com

Julia Priolli

> Todas as ferramentas para entender como as séries de televisão são feitas.

/conteudo

Apresentação

Em entrevista ao jornal espanhol El Pais, logo apos a cerimônia de premiação que lhe conferiu um Nobel de Literatura, o escritor Mario Vargas Llosa declarou que os grandes cronistas do século 21 são os roteiristas de série.  A Era de Ouro da televisão americana,  iniciada com Família Sopranos, fez de séries como Breaking Bad, Mad Men e Game of Thrones, verdadeiras obras primas, de imensa apreciação popular, superando inclusive o que vem sendo produzido na indústria cinematográfica. Personagens amorais, multifacetados, disfuncionais, tão distantes dos heróis dos melodramas clássicos conquistaram o mundo e criaram uma nova forma de se apreciar a história. 

Séries e longa metragens são produtos de natureza muito distintas. Enquanto longas metragens são histórias direcionadas a um final específico, que pode ser redentor, transformador, catártico ou simplesmente feliz, as séries são pensadas para não terminar. Para isso, buscam-se histórias sustentáveis e portanto infinitas. A longevidade pode derivar do protagonista, do universo em que ele está inserido, ou do motor da própria série.

A proposta deste curso é dar ao aluno as ferramentas para entender como as séries de televisão são feitas.

 

Conteúdo

Gêneros

  • Premissa: Diferença entre premissa de longa e premissa de série;
  • Conflito Central;
  • Universo, Motor e personagem;
  • Gêneros das séries;
  • Drama;
  • Drama de 1 hora; 
  • Sitcom clássica;
  • Sitcom de uma câmera;
  • Mocumentary/ desenhos adultos e infantis;
  • Procedurais : dramas jurídicos, médicos e policiais.

 

Piloto Premissa

  • Piloto com apenas trama A;
  • Os 5 atos;
  • Pontos de virada;
  • Piloto com múltiplas tramas;
  • Organização das tramas (A, B, C e D);
  • Análise de Breaking Bad, Hand Maid Tale e House of Cards.

 

 Piloto Conceito

  • Os 5 atos no drama;
  • 3 atos na comédia;
  • Análise de Mad Men, House e Euphoria.

 

Desenhos de Temporada

  • Função do episódio 02 e 03;
  • Low point de temporada;
  • Clímax;
  • Season Finale (final conceito e final premissa).

 

Empacotamento

  • Bíblia de venda
  • Bíblia de trabalho
  • Pitch de elevador
  • Log Line e Tag line
  • Premissa
  • High End
  • Star Quality

 

 

 

Alunos

Público-alvo: aberto a todos os interessados
Carga horária: 4 encontros – 16 horas

 

 

Sobre a professora

Julia Priolli é Gerente de Conteúdo Original da Disney/Buena Vista Production. Roteirista com especialização em Columbia e Stony Brook University, assina a supervisão de teledramaturgia das séries Impuros, Me chama de Bruna e 1 Contra Todos, indicada ao Emmy Internacional em 2018 e 2019. Como roteirista, trabalhou nas produtoras 02, Bossa Nova, Primo Filmes, Glaz, 44 Toons e escreveu roteiros das séries, Amigo de Aluguel, Monstrolândia e Bobolândia, Lili a Ex, Tempero Secreto e De Perto Ninguém é Normal. Consultora do Núcleo Criativo Inflamável, de Karim Ainouz. Em 2017 foi consultora do Núcleo Criativo da Singular Midia & Content. Foi coordenadora dos Laboratórios do Prodav 4, através da Klaxon Audiovisual, consultora do Premio Netlab de Roteiro em 2018 , Jurada do prêmio Prix Jeunesse Iberoamerica em 2019 e do Festival Guiões de Lisboa, em 2020.

 

/data

4 a 7 de fevereiro de 2020

terça a sexta, das 19h às 23h

/valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$750,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$413,00 (BRL)  

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Fechar Menu