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Direção de Fotografia para Filmes e Séries

com
a coordenação de José Augusto De Blasiis
> Todas as principais fases do processo de fotografia, iluminação e pós produção de produtos audiovisuais para cinema, TV, streaming, publicidade e internet, com equipamentos de última geração.

/data

A DEFINIR

/categoria

programa de formação online/presencial - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.
inscreva-se

/compartilhe!

/conteúdo

Por ser o primeiro curso de especialização brasileiro focado na direção de fotografia para filmes e séries, o programa foi desenvolvido para aprofundar toda a base teórica e prática dos processos de captação de imagens digitais em HD, 2K, 4K, 6K e 8K geradas a partir de arquivos RAW em espaço de cor LOG e HDR. Partindo dos conceitos que embasam a formação e a representação da imagem, o curso abordará todas as principais fases do processo de fotografia e iluminação de produtos audiovisuais, e se concentrará na instrumentalização dos principais equipamentos de captação de imagem digital disponíveis no Brasil. Abordaremos toda a base técnica da fotografia, da exposição aos formatos de captação, independentemente da ferramenta usada. Capacitar o aluno para trabalhar dentro da filosofia e da metodologia dos sistemas de captação de imagem em digital e dos equipamentos de pós-produção e seus fluxos de trabalho de edição de imagem, usando os principais softwares de edição, composição e de correção de cor do mercado.

/cronograma

O programa completo é dividido em 4 módulos: Introdução à Direção de Fotografia; Captação de imagem em cinema e técnicas de exposição; Direção de fotografia e iluminação; Técnicas de pós-produção aplicadas à direção de fotografia.

 Cada módulo é composto por seis aulas regulares, que acontecem de forma online ao vivo, e uma diária prática presencial em estúdio, em São Paulo. Também será recomendada uma extensa bibliografia técnica.

 

MÓDULO I – Introdução à Direção de Fotografia – 30h

Aulas online ao vivo: a definir – Segundas e quartas, das 19h às 22:30
Aula presencial: a definir – Sábado, das 9h às 18h

Estudo dos princípios da teoria das cores. Análise da estética da imagem na ótica da composição e da cor, da transparência, profundidade, latitude, gama e textura na estrutura do negativo e dos arquivos digitais. Os princípios da aplicabilidade da teoria física das cores na fotografia cinematográfica e videográfica.

Estudo das principais ferramentas para captação em cinema e vídeo. Definição das principais técnicas e equipamentos de trabalho para produção de imagens em arquivos digitais.

Conteúdo programático

  • A cor – Estímulos, percepção da cor, classificação das cores. A Luz – Emissão, propagação e natureza da luz. O Olho e a Visão – Estrutura do olho humano e visão cromática. Leonardo Da Vinci e a teoria das cores. Newton e a óptica. A Teria das cores de Goethe. Cores: ondas / espectro. Modelos de Cor / Aspecto das Cores. Síntese das Cores / Tons Harmônicos / Contraste / Legibilidade das Cores.
  • Teoria da câmera de filme. Trabalhando com a câmera de cinema. Formatos. O filme. Teoria da câmera digital 4K. Trabalhando com câmera 4K. Formatos. Os elementos da câmera e seus acessórios. Tipos de lentes. A temperatura e a calibração de cor básica. Balanço de branco e do preto e a geração de looks e LUTs. SDR e HDR.
  • Características dos sistemas de alta definição para a distribuição. Características dos sistemas de alta definição para transmissão de HDTV.  As diferenças na aparência – 3×4, 14×9 e 16×9 e a relação de aspecto do cinema – 1.66, 1.78, 1.85 e 2.35 e os novos formatos DCI – 1.89 e 2.39 e 1.43 (IMAX), e as dos streamings – 1.90, 2.00 e 2.39/35.

MÓDULO II – Captação de imagem digital e técnicas de exposição – 30h

Aulas online ao vivo: a definir – Segundas e quartas, das 19h às 22:30
Aula presencial: a definir – Sábado, das 9h às 18h

A formação e composição das equipes de trabalho em set de captação para cinema e vídeo. A operação dos diversos equipamentos disponíveis no mercado de produção de imagens para os mais diversos produtos audiovisuais. As técnicas de captação multicâmera para shows, programas e eventos esportivos.

Estudo das principais teorias sobre a exposição dos negativos de cinema e dos sensores de vídeo/data. Partindo da teoria das zonas de exposição se fará uma analogia entre as zonas densitométricas dos negativos de cinema e a escala IRE das zonas sensíveis dos arquivos de imagem vindas da capacidade de registro de latitudes dos sensores das câmeras digitais de vídeo. O uso dos instrumentos de medição de intensidade e temperatura de cor das fontes de iluminação e os instrumentos eletrônicos de medição de sinais digitais de vídeo. Latitude da gama dinâmica medidas em stops.

