Skip to content
b_arco
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
Menu Fechar
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
carregando...

Conteúdos de Não Ficção

com
a coordenação de Maria Carolina Telles
> O Documentário, a Reality TV e Inovações + Lab de Criação de Formatos e Séries Originais.

/data

A DEFINIR

/categoria

programa de formação online - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.
inscreva-se

/compartilhe!

/conteúdo

Os documentários, os gêneros da Reality TV e o conteúdo real que é criado nas redes sociais desempenham um papel fundamental na sociedade contemporânea. Por meio dessas formas de narrativa, somos expostos a histórias e estilos de vida, lugares e assuntos que recortam a experiência humana de forma autêntica. 

O programa de Conteúdos de Não Ficção do B_arco foi concebido com o propósito de fornecer e compartilhar métodos e estratégias práticas que atendam à demanda crescente para que nossas histórias e pessoas sejam contadas e representadas em produtos originais brasileiros que sejam cada vez mais competitivos em escala global. Temos o compromisso de instrumentalizar e fortalecer a nossa indústria fornecendo métodos e estratégias práticas para que profissionais de mídia, do audiovisual e estudantes descubram e aprimorem suas habilidades na criação, desenvolvimento, direção, produção e compreensão do conteúdo de não ficção.

O programa de Conteúdos de Não Ficção é também direcionado aos profissionais de marketing digital e creators. As histórias reais podem humanizar as marcas e fazer com que elas se conectem emocionalmente com o público em campanhas mais eficazes. Os elementos, métodos e estratégias da não ficção audiovisual podem colaborar para a criação de narrativas muito mais criativas e de amplo alcance gerando engajamento e lealdade; é uma fonte inesgotável de inspiração para campanhas autênticas e inovadoras. Alinhado ao uso responsável da IA, o programa oferece insights cruciais para inspirar a criação de prompts e conteúdo envolvente. 

Neste primeiro semestre, o programa de estudos será dividido em 4 cursos – módulos teóricos interdependentes. Durante essa etapa, você vai conseguir se preparar melhor para identificar o ecossistema complexo de diferentes gêneros da não ficção na reality TV, na produção documental e no jornalismo de entretenimento e assim descobrir como essas linguagens se entrelaçam cada vez mais. Cada um desses workshops será ministrado por um professor diferente, atuante no mercado, trazendo perspectivas e olhares diversos:

 

/cronograma

 

Curso I – A Reality TV: O Tratamento Criativo da Realidade

com Jorge Pestana

18 a 20 de março de 2024, das 19h às 22h

Aula 01 – O Reality 

  • O que é, como surgiu;
  • Os diferentes gêneros e subgêneros do reality;
  • As classificações, os temas usuais;
  • Os Recursos Narrativos e Elementos de Formato;
  • O Formato.

Aula 02 – One Sheet Happens

  • A diferença entre One Sheet e Bíblia – Estruturas objetivas/criativas;
  • O Coração do Formato – O que o move? Qual o apelo? Por que queremos ver esse reality?
  • A pesquisa e desenvolvimento ao elaborar o contexto e pano de fundo do formato;
  • Rundown – O olhar criativo para aplicar os Recursos Narrativos e os Elementos do Formato.

Aula 03 – A realização do Reality Show

  • O impacto do “Universo do Formato” no roteiro, na fotografia, no cenário e na execução;
  • Outline / Timeline – Desdobramentos narrativos da realidade em arcos dramáticos e plots;
  • O Imprevisível previsto – Soluções criativas para lidar com o inesperado;
  • Panorama da indústria audiovisual e o cenário criativo brasileiro com o olhar para o mundo;
  • Bate papo final: Dúvidas e esclarecimentos finais.

 

Curso II – Cruzando Histórias: A Construção das Narrativas da Não Ficção

com Luana Rocha

22 a 24 de abril de 2024, das 19h às 22h

Aula 1

  • Pesquisa e Investigação: o primeiro passo para construção do filme
  • Análise do Universo da História
  • Construção de Personagens Complexos

Aula 2

  • Elementos Presentes em Narrativas Documentais: áudios, arquivos, entrevistas e grafismo
  • Hierarquização da Narrativa
  • Construção dos Arcos Dramáticos/Cliffhanger

Aula 3

  • Abordagens Documentais: personagens, investigativo, histórico, documentos e/ou exclusivas
  • Dramatizar/Ficcionalizar em Projetos de Não-Ficção
  • Técnicas de Entrevista
  • Responsabilidade e Ética em Projetos Documentais

 

Curso III – Entretenimento: do Jornalismo à Não Ficção

com Alberto Pereira Jr.

