O B_ARCO

QUEM SOMOS

O b_arco é um centro cultural contemporâneo. Um espaço que une educação e arte criado para aprofundar e promover o conhecimento, desenvolvendo pesquisas e produzindo conteúdo nas mais diversas formas de expressão cultural. Um lugar de debate, reflexão e criação que há mais de 10 anos fomenta o intercâmbio permanente entre público, artistas e agentes culturais.

O QUE FAZEMOS

Educação

Cursos, Laboratórios de pesquisa criativa, workshops, palestras, debates;

Programação cultural

Mostras, shows, peças de teatro, performances, lançamentos de livros e filmes;

Galeria Virgilio

Exposições de arte;

Locação de espaço para eventos.

O QUE QUEREMOS

Oferecer uma extensa programação de cursos, laboratórios e workshops, sempre unindo teoria e prática em um ambiente extra-acadêmico e informal, elaborada com o objetivo de potencializar o talento e a capacidade técnica dos nossos alunos.

Dar suporte à criação artística e intelectual realizada em nossos cursos/núcleos de pesquisa com a finalidade de viabilizar realização de projetos desenvolvidos pelos alunos.

Dessa forma, obras de arte, livros e peças teatrais, filmes e outros conteúdos artísticos são produzidos e lançados dentro do próprio espaço, ganhando repercussão e desdobramentos também no mercado.

NO QUE ACREDITAMOS

Estabelecer critérios consistentes que definam o lugar da arte na sociedade e parâmetros que justifiquem a produção cultural no cenário contemporâneo é o grande desafio de quem pensa a arte hoje.

As produções culturais e a própria arte têm sido tratadas como meros espetáculos de entretenimento, produtos de consumo, desprovidos de qualquer sentido, poética, representatividade, contexto histórico e função social.

Atentos aos rumos que a arte e a cultural em geral têm tomado, idealizamos este espaço onde artistas e interessados em criação possam desenvolver sua poética, debater questões atuais, produzir conhecimento, criar referências e parâmetros sólidos que os ajudem a produzir, pensar e intervir no contexto histórico, cultural e social no qual estamos inseridos.

O nosso conceito curatorial, tanto na área educacional quanto na programação cultural, segue critérios que estão comprometidos com desenvolvimento humano, transmissão de conhecimento e reflexão sobre a sociedade contemporânea.

Acreditamos que o desenvolvimento de uma articulação entre as questões fundamentais ligadas à sociedade, arte e cultura possa promover um avanço significativo na capacidade artística e intelectual de indivíduos e de coletivos e, sobretudo, contribuir com a formação de um sujeito que seja capaz de se envolver e pensar o mundo em que vivemos.

SOBRE O NOME

Originalmente, o nome b_arco surge como uma sigla para Brasil Arte Contemporânea. Mas o nome em si carrega os significados que estão na base do conceito deste espaço: o sentido de navegar, abarcar, explorar, transportar, estar em permanente movimento, e seguir um fluxo contínuo. E hoje, é simplesmente b_arco.

Fechar Menu
Close Panel