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Direção de Fotografia para Filmes e Séries

com
Coordenação de José Augusto De Blasiis
> Todas as principais fases do processo de fotografia, iluminação e pós produção de produtos audiovisuais para cinema, TV, streaming, publicidade e internet, com equipamentos de última geração.

/data

ESGOTADO

Segundas e quartas, das 19h às 22h30 + 4 sábados, das 9h às 18h

/categoria

curso presencial - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.
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/compartilhe!

/conteúdo

Conheça o mais completo curso de Direção de Fotografia para Filmes de Séries do Brasil, ministrado por profissionais consagrados da indústria audiovisual.

São mais de 100 horas de aulas teóricas e práticas no SET DE FILMAGEM, onde você irá aprender a operar as principais câmeras do mercado e produzir um material filmado para incluir no seu portfólio.

O curso irá se aprofundar nos conceitos de linguagem, formação da imagem e todas as fases do processo de fotografia, iluminação, captação e pós-produção de produtos audiovisuais para cinema, TV, streaming e publicidade, com equipamentos de última geração.

Coordenado pelo mestre J. A. de Blasiis, o curso também oferece a oportunidade de você aprender diretamente com alguns dos maiores nomes do setor audiovisual, como Adrian Teijido, Jacob Solitrenick, Carlos Ebert, Vera Hamburger, Marcelo Trotta, Toni Gorbi e outros.

Por ser o primeiro curso de extensão brasileiro focado na direção de fotografia para filmes e séries, o programa foi desenvolvido para aprofundar toda a base teórica e prática dos processos de captação de imagens digitais em HD, 2K, 4K, 6K e 8K geradas a partir de arquivos RAW em espaço de cor LOG e HDR, e se concentrará na instrumentalização dos principais equipamentos de captação de imagem digital disponíveis no Brasil.

Abordaremos toda a base técnica da fotografia, da exposição aos formatos de captação, independentemente da ferramenta usada. O objetivo é capacitar o aluno para trabalhar dentro da filosofia e da metodologia dos sistemas de captação de imagem em digital e dos equipamentos de pós-produção e seus fluxos de trabalho de edição de imagem, usando os principais softwares de edição, composição e de correção de cor do mercado.

Este curso oferece CERTIFICAÇÃO DO MEC (Ministério da Educação) de extensão universitária.

 

Professores

Adrian Teijido

Diretor de fotografia de filmes como “O Palhaço, “Gonzaga, de pai para filho”, “Elis”, “Marighella”, “Medida Provisória” e “Rio do Desejo”, e séries como “Narcos”, “Narcos México”, “El Presidente“, “O Jogo da Corrupção”, “Dom” entre outras. Foi presidente da ABC. Acabou de filmar “Ainda estou aqui” de Walter Salles.

Carlos Ebert

É Diretor de Fotografia de um dos maiores clássicos do cinemas brasileiro: “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla e do documentário “Vlado – 30 Anos Depois” de João Batista de Andrade. Para a televisão trabalhou em “O Povo Brasileiro”, ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001.

Jacob Solitrenick

Diretor de Fotografia de ficção, documentário e publicidade. Fotografou mais de 30 longas, 10 séries, sem contar os filmes publicitários. Trabalhou com diretores como Jorge Furtado, Anna Muylaert, Marcos Jorge, Lúcia Murat, Tata Amaral, Daniel Augusto, Ana Luiza Azevedo, Lina Chamie, Caru Alves de Souza e Carlos Reichenbach.

José Augusto de Blasiis (coordenador)

Diretor de Fotografia e Coordenador de Pós-produção, trabalhou em alguns dos mais importantes projetos de longas-metragens do país, filmes como Cidade de Deus, O Invasor Carandiru, Casa de Areia, Cidade Baixa, A Dona da História, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, A Festa da Menina Morta, Feliz Natal, Última Parada – 174, As Melhores Coisas do Mundo, Se Eu Fosse Você I e II, Elena, entre outros.

Marcelo Trotta

Diretor de fotografia de séries como “Vale dos Esquecidos”, “Segunda Chamada”, “Assédio“, “Psi” e filmes como “A Noite da Virada”, “Aldeotas” e “Signo da Cidade”, entre outros.

Toni Gorbi

 Um dos mais experientes Gaffers do mercado cinematográfico, atuou em filmes como “O Beijo da Mulher Aranha“, “Brincando nos Campos do Senhor“, “A Mulher de Todos“, “E ai! Comeu?“, “Minha Vida em Marte“, entre outros. Trabalhou também nos videoclipes de Michael Jackson – “They don’t really care about us” e “Earth Song”, entre outros.