Conteúdo programático

  • As funções dos assistentes de câmera.  Composição da equipe de filmagem.
  • Definição das figuras de assistente de câmera ­ logger e o DIT.
  • Operadores de câmera e o Focus Puller. A preparação técnica de um assistente de câmera. Configurações e menus da câmera. Setups das câmeras RED Komodo e Rapter, Arri Alexa mini e a LF, Sony F- 55 e Venice, Blackmagic Pocket 6K e Canon C70.
  • Diferenças fundamentais entre os sistemas de definição padrão e alta definição. Características de alta definição de sistemas de produção ­ DPX, JPEG 2000, Arri Raw, HDCAM, RED Code, DVCPRO HD, HDV, XDCAM, Apple ProRes, DNxHD e H-264 e 265.
  • A teoria das zonas de exposição. Temperatura de cor. Teorias e métodos de exposição. As diferenças de colorimetria e exposição e as curvas de gama. O uso do fotômetro, do spotmeter e do colorímetro. Os filtros de correção e de efeito. Formatos de Filme. 16mm, super 16mm, 35mm, super 35 milímetros. Estrutura de exposição, velocidade, cadência e filmagens.
  • Sensitometria e densitometria. Tipos de emulsão cinematográfica ­ sensibilidade, latitude e definição e grãos. Velocidades de exposição.
  • O monitor de forma de onda –  vectorscope, waveform e histograma. A medição via False Color. Métodos de calibração de monitores.

MÓDULO III –  Direção de fotografia e iluminação – 30h

Aulas online ao vivo: a definir – Segundas e quartas, das 19h às 22:30
Aula presencial: a definir – Sábado, das 9h às 18h

O papel do diretor de fotografia nas produções dos mais diversos produtos audiovisuais. Os princípios de eletricidade e iluminação e os principais esquemas técnicos de iluminação. As principais diferenças da direção de fotografia em cinema e vídeo. O uso da captação em filme ou em digital. Equipamentos básicos para um diretor de fotografia. Elementos principais da câmera. Diferenças entre a câmera de vídeo e câmera de cinema.

Conteúdo programático

  • O diretor de fotografia no set. Análise de diferentes cenas de filmes, comerciais e vídeo clipes. O cargo de diretor de fotografia como um profissional no meio da TV e Cinema. O conhecimento da história da arte e do comportamento da luz em todos os períodos da história. Pintura como um prelúdio para o filme e TV. O roteiro e a interpretação da mensagem de imagens para o espectador.  A arquitetura de luz. O ambiente e a forma de iluminação dos conjuntos. O efeito de interpretação nos rostos dos atores e sua mensagem na tela. Relação entre o fotógrafo e o diretor de cena e a equipe de uma produção audiovisual.
  • Os modelos principais de refletores. Os quadros luzes. Eletricidade para o audiovisual.
  • Geradores. Cabos e conexões. Tripés. Cabeças hidráulicas. Crane e grip.
  • Steadicam, Gimbal e outros tipos de maquinários.
  • Óptica: ­ tipos, formas, classificação e usos das objetivas para filmes e séries.  Formatos de fotograma (aspect ratio) e dos sensores de câmeras digitais. Shutter e sistemas de tração e fixação do filme ­ grifas e contra grifas. Chassis ­ tipos e características. Carregamento e descarregamento dos chassis.
  • Sistemas de energia e baterias. Velocidade variável.  Acessórios para Câmara.  Suporte de filtros e controle de foco.
  • As diferenças entre HD e Cinema Digital. Gravação em HD, 2K e 4K.  A configuração básica do corpo RED Komodo e da Arri Alexa com ótica 35mm PL. Os discos rígidos e cartões de mídia de gravação. Visor e LCD. Saídas de sinal HD e dual link SDI. Montagem e desmontagem de equipamentos. 


MÓDULO IV – Técnicas de pós-produção aplicadas à direção de fotografia – 30h

Aulas online ao vivo: a definir – Segundas e quartas, das 19h às 22:30
Aula presencial: a definir – Sábado, das 9h às 18h

Abordagem de diversos tipos de equipamentos de correção de cor, suas características técnicas e aplicabilidade na pós-produção de cinema e vídeo em espaços de cor SDR e HDR. A relação do diretor de fotografia com a pós-produção e os processos de distribuição e exibição de filmes e séries – P3 D65 e para os diversos streamings do mercado. Masterização em SDR – REC 709 e em HDR 10, HDR 10+ e Dolby Vision. Efeitos visuais. Fluxo de trabalho para cinema digital e para produções para TV de alta definição e 4K. Composição e efeitos digitais. Iluminação de estúdio para recortes e aplicações em chroma – técnicas e equipamentos.

