Skip to content
b_arco
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
Menu Fechar
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
carregando...

Cinema Brasilidades

com
Jane de Almeida
> Sobre filmes que ousaram pensar o Brasil - propostas narrativas e estéticas, questões sociais, políticas e estratégias de desalienação.

/data

A DEFINIR

segunda a quinta, das 19h às 21h30

/categoria

curso online - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.
inscreva-se

/compartilhe!

/conteúdo

Dividido em 4 aulas temáticas, este curso aborda filmes brasileiros que ousaram pensar o Brasil em diferentes momentos e com diferentes propostas narrativas e estéticas. O curso tem como objetivo refletir sobre as distintas maneiras de pensar conflitos e questões sociais e políticas, além da identidade nacional, a partir de um panorama com amostragens de filmes de diferentes períodos. Os filmes, de certa forma, são marcados pelo dilema da colonização confrontada com uma possível brasilidade. Eles apresentam um projeto de “Brasil”, seja implicitamente ou explicitamente. Serão abordadas questões sobre colonização, pós-colonização e decolonização e seus ideais, adaptadas às propostas estéticas e narrativas dos filmes brasileiros.

 

/cronograma

 

Aula 1
O que é “um” cinema brasileiro? Entre o Cineclube Paredão e o Chaplin Club. 

Esboços sobre o que deve ser um cinema brasileiro. Questões sobre a memória das imagens perdidas da Vista da Baía da Guanabara (Irmãos Segretto) e do Barro Humano (Adhemar Gonzaga).

Filmes:
Limite, Mário Peixoto, (1929)
O descobrimento do Brasil, Humberto Mauro, (1937)

Aula 2
Estratégias modernistas: Antropofagia, alegorias, hibridismos. Ditadura e o retorno às origens indígenas.

Filmes:
Macunaíma, Joaquim Pedro de Andrade, 1969
Como era gostoso meu francês, Nelson Pereira dos Santos, 1970/72
Pindorama, Arnaldo Jabor, 1971

Aula 3
Novamente: o que é fazer um filme brasileiro? O confronto entre o “ocupante e o ocupado” no país e no cinema.

Filmes:
Idade da Terra, Glauber Rocha, 1980
Tudo é Brasil, Rogério Sganzerla, 1997

Aula 4
Conflitos e novos posicionamentos éticos. Utopias e o retorno ao “olhar indígena”.

Filmes:
Mato Eles?  Sérgio Bianchi, 1983
Tigrero: Um Filme Que Nunca Foi Feito, Mika Kaurismäki, 1994
Serras da Desordem, Andrea Tonacci, 2006
Virou Brasil, por Pakea, Hajkaramykya, Arakurania, Petua, Arawtyta’ia, Sabiá e Paranya Awá Guajá, 2019
A última floresta, Luiz Bolognesi, 2021

 

Alunos

Público-alvo: roteiristas, diretores, produtores, escritores, pesquisadores e estudantes interessados no audiovisual. Público amante do cinema em geral.

Carga horária total: 4 encontros – 10 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • Jane de Almeida
    Jane de Almeida possui pós-doutorado em História da Arte na Harvard University, é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (estágio no Boston College/EUA). Atualmente, é professora associada e pesquisadora no departamento de Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora convidada do Visual Arts Department da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Artista em residência do Arthur C. Clarke Center for Human Imagination, na UCSD e professora convidada no Boston College. Publica livros e artigos sobre arte, cinema e ciência. Roteirista e diretora, realizou vários curtas-metragens experimentais.

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

fale conosco

atendimento@barco.art.br
WhatsApp (11) 99980-5869

Siga o b_arco nas
redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Copyright 2019 - b_arco | Desenvolvido por 4cube.

Verified by MonsterInsights