Vera Hamburger

Diretora de Arte de filmes como “Castelo Rá-tim-bum“, “Ó paí ó” e “Deus é Brasileiro“, atuou ao lado de diretores como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski entre outros. É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, vencedor do Prêmio Jabuti 2015.

 

Assista ao vídeo sobre o curso:

 

Cronograma

Introdução à Direção de Fotografia 

Estudo dos princípios da teoria das cores. Análise da estética da imagem na ótica da composição e da cor, da transparência, profundidade, latitude, gama e textura na estrutura do negativo e dos arquivos digitais. Os princípios da aplicabilidade da teoria física das cores na fotografia cinematográfica e videográfica.

Estudo das principais ferramentas para captação em cinema e vídeo. Definição das principais técnicas e equipamentos de trabalho para produção de imagens em arquivos digitais.

  • A cor – Estímulos, percepção da cor, classificação das cores. A Luz – Emissão, propagação e natureza da luz. O Olho e a Visão – Estrutura do olho humano e visão cromática. Leonardo Da Vinci e a teoria das cores. Newton e a óptica. A Teria das cores de Goethe. Cores: ondas / espectro. Modelos de Cor / Aspecto das Cores. Síntese das Cores / Tons Harmônicos / Contraste / Legibilidade das Cores.
  • Teoria da câmera de filme. Trabalhando com a câmera de cinema. Formatos. O filme. Teoria da câmera digital 4K. Trabalhando com câmera 4K. Formatos. Os elementos da câmera e seus acessórios. Tipos de lentes. A temperatura e a calibração de cor básica. Balanço de branco e do preto e a geração de looks e LUTs. SDR e HDR.
  • Características dos sistemas de alta definição para a distribuição. Características dos sistemas de alta definição para transmissão de HDTV.  As diferenças na aparência – 3×4, 14×9 e 16×9 e a relação de aspecto do cinema – 1.66, 1.78, 1.85 e 2.35 e os novos formatos DCI – 1.89 e 2.39 e 1.43 (IMAX), e as dos streamings – 1.90, 2.00 e 2.39/35.

Captação de imagem digital e técnicas de exposição

A formação e composição das equipes de trabalho em set de captação para cinema e vídeo. A operação dos diversos equipamentos disponíveis no mercado de produção de imagens para os mais diversos produtos audiovisuais. As técnicas de captação multicâmera para shows, programas e eventos esportivos.

Estudo das principais teorias sobre a exposição dos negativos de cinema e dos sensores de vídeo/data. Partindo da teoria das zonas de exposição se fará uma analogia entre as zonas densitométricas dos negativos de cinema e a escala IRE das zonas sensíveis dos arquivos de imagem vindas da capacidade de registro de latitudes dos sensores das câmeras digitais de vídeo. O uso dos instrumentos de medição de intensidade e temperatura de cor das fontes de iluminação e os instrumentos eletrônicos de medição de sinais digitais de vídeo. Latitude da gama dinâmica medidas em stops.

  • As funções dos assistentes de câmera.  Composição da equipe de filmagem.
  • Definição das figuras de assistente de câmera  logger e o DIT.
  • Operadores de câmera e o Focus Puller. A preparação técnica de um assistente de câmera. Configurações e menus da câmera. Setups das câmeras RED Komodo e Rapter, Arri Alexa mini e a LF, Sony F- 55 e Venice, Blackmagic Pocket 6K e Canon C70.
  • Diferenças fundamentais entre os sistemas de definição padrão e alta definição. Características de alta definição de sistemas de produção  DPX, JPEG 2000, Arri Raw, HDCAM, RED Code, DVCPRO HD, HDV, XDCAM, Apple ProRes, DNxHD e H-264 e 265.
  • A teoria das zonas de exposição. Temperatura de cor. Teorias e métodos de exposição. As diferenças de colorimetria e exposição e as curvas de gama. O uso do fotômetro, do spotmeter e do colorímetro. Os filtros de correção e de efeito. Formatos de Filme. 16mm, super 16mm, 35mm, super 35 milímetros. Estrutura de exposição, velocidade, cadência e filmagens.
  • Sensitometria e densitometria. Tipos de emulsão cinematográfica  sensibilidade, latitude e definição de grãos. Velocidades de exposição.
  • O monitor de forma de onda –  vectorscope, waveform e histograma. A medição via False Color. Métodos de calibração de monitores.