22 a 25 de abril de 2024, das 19h às 22h

Aula 1 – Do Jornalismo ao Entretenimento

  • Interesse público x interesse do público
  • O lead jornalístico aplicado ao audiovisual
  • O entretenimento na era das redes sociais

Aula 2 – Olhar Decolonial

  • Para quem fala o audiovisual no Brasil?
  • A ética no entretenimento de não-fição
  • TV aberta, TV a cabo, Streaming e redes sociais

Aula 3 –  O personagem de não-ficção

  • A pesquisa de personagens
  • Anônimos x celebridades e influenciadores digitais: bons personagens além dos números de seguidores

Aula 4 – A Direção e Edição 

  • A escuta e o apego ao roteiro na entrevista/pesquisa de personagens
  • Criando storytelling a partir de narrativas de não-ficção
  • Um olhar para edição das narrativas não-ficcionais

 

Ao longo do programa, os participantes vão conhecer a diversidade e a profundidade das narrativas não-ficcionais e como elas têm sido moldadas e reinterpretadas na indústria audiovisual brasileira. Você vai também receber ferramentas para reconhecer personagens autênticos, que tragam performance envolvente e que respondam à narrativas, cenários e arcos bem construídos. 

 

Curso IV – O Documentário na Era do Streaming

com Flavia Guerra

10 a 12 de junho de 2024, das 19h às 22h

Aula 1 – Dos Pioneiros ao Documentário Seriados 

  • O cinema nasceu como ficção ou não?
  • A definição do que é documentário, os primeiros filmes documentais  
  • As principais escolas e tendências ao longo da História 

Aula 2 – O Documentário Contemporâneo: do Cinema Direto Clássico ao Documentário de Invenção

  • A revolução do Cinema do Real contemporâneo: Cinema Direto e Cinema Verité 
  • O que cada chamada escola do documentário influencia até hoje nos formatos atuais
  • O documentário hoje: Cinema de Invenção e suas fronteiras cada vez mais borradas 

Aula 3 – Da Teoria à Formatação e Abordagem de Projetos  

  • Como o streaming e o cinema atual absorveram as tendências e as revolucionaram 
  • Como aplicar e pensar a teoria para realizar documentários em curta, longa, séries e demais formatos
  • Cinema, TV, TV a cabo, streaming e redes sociais: como pensar e realizar para cada formato 

 

Lab de Não Ficção – Criação de formatos e séries originais

com Maria Carolina Telles 

29 e 30 de abril, 6, 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de maio, 10 e 11 de junho de 2024, das 19h às 21h30

Após a conclusão dos módulos interdependentes, você poderá participar de um laboratório prático de “Criação de Formatos Originais de Não Ficção” com consultoria exclusiva para identificação de novos talentos e projetos para o mercado.

Nesse LAB, os participantes serão guiados a entender o que de fato define um formato, as diferentes classificações e gêneros, além de identificar alguns dos métodos e mecânicas mais eficientes utilizados na criação de um original. 

Uma oportunidade para o amadurecimento do mercado audiovisual brasileiro na criação de formatos originais que sejam competitivos no cenário mundial. O objetivo é fornecer aos participantes conhecimento amplo do que compõe um formato de sucesso e ferramentas eficientes para transformar ideias embrionárias em mecânicas eficientes.  

Os participantes serão incentivados a trazer suas ideias para que de forma prática, com instruções expositivas e consultoria exclusiva tenham as ferramentas para desenvolver propostas originais para o mercado.

Aula 1

  • O Formato e a Não Ficção
  • Definições, classificações e gêneros dos formatos de não ficção.
  • Métodos, métricas e mecânicas: a ideia criativa e o produto audiovisual formatado.
  • Os elementos recorrentes.
  • Os elementos narrativos e os elementos visuais (fotografia, cenografia, design)
  • IA e o exercício generativo como pesquisa

Aula 2

  • A ideia original – os elementos profundos/backstory
  • O “claim”/o primeiro gatilho de criação
  • A estrutura rígida e o One Sheet
  • O Rundown/O encontro dos arcos narrativos e a mecânica.

