“Como dizia Isadora Duncan o corpo do intérprete é a morada provisória de personagens. Todo intérprete deveria se perguntar que tipo de morada oferece a seus personagens: um hotel 5 estrelas, uma pensão, um casebre, uma mansão?, acrescenta Renata.
b_arco – Na sua opinião qual a importância do trabalho de corpo na vida de uma pessoa, seja para usar profissionalmente ou não?
Renata Melo – Sobretudo para ter saúde e bem estar.
b_arco – Como sua oficina diretamente ou indiretamente contribuirá para o desenvolvimento do ator ou bailarino?
R. M. – O corpo é o principal instrumento do trabalho do ator. Como dizia Isadora Duncan o corpo do intérprete é a morada provisória de personagens. Todo intérprete deveria se perguntar que tipo de morada oferece a seus personagens: um hotel 5 estrelas, uma pensão, um casebre, uma mansão? O curso propõe ferramentas e reflexões para um uso consciente e potente do corpo para a vida profissional e cotidiana.
b_arco – Quais são suas referências no desenvolvimento do seu trabalho?
R.M. – Técnicas de dança moderna e contemporânea, de improvisação e composição, técnicas de terapias somáticas (Alexander, Rolfing, Feldenkrais, BMC).
b_arco – Fale um pouco do que os alunos podem esperar do seu curso?
R.M. – Uma abordagem múltipla que abrange consciência corporal, postura, uso eficiente do corpo, alongamento, ritmo, força, peso, presença cênica, improvisações. Mais do que técnicas, o curso consiste em práticas e exercícios que são ferramentas para o individuo poder refletir sobre seu corpo e criar com mais liberdade.red rolex face diamond bezel replica
high quality fake watch
watch replica china
replica no time to die watch
b_arco – O mercado artístico de uma forma geral anda mais exigente em relação ao trabalho corporal? É fundamental um corpo presente?
R.M. – Na verdade, o mercado está cada vez mais competitivo. As escolas são deficientes na formação corporal do interprete e um ator bem preparado fisicamente certamente amplia suas possibilidades de trabalho. Cada vez mais vemos a preocupação das produções em ter um preparador corporal nas suas montagens, mas sabemos que sempre isso ocorre de forma limitada, sem tempo suficiente para aprofundar e desenvolver o trabalho.
Entrevista concedida a Alana Lia para o blog do b_arco.