Direção de fotografia e iluminação 

O papel do diretor de fotografia nas produções dos mais diversos produtos audiovisuais. Os princípios de eletricidade e iluminação e os principais esquemas técnicos de iluminação. As principais diferenças da direção de fotografia em cinema e vídeo. O uso da captação em filme ou em digital. Equipamentos básicos para um diretor de fotografia. Elementos principais da câmera. Diferenças entre a câmera de vídeo e a câmera de cinema.

  • O diretor de fotografia no set. Análise de diferentes cenas de filmes, comerciais e vídeo clipes. O cargo de diretor de fotografia como um profissional no meio da TV e Cinema. O conhecimento da história da arte e do comportamento da luz em todos os períodos da história. Pintura como um prelúdio para o filme e TV. O roteiro e a interpretação da mensagem de imagens para o espectador.  A arquitetura de luz. O ambiente e a forma de iluminação dos conjuntos. O efeito de interpretação nos rostos dos atores e sua mensagem na tela. Relação entre o fotógrafo e o diretor de cena e a equipe de uma produção audiovisual.
  • Os modelos principais de refletores. Os quadros luzes. Eletricidade para o audiovisual.
  • Geradores. Cabos e conexões. Tripés. Cabeças hidráulicas. Crane e grip.
  • Steadicam, Gimbal e outros tipos de maquinários.
  • Óptica:  tipos, formas, classificação e usos das objetivas para filmes e séries.  Formatos de fotograma (aspect ratio) e dos sensores de câmeras digitais. Shutter e sistemas de tração e fixação do filme  grifas e contra grifas. Chassis  tipos e características. Carregamento e descarregamento dos chassis.
  • Sistemas de energia e baterias. Velocidade variável.  Acessórios para Câmara.  Suporte de filtros e controle de foco.
  • As diferenças entre HD e Cinema Digital. Gravação em HD, 2K e 4K.  A configuração básica do corpo RED Komodo e da Arri Alexa com ótica 35mm PL. Os discos rígidos e cartões de mídia de gravação. Visor e LCD. Saídas de sinal HD e dual link SDI. Montagem e desmontagem de equipamentos. 

Técnicas de pós-produção aplicadas à direção de fotografia 

Abordagem de diversos tipos de equipamentos de correção de cor, suas características técnicas e aplicabilidade na pós-produção de cinema e vídeo em espaços de cor SDR e HDR. A relação do diretor de fotografia com a pós-produção e os processos de distribuição e exibição de filmes e séries – P3 D65 e para os diversos streamings do mercado. Masterização em SDR – REC 709 e em HDR 10, HDR 10+ e Dolby Vision. Efeitos visuais. Fluxo de trabalho para cinema digital e para produções para TV de alta definição e 4K. Composição e efeitos digitais. Iluminação de estúdio para recortes e aplicações em chroma – técnicas e equipamentos.

  • Fotoquímico comparado com a gradação de cor digital. Conceito de correção de cor primária, secundária e máscaras. Formação conceitos comuns analógicos e digitais: As resoluções HD, 2K, 4K e 6K. Os codecs mais comuns do mercado e o seu uso no workflow de correção de cor. Os arquivos de DPX/Cineon, TIFF, ProRes, Avid DNxHD, Arriraw, Red Code e ProRes.
  • Curvas Gamma e linear e logarítmica. Correção e LUTs de visualização. Em SDR e HDR.
  • Curvas sensitométricas de filme e suas correspondências no mundo digital. O ambiente para correção de cor: requisitos e cuidados.

 

Alunos

Público: Público interessado em fotografia, com experiência ou iniciantes na fotografia para vídeo digital. Universitários vindos das áreas do audiovisual e profissionais que queiram se aprofundar nos meios de captação da imagem digital em movimento.

Carga horária total – 24 encontros – 102 horas

*Este curso é oferecido na modalidade PRESENCIAL , conforme datas e locais abaixo:

Aulas teóricas

Local:

Doc Station
R. Prof. Frontino Guimarães, 302 – Vila Mariana, São Paulo/SP 

Datas:

Segundas e quartas, das 19h às 22h30;

Dias 5, 7, 12,14, 19, 21, 26 e 28 de agosto,
2, 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30 de setembro,
2, 7 e 9 de outubro.

Aulas Práticas

Local:

Cine Vídeo
Rua Jorge Chammas, 231 – Vila Mariana, São Paulo/SP

Datas:

Sábados, das 9h às 18h

Dias 24 e 31 de agosto,
14 e 28 de setembro.

Clique e inscreva-se agora mesmo!