Aula 3 em diante

  • LAB Prático e Consultoria 
  • Pitch, Identificação e Seleção de Projetos para o Mercado

 

Aluno(a)

Público: estudantes, profissionais e interessados em geral.

Carga horária total – 29 encontros – 79 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • Jorge Pestana
    Jorge Pestana é diretor e roteirista especializado em formatação e adaptação de projetos “non fiction”. Formado em Rádio e Televisão pela FAAP, em 2023 atuou como roteirista na adaptação do reality musical "Meu Namorado é Melhor" para a 2ª temporada do "Pipoca da Ivete" (TV Globo) e liderou a sala de roteiro do Let Love, para o Globoplay. Em 2020 e 2021 dirigiu o Reality "Me Poupe", supervisionou o desenvolvimento, produção e edição dos formatos "Jornada Astral", "Sandy + Chef", entre outros, na plataforma HBO MAX Brasil. Nos anos anteriores, também foi diretor de cena no documentário “A Verdade da Mentira” (Amazon Prime Video/History). Foi ainda diretor geral da série “Customize” e “Teu Armário é Show”, ambas para a FashionTV. Dirigiu o reality "Turma da Robótica" para o Futura, os vídeos oficiais do portal Cidade Olímpica, durantes os jogos olímpicos Rio 2016 (Youtube) e os docu-realities “Escola de Pilotos” (Mais Globosat) e “Casa Bonita” (Multishow). Como roteirista, atuou de 2017 a 2022 criando VTs temáticos no BBB (TV Globo). Em 2021 atuou como chefe de roteiro para o desenvolvimento de Reality Shows para a Amazon Prime Video, em 2020 coordenou a sala de roteiro do docu-reality "Por um Respiro” da Globoplay, atuou ainda como roteirista e story producer na Endemol Brasil, nos formatos “Dancing Brasil”, "Troca de Esposas" (Record) e “O Próximo Nº1 Villa Mix” (Youtube). Foi também roteirista da versão brasileira do “Catfish” (MTV) e um dos autores da série "Saideira" (Canal Brasil). Atuou ainda como produtor de edição do reality show “The Circle” (Netflix), antes, foi supervisor de conteúdo e story producer, nos docu-realitys "Rio Resgate" e "Albergue Carioca" (TLC/Discovery) e foi story producer no "E24"e "Polícia 24 horas" (Band) ambos realizados pela Eyeworks/Cuatro Cabezas.
  • Flavia Guerra
    Flavia Guerra é documentarista e jornalista. É editora do TelaTela (@telatelablog ), especializado em cinema e TV, apresenta o podcast “ Plano Geral”, com Thiago Stivaletti; é colunista de cinema da @radiobandnewsfm e, em 2019, cobriu os grandes festivais internacionais de de cinema para o Canal Brasil. Em documentários e cinema, já roteirizou, narrou, produziu, dirigiu e participou de diversos projetos como "Karl Max Way" (premiado no Festival É Tudo Verdade 2010), "Marcha da Vida" (dirigido pela idicada ao Oscar Jessica Sanders, sobre sobreviventes do Holocausto, filmado nos Campos de Concentração da Polônia e em Israel); e roteirizou e narrou a série documental "Brasil Visto do Céu"(ainda inédito no Brasil, coprodução da Gullane Filmes e da francesa Arte). Também foi pesquisadora e desenvolveu o roteiro do longa “Em Busca da Cerveja Perfeita” ( @cervejadoc ), dirigido por Heitor Dhalia.
  • Luana Rocha
    roteirista, produtora criativa e pesquisadora com ampla experiência em projetos de não-ficção, com destaque para documentários e séries. Finalista na categoria “Roteirista do Ano” do Prêmio ABRA de Roteiro. Foi chefe de roteiro de O Ninho: Futebol e Tragédia (Netflix) finalista na categoria série documental do prêmio APCA 2024 e do Rose D’or Awards. Roteirista do podcast de true crime da Agência Pública Caso K: A História Oculta do Fundador das Casas Bahia, que em quatro episódios conta o esquema de abuso e exploração sexual de Samuel Klein. Desenvolveu a pesquisa de Chico Rei Entre Nós, vencedor da Mostra SP de melhor documentário (2020). Assina pesquisa e produção de campo do documentário Pau D’Arco, selecionada para o festival É Tudo Verdade (2025). Foi coordenadora de desenvolvimento de não-ficção da produtora A Fábrica (RJ) em diferentes projetos de documentários e séries, entre eles o desenvolvimento de uma série de quatro episódios de true crime para a HBO Max. É uma das roteiristas/diretoras da série documental Pretas Lutas, em fase de produção com recurso da Lei Paulo Gustavo e conecta narrativas entre Brasil, África e os países diaspóricos. Tem graduação em jornalismo e Maestría em Cine Documental (EICTV/CUBA)
