\blog

O diretor de arte do premiado filme de Karim Aïnouz revela suas maiores inspirações para nosso blog

Em julho, o b_arco tem o privilégio de receber em sua programação o curso online “A Direção de Arte em  Filmes, Séries e Publicidade” com o diretor de arte uruguaio Rodrigo Martirena. O curso irá abordar os diferentes desafios que o diretor de arte enfrenta nos diversos formatos audiovisuais gerados pelas novas plataformas e mídias e como as propostas artísticas influenciam na leitura de uma obra audiovisual.

Rodrigo Martirena é responsável pela Direção de Arte do grande “A Vida Invisível”, de 2019, dirigido por Karim Aïnouz e indicado a seis prêmios internacionais. Para compreender os detalhes de seu trabalho em “A Vida Invisível”, o blog do b_arco também quis saber quais foram suas principais inspirações e Rodrigo nos recomendou dois grandes filmes de Wong Kar-wai, com a direcção artística de William Chang, que foram, segundo o próprio diretor, referências para seu design no filme dirigido por Karim Aïnouz. Abaixo, trazemos estas dicas incríveis para você se inspirar e se preparar para o curso  A Direção de Arte em  Filmes, Séries e Publicidade” na programação #b_arcoemcasa!

Happy Together – Felizes Juntos (1998) 

Lai e seu namorado Ho chegam à Argentina de Hong Kong, buscando uma vida melhor. Seu relacionamento altamente controverso se torna abusivo e resulta em inúmeras brigas e reconciliações. Quando Lai faz amizade com outro homem, Chang, ele vê a inutilidade de continuar com o promíscuo Ho. Chang, porém, está na sua própria jornada pessoal e, em última instância, tanto Lai e Ho se encontram longe de casa e desesperadamente solitários.Felizes Juntos (1997) – MUBI

 

In the Mood for Love – Amor à flor da pele (2001)

Faa yeung nin wa é um filme sino-franco-honconguês de 2000, do gênero drama romântico, dirigido e escrito por Wong Kar-Wai. É o segundo de uma trilogia não oficial que começou com Ah fei zing zyun e finalizou em 2046. Este sétimo longa-metragem de Kar-Wai é estrelado por Tony Leung Chiu-Wai, Maggie Cheung e Lai Chin.


Amor à Flor da Pele (2000) – MUBI