As séries de TV e streaming tomaram conta do audiovisual. O público consome temporadas inteiras em uma só tacada. Canais e plataformas estão sedentos por novas histórias. O mundo precisa de roteiristas.
Mas não de quaisquer roteiristas — e sim de roteiristas que saibam o que estão fazendo. Que entendam como, e porque, uma história funciona. E que consigam usar esse conhecimento para escrever roteiros emocionantes, engraçados, divertidos, tensos, leves, aterrorizantes: roteiros que agarrem o público desde a primeira cena e não soltem mais.
Esse é o objetivo do curso: explorar a fundo os mecanismos da narrativa de ficção, especialmente a ficção seriada, e transformá-los em ferramentas práticas para a criação de histórias e roteiros extraordinários.
Os conceitos e técnicas aqui apresentados são frutos de anos de reflexão e experiência direta: Cassio é roteirista desde 2007 e já trabalhou em mais de 15 séries dos mais diferentes gêneros e formatos. Escreveu de tudo, e continua escrevendo. E, agora, resolveu ensinar o que sabe.
Cronograma
Aula 1
Ficção: objeto de estudo complexo. Visão geral sobre o assunto e mapa do curso. Narrativa Dramática. Elementos fundamentais do Drama: Personagem, Desejo, Ação Dramática, Obstáculos, Conflito. Por que esses elementos são fundamentais? A função de cada elemento. Para que servem as histórias, afinal? A função da ficção. A narrativa audiovisual. A narrativa seriada. A cena.
Aula 2
Personagem. Teoria de controle. Falhas e desvantagens. Falha fundamental. Desejo, necessidade, anseio, quer, precisa: as muitas vontades da personagem. Ação dramática. Ação dramática vs. atividade. Obstáculos/antagonismo. Força da personagem. Mudança vs. revelação de personagem. Personagem complexa não é inconsistente: dimensões e facetas. Especificidades da personagem da narrativa seriada.
Aula 3
Antagonismo. Conflito. Conflito real vs. falso. Plot: as dinâmicas do desejo. Relação plot/personagem. Relação causal dos eventos. Estruturas e atos dramáticos. Amarração da história. Tese e imagem central. Promessas. Princípio do Mundo Fechado. Foreshadowing. Condições iniciais do drama: orquestração de personagens e elementos. Incidente Incitante. Premissa. Ponto de Ataque.
Aula 4
Especificidades do roteiro audiovisual. Séries. Episódicas e serializadas. Tom e gênero. O que faz uma boa premissa. O conflito fundamental da série. O Piloto. Personagem de série: a falha irreparável. Mudança e revelação em séries. Mercado de trabalho. Currículo, spec, agente. Como funciona uma sala de roteiro. Relação com produtoras e canais.
Aluno
Para: Roteiristas interessados na ficção seriada, iniciantes e intermediários.
Carga horária total – 4 encontros – 10 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não se desespere! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.