  • Alberto Pereira Jr.
    Alberto Pereira Jr., é jornalista, diretor, roteirista e apresentador de TV. Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, trabalhou por sete anos no Grupo Folha, atuando como repórter, colunista e editor, no Jornal Agora SP e no jornal Folha de S.Paulo (caderno Ilustrada, coluna Mônica Bergamo e portal F5).
Pós-graduado em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), atua há dez anos no mercado audiovisual como diretor, roteirista, gerente criativo e head de produção, focado em projetos de não ficção, como programas de variedade, documentários, docu-realities e reality shows. Já colaborou em produtoras e plataformas como Trace Brasil, Academia de Filmes, Conspiração e FremantleMedia Brasil, desenvolvendo e realizando projetos para Multishow, Globoplay, TV Cultura, Discovery Channel, MTV, Fox Life, RedeTV! entre outros.
  • Maria Carolina Telles
    Maria Carolina é showrunner, diretora, jornalista e roteirista. Mestre em Documentário pela Goldsmiths College - University of London. Diretora do longa-metragem "You Are Not a Soldier"/"Você Não é um Soldado" - HBOMax/AppleTV+. Na Discovery Networks International, desempenhou um papel fundamental na implementação das operações no Brasil sob a Lei da Cota. Identificou projetos, casas de produção, recrutou talentos e treinou profissionais. De 2012 a 2017, liderou o Desenvolvimento e Produção de mais de 45 longas e séries para canais como Discovery, Discovery Home & Health, Animal Planet, TLC e Discovery Turbo. Foi responsável pela criação, desenvolvimento e supervisão de formatos originais de grande sucesso e séries factuais, incluindo "Área Restrita", "LowRider Brasil", "Rio Resgate", "Desafio Celebridades", "Desafio em Dose Dupla" e formatos de estilo de vida como "Troca de Estilos", "Menos é Demais", "200 Graus com Henrique Fogaça", "Role do Chef" e "Batalha de Cozinheiros com Buddy Valastro". Em 2019, como Diretora de Conteúdo, Carolina implementou a operação da produtora argentina/espanhola Boxfish no Brasil. Em 2017, implementou e liderou a Divisão de Desenvolvimento e Produção de não ficção para a ELO Studios em parceria com a Snack Content - um estúdio global orientado por inteligência de dados. Nesse período, entre os projetos criados, dirigidos e produzidos sob sua supervisão e liderança: o doc TV "A Verdade da Mentira", desinformação e democracia durante as eleições de 2018 (History), "Brasil de Imigrantes" (History) e "Desafio Impossível"formato de realidade construída/sobrevivência para NatGeo Latin America/The Wall Disney Company/Disney Plus. Este foi o primeiro programa desenvolvido simultaneamente para Brasil e América Latina pela NatGeo, integrando mercados e regulamentações da Ancine, um novo formato e modelo de trabalho para Brasil e América Latina. O extenso portfólio de Carolina inclui a direção na Rede Globo, de "Big Brother Brasil" e o programa matinal diário "Mais Você" com Ana Maria Braga, onde também foi editora-executiva e editora-chefe. Na TV Record, Carolina dirigiu a versão brasileira de "Changing Spouses" da FOX, o docureality"Troca de Família". Ao longo de sua carreira dinâmica, Carolina atuou em diversos meios sincluindo MTV, Turner, Disney Channel, Bandeirantes, SBT, rádio, web, revistas e documentários independentes. Carolina não apenas criou e dirigiu, mas também contribuiu significativamente para as áreas de redação, reportagem, fotografia, filmagem e edição.

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

fale conosco

atendimento@barco.art.br
WhatsApp (11) 99980-5869

Siga o b_arco nas
redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Copyright 2019 - b_arco | Desenvolvido por 4cube.

Verified by MonsterInsights