O Projeto Encontros Musicais apresenta no dia 6 de dezembro um programa muito especial, trata-se do Paulo Bellinati Trio com arranjos e as principais composições dos mais importantes violonistas brasileiros dos últimos 100 anos; desde Américo Jacomino (Canhoto) com a sua famosa valsa serenata Abismo de Rosas escrita em 1910, até composições do próprio Paulo Bellinati, passando por Dilermando Reis, Laurindo de Almeida e o legendário Garoto (Aníbal Augusto Sardinha).
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Este recital mostra claramente que o violão brasileiro é um dos mais importantes do mundo e que seu repertório vem se tornando preferência nas gravações e concertos dos mais importantes solistas internacionais.
Especialmente criados para duos e trios violões, resultando em uma sonoridade que, sendo ao mesmo tempo moderna e original, preserva toda a tradição desta música, onde a história do violão e da MPB caminham juntas no rico universo da música brasileira. Mesmo inspirada nessas raízes, a obra de Bellinati soa sempre atual, com harmonias contemporâneas, arranjos arrojados e espaços para a improvisação.
Paulo Bellinati, violão de seresta, arranjos e composição
Israel Almeida, violão 7 cordas
Daniel Murray, violão
Paulo Bellinati é considerado um dos maiores nomes do violão brasileiro contemporâneo, além de compositor, arranjador, multi instrumentista, produtor e pesquisador respeitado. Trabalhou com Mônica Salmaso, Steve Swallow, Carla Bley, Edu Lobo, Chico Buarque, MPB-4, João Bosco, Leila Pinheiro e Gal Costa com a qual recebeu o Prêmio Sharp 94 de melhor arranjador pelo disco “O Sorriso do Gato de Alice”. Participa também do grupo instrumental Pau Brasil, um dos mais respeitados do gênero. Além disso, tem composições suas gravadas pelos maiores violonistas e grupos instrumentais da atualidade.
Vários de seus CDs são referência de qualidade no Brasil e no mundo, entre eles o premiado “The Guitar Works of Garoto”(GSP-1991), sobre a obra de Aníbal Augusto Sardinha (Garoto), (GSP-1997/Biscoito Fino-2010), em duo com a cantora Mônica Salmaso, ambos indicados finalistas ao Prémio Sharp de Musica. No Brasil lançou o Cd “VIRADO”(2009) em duo com Weber Lopes e recentemente o Cd PINGUE-PONGUE (Delira Música-2011), que comemora 20 anos de sua parceria com a violonista Cristina Azuma.
Seu “CONCERTO P/ DOIS VIOLÕES E ORQUESTRA”, encomendado pela OSESP, teve a estréia mundial em junho de 2012 na Sala São Paulo, com os solistas João Luiz e Douglas Lora à frente da OSESP, regida pelo Maestro Giancarlo Guerrero. Em abril de 2013 o Concerto teve sua première nos USA, com os mesmos solistas à frente da Orquestra Sinfónica da Universidade da Carolina do Sul.
Israel de Almeida, além de arranjador e compositor, é um dos ícones do violão 7 cordas no Brasil. Atua principalmente com Isaias e seus Chorões, o mais antigo e tradicional grupo de choro de São Paulo. Tocou também com o Regional de Antonio Rago e o Regional do Caçulinha com o qual gravou o primeiro LP em 1966. Nessa época trabalhou na TV Record em programas de repercussão nacional como O Fino da Bossa, Jovem Guarda e Show do Dia Sete. Sua peça Frio e Chuva recebeu o 1º Prémio de composição no Rencontres Internationales de la Guitare, na Martinica em 1988. Esta e outras obras estão publicadas na Alemanha, e vem sendo gravadas por grandes solistas da atualidade.
Como instrumentista e arranjador gravou “Pé na Cadeira” com Isaias e seus Chorões, “Toninho Carrasqueira toca Patapio & Pixinguinha” e “Carinhoso” com Marco Antonio Bernardo.
Daniel Murray é um jovem violonista que desponta no cenário artístico atual. Membro do quarteto TAU de violões, vem realizando diversos trabalhos dentro da música contemporânea, em especial com o Grupo Hespérides. Gravou o CD “Universos Sonoros” com música eletroacústica para violão e o CD “Tom Jobim para violão solo”(Delira Música) produzido por Paulo Bellinati. Atualmente está cursando Mestrado na UNICAMP e é professor de violão na escola de música Companhia das Cordas.
Serviço
O Projeto Encontro Musicais acontece toda sexta-feira no b_arco.
06 de dezembro – sexta-feira, a partir das 21h30, no b_arco
ingressos a R$ 40 | meia para estudantes e maiores de 60 anos
60 lugares
b_arco
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 | Pinheiros | São Paulo | SP
Estacionamento ao lado
Informações. 11 3081-6986

