

 

Cronograma

AULA 1 – Professor: José Augusto De Blasiis

Iluminação em fundos chroma, técnicas e aplicações. Exemplos gravados e finalizados no mesmo dia da aula.

A relação do diretor de fotografia com a pós-produção e os sistemas de distribuição, incluindo os diversos deliveries de cada tipo de produção. Efeitos visuais. Fluxo de trabalho para cinema digital e para produções para TV de alta definição.

 

 

AULA 2 – Professores: José Augusto De Blasiis

Fotografando com celular e câmeras DSLR. Resolução e relação de aspecto, codecs e formas de exportação. Exposição automática e controle de exposição. Suporte e tripés. Acessórios e modelos de telefone.

 

 

AULA 3 – Professor: Colorista

Correção de cor. Composição e efeitos digitais. Da Vinci Resolve ou Assimilate Scratch

 

 

AULA 4 – Professor: Carlos Ebert 

O roteiro e a interpretação da mensagem de imagens para o espectador.  A arquitetura de luz. O ambiente e a forma de iluminação dos conjuntos. O efeito de interpretação nos rostos dos atores e sua mensagem na tela. Fotogenia. Relação entre o fotógrafo e o diretor de cena e a equipe de uma produção audiovisual.

 

 

AULA 5 – Professor: Diretor de Fotografia Adrian Teijido, ABC

Fotógrafo convidado com palestra sobre iluminação e direção de fotografia para cinema e TV digital.

 

 

Cronograma

Público-alvo: conhecimento intermediário

Carga horária total – 5 encontros – 15 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

 

 

Bibliografia Básica:

KELLISON, Cathrine. Produção e direção para TV e vídeo – uma abordagem prática. Campus: São Paulo, 2007.

MOURA, Edgar. 50 anos Luz, câmera e ação. Editora Senac: São Paulo, 1999.

RABIGER, Michael. Direção de Cinema – técnica e estética. São Paulo: Campus,  2007.

SCHAEFER, Dennis; SALVATO, Larry. Maestros de la Luz. Plot Ediciones: Madrid, 1990.

VAN HURKMAN, Alex. Color correction hadbook: professional techniques for vídeo and cinema. Peachpit Press: EUA, 2014.

 

 

 

 

 

sobre o professor

Professor

  • José Augusto de Blasiis
    José Augusto de Blasiisé coordenador dos cursos de Direção de Fotografia para Cinema e TV Digital e do curso de Cinematografia Digital DSLR no Centro Cultural B_arco. Foi diretor de operações do CasablancaLab, laboratório do grupo Casablanca/TeleImage, de 2003  a 2013, onde realizou um amplo trabalho junto ao mercado de cinema nas áreas de transfer para película. Trabalhou também nos Estúdios Mega onde desenvolveu todo parque técnico de pós-produção em HDTV e SD e em seguida ocupou o cargo de diretor de operações do Laboratório Megacolor onde implementou o projeto técnico do laboratório, tanto na área de revelação quanto de pó-produção óptica. Gerenciou a pós-produção de vários trabalhos pioneiros realizados em HDTV no Brasil. Atualmente é  professor do curso de RTVi e coordenador de Projetos Integrados e da TAG TV, Web TV e supervisiona o Núcleo 3D. Além de ter sido coordenador do curso de Cinema Digital na mesma universidade de 2006 à 2012. Ministra aulas de Fotografia Digital, Direção de Fotografia, Empreendedorismo do Audiovisual e coordena Projetos Experimentais, e faz orientação de TCCs (projetos finais do curso). Todos na Universidade Metodista de São Paulo. É fromado em História pela PUC-SP e é mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de S. Paulo. Foi produtor executivo (Executive Producer) da Conferência Panorama Audiovisual, organizada pelo VP Group, que publica a Revista Panorama Audiovisual, que aconteceu durante a Broadcast & Cable 2014. Realizou diversos serviços de pós-produção em filmes como: O Invasor, Cidade de Deus, Carandiru, Ônibus 174, Narradores de Javé, O Homem do Ano, Benjamin, Nina, Durval Discos. Viva São João, Tainá 1 e 2, Macunaíma (processo de restauração digital), Casa de Areia, Doutores da Alegria, Achados e Perdidos, Rosário Tijeras (produção México, Colômbia e Brasil), Solo Dios Sabe (produção México e Brasil),  Se Eu Fosse Você , Tapete Vermelho, O Maior Amor do Mundo, O Dia em que Meus Pais Saíram de Férias, Cheiro do Ralo e Muito Gelo e Dois Dedos de Água, Budapeste, As Melhores Coisas do Mundo, Rock Brasília, Corações Sujos, O Homem que Não Dormia, Muito Além do Peso, Francisco Brennand, Elena, São Silvestre entre outros. Trabalha no mercado de curtas metragens e documentários na formatação dos set ups técnicos de câmeras digitais DSLR, Data 2k e 4K e outros formatos para uma melhor adequação cinematográfica no processo de transfer para película. Fez direção de fotografia para diversos clipes e curtas e longas metragens nos últimos anos, entre eles os de Fernanda Porto, Ed Motta, Paula Lima, Andreas Kisser, CPM-22, Lenine, Ney Matogrosso. Palavra Cantada 3D e No Gargalo do Samba. Tem fotografado shows para gravação de DVD desde 2012, entre estes trabalhos os DVDs do Naldo, Leonardo 30 anos, Paulo Ricardo e Biquini Cavadão 30 anos.
  • Carlos Ebert
    Carlos Ebert estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cinema na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. É Diretor e Fotógrafo de cinema, televisão e publicidade. No final dos anos 60, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, “O Bandido da Luz Vermelha” de Rogério Sganzerla. Também dirigiu “República da Traição” e fez a fotografia do “O Rei da Vela” de José Celso Martinez Corrêa e Noilton Nunes, e “Fé” de Ricardo Dias. Para a televisão trabalhou em “O Povo Brasileiro”, ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001. Em 2003 recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Gramado pelo curta-metragem “Carolina”, de Jeferson De. Trabalhou nos documentários “Dia da Graça” de Thiago Mendonça e Maira Buller, “Do Luto à Luta” de Evaldo Mocarzel, e “Vlado – 30 Anos Depois” de João Batista de Andrade. Em 2007, fez a direção de fotografia do filme “A Ilha do Terrível Rapaterra” de Ariane Porto e em 2008 do documentário “Um Homem de Moral de Ricardo Dias.
  • Adrian Teijido
    Teijido, recebeu vários prêmios como Grande prêmio do cinema Brasileiro, Prêmio ABC de Cinematografia, Tiburon Film festival, Gramado, Festival de cinema de Huelva entre outros.