Paula Knudsen, que irá ministrar o curso “Workshop de Pitching – Dicas, Ideias e Devolutivas”, indica uma lista de livros e sites para roteiristas!
No curso online “Workshop de Pitching – Dicas, Ideias e Devolutivas” a roteirista Paula Knudsen ensina na prática o que é e como se faz um pitching. Em seis aulas, os alunos terão a oportunidade de elaborar a apresentação de venda de seu projeto, com sessões de workshop, discussão de ideias e dicas para lidar com as devolutivas de produtores e canais.
Paula mantém, em seu site, um blog em que publica alguns textos para roteiristas e interessados no universo audiovisual. O blog do b_arco escolheu esta lista de indicações de livros e sites para replicar e trazer, aos interessados no curso, estas importantes indicações da professora. O curso ainda está com vagas abertas, corre para se inscrever aqui! Confira a lista abaixo:
Poética de Aristóteles
Esse é um livro essencial para qualquer contador de histórias. É breve, traz conceitos simples mas que vira e mexe esquecemos quando começamos a pensar na grandiosidade da história.
Essa é uma versão em PDF disponibilizada por um site de apoio às disciplinas da USP. Dá pra achar em qualquer canto, sebo, livraria, online.
The Art of Dramatic Writing de Lajos Egri
Esse daqui é uma dureza que só tem em inglês e por isso tá caro pacas no momento. Mas é realmente um livro muito rico e que cobre questões essenciais de dramaturgia.
The Tools of Screenwriting, David Howard, Edward Mabley
O livro base para estudo ferramentas básicas de roteiro no mestrado da University of Southern California. Serve para quem escreve para TV e para cinema. Treta, tá salgado.
Porém, com essa tríade você já se descolou uma leitura sólida.
Aí vamos para as especialidades:
TV
Pam Douglas
Princípios básicos de séries de uma hora. Dicas para construção e dinâmica em sala de roteiro para roteiristas iniciantes. Também há uma entrevista muito boa sobre dramedies. A edição atual fala de binge watching e a mudança no cenário do roteiro.
LONGA METRAGEM
Screenwriting is Rewriting: The Art and Craft of Professional Revision
Jack Epps Jr.
Escrever é reescrever. E esse livro é um mapa fantástico para te ajudar a chegar naquela versão que dá para mostrar para o canal/produtor. Ele realmente é bom. Pra afinar aquele primeiro ato, se livrar da barriga do segundo ato e terminar seu filme na hora certa.
How to Build a Great Screenplay: A Master Class in Storytelling for Film
COMÉDIA
The Comic Toolbox: How to Be Funny Even If You’re Not
John Vorhaus
Esse tá em um preço amigável. Para quem quer escrever comédia. Se você já for engraçado também vale ler.
OUTROS
Directing Actors: Creating Memorable Performances for Film & Television
Judith Weston
É um livro de direção. Mas, também é um mapa fenomenal para entender o que faz uma cena funcionar no papel e na tela. O que ajuda os atores, o que atrapalha?
No final das contas, não escrevemos diálogos para serem lidos na página e sim para que os atores os transformem em personagens. Além de tudo esse livro vai te fazer parar de uma vez por todas de encher o seu diálogo de parentéticos. As deusas do roteiro agradecem.
RECURSOS ONLINE
Writer’s Room – BBC
http://www.bbc.co.uk/writersroom/
Site com recursos para roteiristas oferecido pela BBC, com dicas, roteiros das séries, etc.
John August
Tem um podcast incrível, uma sessão com dúvidas de formatação para cenas complicadas. Se algum outro roteirista teve a mesma dúvida que você o blog do John respondeu. John August é roteirista de Big Fish, Go! Vamos Nessa, Frankenweenie, entre outros.
Bafta Guru
http://guru.bafta.org/skills/screenwriting
Palestras com roteiristas. Fantástico.
On Story
Site com palestras e ferramentas do festival de roteiros mais reconhecido dos EUA (Austin FF).
Go Into The Story
http://gointothestory.blcklst.com
Blog educacional do site Blacklist que publica uma famosa lista dos melhores roteiros não produzidos de Hollywood.
The Writer’s Room
http://www.sundance.tv/series/the-writers-room
Programa de TV do Canal Sundance com entrevistas com showrunners e salas de roteiro inteiras. Quem quiser assistir vai ter que procurar os episódios no youtube (site tem geotargetting) mas vale a pena.