
Aarón Fernández
Aarón Fernández Mexicano, formado em estudos cinematográficos na França pela Université Paris 3 Nouvelle Sorbonne (diploma reconhecido pela ECA –
Cursos nas áreas de artes visuais, audiovisual, dança, design, empreendedorismo, literatura e bem-estar, promovidos por profissionais renomados.
Aarón Fernández Mexicano, formado em estudos cinematográficos na França pela Université Paris 3 Nouvelle Sorbonne (diploma reconhecido pela ECA –
Ademir Assunção é poeta, escritor e jornalista. Publicou 14 livros de poesia, contos, romance e jornalismo, entre eles A Voz
Adrian Teijido é Diretor de Fotografia, conhecido por ter fotografado “O Palhaço”, “A Busca”, “Gonzaga de pai para filho”, “Elis”, “Capitu”, “Filhos do Carnaval”, “Órfãos do Eldorado”, “Narcos”, “Sergio”, “Marighella”, “Medida Provisória”, “Narcos México”, “El Presidente, O Jogo da Corrupção”, “Anderson Spider Silva” e“Rio do Desejo”, além do recente “Dom 3” para Prime Vídeo.
Teijido, recebeu vários prêmios como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Prêmio ABC de Cinematografia, Tiburon Film Festival, Gramado, Festival de Cinema de Huelva, Melhor fotografia Tallin Black Nights Film Festival.
Foi presidente da ABC, Associação Brasileira de Cinematografia 2016-2017. Atualmente é membro da diretoria.
Acabou de filmar “Ainda estou aqui” dirigido por Walter Salles Junior, ainda em finalização.
Adriana Falcão é escritora e roteirista com mais de 30 anos de experiência na escrita para TV e Cinema. Atualmente, roteirista da TV Globo, escreveu para séries como “A Comédia da Vida Privada” e “A Grande Família”, além de roteiros para cinema de filmes como “O auto da compadecida”, “Se eu fosse você”, “A mulher invisível”, “O ano que meus pais saíram de férias” e outros.
Agnaldo Farias é professor doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Curador Geral da 3a.
Aleksei Abib é diretor, roteirista e um dos principais consultores de roteiro do país. Assina, entre outros, os roteiros de “A Via Láctea” (46ª. Semaine de la Critique, Festival de Cannes); de “O Último Kwarup Branco” (Menção Honrosa DOCSDF – Festival Intl de Documentários da Cidade do México); e da novela “Água na Boca”, Band. Foi script-doctor de “Elena”, de Petra Costa (Pré–indicado ao Oscar, 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme- Festival do Rio, 2013); do blockbuster “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart; e dos ainda inéditos “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio, e “Mulher Oceano”, da atriz e diretora Djin Zganzerla. Foi líder e consultor de diversos núcleos criativos no país, entre os quais o Núcleo do Crime, de Karim Aïnouz,
Foi consultor do Laboratório Novas Histórias (2009 a 2013), analista de projetos no Programa Ibermedia, Madrid, instrutor de roteiro do “Profissão Repórter”, do jornalista Caco Barcellos, e é um dos autores do livro “Profissão Repórter”. Foi ainda um três consultores nacionais do Projeto Paradiso, 2019, e atualmente é professor convidado da EICTV, Escuela Intl de San Antonio de los Baños, Havana, Cuba.
Escreveu e dirigiu os premiados curtas “Brasil Maravilha” e “O Taxi de Escher” (co-diretor Flavio Botelho) exibidos em mais de quarenta países, com seleção oficial nos festivais de Rotterdam (IFFR), Berlin (Interfilms), Miami (MsFF), Sydney (SFF), entre outros. Em direção, seu projeto mais recente é o longa documental em finalizacão, “You Are Not a Soldier” (título provisório), do qual assina o roteiro, e co-direção ao lado da diretora Carol Telles.
Atualmente é roteirista chefe das séries em desenvolvimento “A Coach do Fracasso” (comédia), e “O ESPÍRITO DA SANTA”(fantasia), em parceria com a produtora Hungry Man, e da serie investigativa “Psique”.
