O quinteto de clarinetas formado por Mário Marques, Michel Moraes, Fernando de Oliveira e João Francisco Correia (clarinetes), e Otinilo Pacheco (clarone), passou pelo b_arco em 4 de outubro.

Desde 1998, quando foi formado, o quinteto vem pesquisando e divulgando música brasileira. Em 2001, foi selecionado para representar o Estado de São Paulo no projeto Rumos Itaú Cultural Música. Em 2002, o grupo desenvolveu junto à Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, um projeto de resgate, pesquisa e gravação da obra do clarinetista Nabor Pires Camargo, em comemoração ao seu centenário.
Em seu primeiro álbum “Chovendo Canivetes”, que foi lançado em 2003 pelo selo CPC-UMES, o Madeira de Vento faz um inventário da história da clarineta no Brasil, homenageando os maiores expoentes do instrumento. Trata-se de um disco que reúne obras de músicos fundamentais na história da nossa música popular, como: Luis Americano, K-ximbinho, Severino Araújo, Paulo Moura, Abel Ferreira, aos quais se juntam novos e talentosos criadores como Naylor Proveta Azevedo, Hudson Nogueira e Fernando de Oliveira, daí resultando uma verdadeira antologia da clarineta brasileira.
Em julho de 2003, o grupo dividiu palco com Paulo Moura e Paulo Sérgio Santos, no Sesc Pompéia, fazendo um tributo ao clarinetista e compositor K-ximbinho, sob direção de Zuza Homem de Mello, no projeto “Ilustres Desconhecidos”.
A convite da International Clarinet Association (ICA), o grupo participou das edições 2006 e 2007 do ClarinetFest, que aconteceram nas cidades de Atlanta (Estados Unidos), e Vancouver (Canadá), respectivamente. O ClarinetFest é um encontro anual da ICA no qual se reúnem os maiores solistas do instrumento para uma série de concertos, palestras, workshops e master classes. Nestes eventos, o quinteto divulgou o repertório de “Chovendo Canivetes”.
O Madeira de Vento foi solista frente à Orquestra Sinfônica de Santo André, sob regência do maestro Flavio Florence, à Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, sob regência de Luis Gustavo Petri, e à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob regência de Karl Martin. Nestes concertos, o grupo interpretou a obra “Concertino para Quinteto de Clarinetas e Orquestra de Cordas”, de Fernando Oliveira.
Em 2010, o grupo lançou o álbum “Assanhado”. Neste novo trabalho, o quinteto reverencia grandes mestres brasileiros, como: Pixinguinha, Villa-Lobos, Radamés Gnatalli, Camargo Guarnieri, Tom Jobim, Dominguinhos, e Jacob do Bandolim, entre outros. Em agosto do mesmo ano, o grupo participou do 8º Festival Internacional de Clarineta e Saxofone da China, realizado na cidade de Naning, província de Guanxi. Nesta ocasião, os músicos divulgaram o repertório de seus dois CDs e ainda tocaram o “Concertino para Quinteto de Clarinetas e Cordas”, de Fernando de Oliveira, com a Orquestra do Festival.
Madeira de Vento utiliza clarinetas Buffet, Crampon Tosca, Clarone Buffet, Crampon Prestigie, e barrilhetes e campanas Gao’s Royal.
Integrantes – clarinetes: Mário Marques, Michel Moraes, Fernando de Oliveira e João Francisco Correia | clarone: Otinilo Pacheco
Serviço
quinta-feira, 4 de outubro, a partir das 22h30
entrada 20,00 | meia entrada para estudantes e maiores de 60
60 lugares
Programação completa de outubro
dia 4 – Madeira de Vento
dia 11 – Caito Marcondes Trio (Caito Marcondes | Micaela Marcondes | Daniel Amorin)
dia 18 – Código Ternário
dia 25 – Dado
b_arco
Rua Doutor Virgilio de Carvalho Pinto, 426 | Pinheiros | CEP 05415-202 | São Paulo | SP
Ver mapa
Estacionamento conveniado em frente ao local
Informações. 11 3081.6986
Saiba mais sobre o Projeto Encontros Musicais
