“Há uma espécie de gênero que se poderia nomear de “diaspórico”, e que marca inúmeras produções do Sul Global” – Jonathan Haynes (autor de Nollywood)
Dividido em 4 aulas, descritas abaixo, este curso pretende abordar o cinema contemporâneo que apresenta o tema da diáspora no Sul Global. Nos últimos anos, cineastas do continente africano, latino-americano e oriente médio têm explorado temas caros à situação pós-colonial de seus povos. Questões sociais e políticas, como pobreza, desigualdade, migração, conflitos, consequências de longas guerras civis, bem como identidade nacional, reconstrução do país, cultura nômade e o lugar de suas crenças tradicionais têm sido expressas em suas produções audiovisuais.
Durante as aulas, vamos explorar alguns filmes que tratam de experiências vividas por personagens em situações de diáspora. Neles, vamos analisar certos aspectos característicos das estruturas narrativas que emergem segundo o ponto de vista de tais populações e grupos minoritários, tais como a ausência de organização conforme tensão e resolução, objetivos e obstáculos, a relação com o tempo passado/futuro e sua desterritorialização, os processos de fabulação das personagens, entre outros.
/cronograma de aulas
Aula 1
A experiência da partida e/ou da perda e os processos de fabulação na narrativa. Os que vão e os que ficam. A diáspora africana, o colonialismo e o neocolonialismo.
Filmes:
A Negra (Senegal, 1966). Diretor Ousmane Sembène
Atlantique (Senegal, 2019). Diretora Mati Diop
Alda e Maria: Por Aqui Tudo Bem (Angola, 2011). Diretora Pocas Pascoal
Aula 2
O país que não existe mais, o passado que deve deixar de existir. As expectativas de personagens que retornam à sua terra natal e se deparam com realidades distintas.
Filmes:
Teza (Ethiópia, 2008). Diretor Haile Gerima
Hyénes (Senegal, 1992). Diretor Djibril Diop Mambéty
Aula 3
A desterritorialização das guerras. O deslocamento narrativo da separação e da perda. A fabulação de uma outra vida.
Filmes:
As Quatro Filhas de Olfa (Tunísia, 2022). Diretora Kaouther Ben Hania
O Paraíso é Agora (Palestina, 2005) – Diretor Hany Abu-Assad
Três Canções Para Benazir (Afeganistão, 2021). Direção Elizabeth Mirzaei e Gulistan Mizaei
Aula 4
Os processos de fuga. As narrativas de vidas que “valem menos” e seu poder de resistência política e resiliência psíquica.
Filmes:
Últimos Dias em Havana (Cuba, 2017). Diretor Fernando Perez
A Jaula de Ouro (Méx/Esp/Gua, 2013). Diretor Diego Quemada-Díez
Deserto (Méx/Fra, 2015). Diretor Jonás Cuarón
Alunos
Público-alvo: roteiristas, diretores, produtores, escritores, pesquisadores e estudantes interessados no audiovisual. Público amante do cinema em geral.
Carga horária total: 4 encontros – 10 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.