Skip to content
b_arco
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
Menu Fechar
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
carregando...

Cinema Latino-americano

com
Marcelo Prioste
> Política, arte, história, modelos de produção, circuitos alternativos e expressão contra-hegemônica.

/data

A DEFINIR

Segunda a quinta, das 19h às 21h30

/categoria

curso online - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.
inscreva-se

/compartilhe!

/conteúdo

Dividido em 4 aulas temáticas, este curso pretende apresentar um entendimento sobre o cinema latino-americano como uma expressão cultural, política e social regional. Abordando alguns aspectos de sua trajetória histórica, suas influências externas e considerando características distintas pelos diversos países da região, as aulas irão destacar as relações entre ficção e documentário na formação de uma expressiva linguagem audiovisual. Além disso, analisa as dinâmicas em curso entre os mercados de cinema, o modelo industrial e o circuito alternativo na América Latina.

 

/cronograma

 

Aula 1
Sobre mercado, indústria e a difusão da linguagem cinematográfica na América Latina. Um olhar sobre o cinema latino-americano em contraposição à hegemonia do modelo cinema indústria de Hollywood.

Filmes:
Campeón sin Corona (México, 1946). Diretor Alejandro Galindo
Luces de Buenos Aires (Argentina, 1931). Diretor Adelqui Migliar
Memórias do Subdesenvolvimento (Cuba, 1968). Diretor Tomás Gutiérrez Alea
Por primera vez (Cuba, 1967). Diretor Octávio Cortázar

Aula 2
A experiência de filmar o Outro, alteridade e representação no documentarismo latino-americano.

Filmes:
Agarrando Pueblo (Colombia, 1977). Diretores Carlos Mayolo e Luis Ospina
Ukamau (Bolívia, 1966). Diretor Jorge Sanjinés
Hanoi, Martes 13 (Cuba, 1967). Diretor Santiago Álvarez
O Botão de Pérola (Chile, 2015). Diretor Patricio Guzmán

Aula 3
Poéticas no documentário na tênue fronteira com a ficção em múltiplas experimentações de linguagem.

Filmes:
Dora Sena (Colômbia, 2020). Diretor Jorge Caballero Ramos
Coffea Arábiga (Cuba, 1968). Diretor Nicolás Guillén Landrián
Nostalgia da Luz (Chile, 2010). Diretor Patricio Guzmán
Org (Argentina/Itália, 1979). Diretor Fernando Birri

Aula 4
Transculturalismo e mundialização: o anseio por uma expressão cinematográfica de conciliação e acesso global.

Filmes:
Coração Iluminado (Argentina/Brasil, 1998). Diretor Héctor Babenco
Habanastation (Cuba, 2011). Diretor Ian Padrón
Juan de los Muertos (Cuba/Espanha, 2011). Diretor Alejandro Brugués
Medianeras (Argentina, 2011). Diretor Gustavo Taretto
Whisky (Uruguai, 2004). Diretores Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll

 

Alunos

Público-alvo: roteiristas, diretores, produtores, escritores, pesquisadores e estudantes interessados no audiovisual. Público amante do cinema em geral.

Carga horária total: 4 encontros – 10 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • Marcelo Prioste
    Marcelo Prioste é Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Atualmente leciona na PUC-SP no Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) e nos cursos de graduação em Design e Comunicação em Multimeios. Membro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Durante o doutorado desenvolveu pesquisa a respeito das formas narrativas do cinema documentário latino-americano com enfoque na produção do cineasta cubano Santiago Álvarez Román. Autor-colaborador no Projeto Transatlantic Cultures, uma iniciativa das universidades Paris-Saclay, Sorbonne Nouvelle e USP (https://transatlantic-cultures.org).

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

fale conosco

atendimento@barco.art.br
WhatsApp (11) 99980-5869

Siga o b_arco nas
redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Copyright 2019 - b_arco | Desenvolvido por 4cube.

Verified by MonsterInsights