Alessandra Tosi é uma das mais experientes diretoras de elenco do mercado audiovisual brasileiro, tendo encabeçado o departamento de elenco da Gullane Entretenimento e projetos em outras importantes produtoras, nos últimos anos. Sua experiência profissional contém trabalhos como assistente de produção, assistente de produção executiva, diretora de produção, assistente de direção e produtora de elenco. Entre os filmes que participou, estão: O Lobo atrás da porta (Direção: Fernando Coimbra) Meu País (Direção: André Ristum), As melhores coisas do mundo (Direção: Laís Bodanzky), Boca do Lixo (Direção: Flávio Frederico), Na Quebrada (Direção: Fernando Grostein Andrade), Até que a sorte nos separe (Direção: Roberto Santucci), Brincante (Direção: Walter Carvalho), Uma História de amor e fúria (Direção: Luiz Bolognesi), Encarnação do demônio (Direção: José Mojica Marins) e Como nossos pais (Direção: Laís Bodanzky).
Alessandro de Oliveira Amadeu é Advogado e gerente de clearance do escritório CQS/FV Advogados. Especializado em Direito da Propriedade Imaterial, Direitos Autorais Propriedade Industrial, Direitos da Personalidade e Comunicação da Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção de São Paulo – com docência para o ensino superior; Pós-Graduação em Direito do Entretenimento e Comunicação Social pela Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção de São Paulo. Consultor de clearance de diversos projetos na área de lazer e cultura; responsável consultoria jurídica de diversos eventos e projetos artísticos, culturais e de entretenimento em geral, como museus, exposições, shows e festivais, obras audiovisuais, álbuns fonográficos, obras literárias, entre outros. Professor do Instituto de Cinema. Professor da Academia Internacional de Cinema. Professor de Legislação Para Eventos no Curso de pós-graduação em gestão de Eventos da Hotec. Professor do Curso de Music Business/ Produção musical e Produção fonográfica da OMID. Palestrante do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte no Fórum de Arte Contemporânea se Suas Interfaces- Direito Autoral e Desafios das Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Começou sua carreira no figurino como estagiária na Novela ”O Clone” na TV Globo em 2002.
Desde então fez estágio e depois assistência de figurino para as grandes figurinistas brasileiras até atingir o cargo de figurinista em 2009 quando assinou o figurino do longa-metragem “As Doze Estrelas”.
Vendo que faltava ensino específico de figurino e tendo aprendido com os próprios erros criou o Curso de Figurino para Cinema e TV onde ensina tudo que aprendeu e aprende trabalhando com figurino, para que o mercado audiovisual brasileiro tenha profissionais mais bem preparados.
Mantém um blog no seu site alicealves.com.br onde explica processos de figurino de grandes filmes e séries.
Para saber mais sobre a professora: alicealves.com.br
Alice Ruiz é poeta, compositora, tradutora. Ministra oficinas de haikai no Brasil, desde 1990. Finalista da categoria infantil no prêmio
Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em Letras pela Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. Foi colunista do site cultural Livre Opinião – Ideias em debate, editora chefe do site cultural OitavaArte e escritora convidada na Primavera Literária; Sorbonne Université, França 2018. Também em2018 participou da Feira Internacional de Guadalajara. Em 2019 participou da Bienal do Rio de Janeiro e da Bienal de Alagoas, além de diversos eventos em Clubes de Leitura, Oficinas de Escrita Criativa e Sescs. O “Peso do pássaro morto”, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Lançará em 2021 seu segundo livro.
*foto: Lorena Dini
Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp (com tese sobre as indeterminações de sentido no Ulysses de James Joyce) e autora do livro autobiográfico E se eu fosse puta (hoo editora, 2016) e do capítulo “Destino Amargo” no livro Vidas trans – A coragem de existir (Astral Cultural, 2017). Ela publicou, além disso, artigos sobre literatura e personagens trans na literatura, assim como ensaios de crítica literária feminista.