Conteúdo programático

  • Fotoquímico comparado com a gradação de cor digital. Conceito de correção de cor primária, secundária e máscaras. Formação conceitos comuns analógicos e digitais: As resoluções HD, 2K, 4K e 6K. Os codecs mais comuns do mercado e o seu uso no workflow de correção de cor. Os arquivos de DPX/Cineon, TIFF, ProRes, Avid DNxHD, Arriraw, Red Code e ProRes.
  • Curvas Gamma e linear e logarítmica. Correção e LUTs de visualização. Em SDR e HDR.
  • Curvas sensitométricas de filme e suas correspondências no mundo digital. O ambiente para correção de cor: requisitos e cuidados.

 

Aluno(a)

Público: Público interessado em fotografia, com experiência ou iniciantes na fotografia para vídeo digital. Universitários vindos das áreas do audiovisual e profissionais que queiram se aprofundar nos meios de captação da imagem digital em movimento.

Carga horária total – 32 encontros – 120 horas

*Este programa é oferecido na modalidade ONLINE e PRESENCIAL , portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone. As aulas presenciais acontecerão em São Paulo/SP, com local a ser definido.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros online? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • José Augusto de Blasiis
    José Augusto De Blasiis é Bacharel em História pela PUC-SP, e mestre em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem quarenta anos de experiência no mercado de cinema e TV e trinta e cinco anos de atuação no magistério superior na área de comunicação. Trabalhou durante mais de vinte anos no mercado de produção e pós-produção publicitária, tendo atuado nas principais produtoras deste segmento em São Paulo. Em 2006 passou a coordenar o curso de Cinema Digital da Universidade Metodista de São Paulo. Ministra aulas de Direção de Fotografia, Direção de Arte, Empreendedorismo no Audiovisual e orientação de TCCs. Tendo sido professor na FGV-Rio, FGV-SP, ESPM-Rio e na Faculdade Cásper Líbero. Escreveu roteiros de curtas, de institucionais, filmes publicitários, documentários e vídeos musicais. Fez Direção de Fotografia e coodireção do documentário “No Gargalo do Samba” que foi produzido para o DOCTV-Latino. Direção e Direção de Fotografia de documentários e vídeos institucionais: O Estilo Ricardo Prado de Natação – 1986, Direção geral e fotografia; Sandvick do Brasil – A História de uma Conquista – 1987, Direção geral e fotografia, Coopers – Passado e Presente – 1989, Direção, produção, geral e fotografia, O Cavalo Árabe no Brasil – 1991, Direção, produção e fotografia, Vídeo Clipe Ed Motta – 2009 – Direção de Fotografia, Vídeo Clipe Ney Matogrosso – 2009 – Direção de Fotografia, Vídeo Clipe Paula Lima – 2009 – Direção de Fotografia, Vídeo Clipe Granada – 2010 – Direção de Fotografia, Longa Metragem Palavra Cantada 3D – 2011 - Direção de Fotografia, Teaser “No Gargalo do Samba” – 2015 – Direção de Fotografia e Codireção. Direção de Fotografia de diversos DVDs – Biquíni Cavadão, Paulo Ricardo, Leandro Lehart, Jorge e Matheus, Cezar Menotti e Fabiano, Mayara e Maraísa, Leonardo 30 anos, Munhoz e Mariano, Israel Novaes, Naldo Benny, Xand Avião, Mano Walter, Marcos e Belutti, Claudia Leitte, Raffa Torres, entre outros – 2014/2020 – Direção de Fotografia e DIT. Fui diretor de operações do Laboratório Megacolor de 1999 a 2003, e Diretor Geral de Operações dos Estúdios Mega onde implementou o desenvolvimento de todo parque técnico de pós- produção em HDTV. A partir de 2003 assumi a coordenação de operações do CasablancaLab, laboratório de cinema do grupo Casablanca/Teleimage. Trabalhou nos últimos anos em alguns dos mais importantes projetos de longa metragens do país, filmes como Cidade de Deus; O Invasor; Carandiru; Casa de Areia; Cidade Baixa; A Dona da História; O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias; O Cheiro do Ralo; A Festa da Menina Morta; Feliz Natal, Encarnação do Demônio; Última Parada – 174; Budapeste; Besouro; As Melhores Coisas do Mundo; Antes que o Mundo Acabe; Os Famosos e os Duendes da Morte; Olhos Azuis; Se Eu Fosse Você I e II; Cilada.Com; Eu e Meu Guarda Chuva; Elena; Uma Loucura de Mulher; Abaixo a Gravidade; Servidão e Pureza.

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

fale conosco

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WhatsApp (11) 99980-5869

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