 

Apoio

sobre o professor

Professor

  • José Augusto de Blasiis
    José Augusto De Blasiis é Bacharel em História pela PUC-SP, e mestre em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem quarenta anos de experiência no mercado de cinema e TV e trinta e cinco anos de atuação no magistério superior na área de comunicação. Trabalhou durante mais de vinte anos no mercado de produção e pós-produção publicitária, tendo atuado nas principais produtoras deste segmento em São Paulo. Em 2006 passou a coordenar o curso de Cinema Digital da Universidade Metodista de São Paulo. Ministra aulas de Direção de Fotografia, Direção de Arte, Empreendedorismo no Audiovisual e orientação de TCCs. Tendo sido professor na FGV-Rio, FGV-SP, ESPM-Rio e na Faculdade Cásper Líbero. Escreveu roteiros de curtas, de institucionais, filmes publicitários, documentários e vídeos musicais. Fez Direção de Fotografia e coodireção do documentário “No Gargalo do Samba” que foi produzido para o DOCTV-Latino. Direção e Direção de Fotografia de documentários e vídeos institucionais: O Estilo Ricardo Prado de Natação – 1986, Direção geral e fotografia; Sandvick do Brasil – A História de uma Conquista – 1987, Direção geral e fotografia, Coopers – Passado e Presente – 1989, Direção, produção, geral e fotografia, O Cavalo Árabe no Brasil – 1991, Direção, produção e fotografia, Vídeo Clipe Ed Motta – 2009 – Direção de Fotografia, Vídeo Clipe Ney Matogrosso – 2009 – Direção de Fotografia, Vídeo Clipe Paula Lima – 2009 – Direção de Fotografia, Vídeo Clipe Granada – 2010 – Direção de Fotografia, Longa Metragem Palavra Cantada 3D – 2011 - Direção de Fotografia, Teaser “No Gargalo do Samba” – 2015 – Direção de Fotografia e Codireção. Direção de Fotografia de diversos DVDs – Biquíni Cavadão, Paulo Ricardo, Leandro Lehart, Jorge e Matheus, Cezar Menotti e Fabiano, Mayara e Maraísa, Leonardo 30 anos, Munhoz e Mariano, Israel Novaes, Naldo Benny, Xand Avião, Mano Walter, Marcos e Belutti, Claudia Leitte, Raffa Torres, entre outros – 2014/2020 – Direção de Fotografia e DIT. Fui diretor de operações do Laboratório Megacolor de 1999 a 2003, e Diretor Geral de Operações dos Estúdios Mega onde implementou o desenvolvimento de todo parque técnico de pós- produção em HDTV. A partir de 2003 assumi a coordenação de operações do CasablancaLab, laboratório de cinema do grupo Casablanca/Teleimage. Trabalhou nos últimos anos em alguns dos mais importantes projetos de longa metragens do país, filmes como Cidade de Deus; O Invasor; Carandiru; Casa de Areia; Cidade Baixa; A Dona da História; O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias; O Cheiro do Ralo; A Festa da Menina Morta; Feliz Natal, Encarnação do Demônio; Última Parada – 174; Budapeste; Besouro; As Melhores Coisas do Mundo; Antes que o Mundo Acabe; Os Famosos e os Duendes da Morte; Olhos Azuis; Se Eu Fosse Você I e II; Cilada.Com; Eu e Meu Guarda Chuva; Elena; Uma Loucura de Mulher; Abaixo a Gravidade; Servidão e Pureza.
  • Adrian Teijido
    Diretor de Fotografia, conhecido por filmes como “Ainda estou aqui”, “O Palhaço”, “A Busca”, “Gonzaga de pai para filho”, “Elis”, “Rio do Desejo”, “Capitu”, “Órfãos do Eldorado”, “Narcos”, “Sergio”, “Marighella”, “Medida Provisória”, e séries como “Narcos México”, “El Presidente, O Jogo da Corrupção”, “Anderson Spider Silva” e “Dom 3”. Teijido, recebeu vários prêmios como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Prêmio ABC de Cinematografia, Tiburon Film Festival, Gramado, Festival de Cinema de Huelva, Melhor fotografia Tallin Black Nights Film Festival. Foi presidente da ABC, Associação Brasileira de Cinematografia 2016-2017. Atualmente é membro da diretoria.
  • Bruno Coroinha
    Bruno Ravagnolli (Coroinha) foi apresentado ao primeiro set aos 14 anos por seu pai, o “Padre”, se apaixonou e nunca mais saiu do set. Como assistente de câmera em película, passou pelas fases de evolução a época, videoassist, 2° assistente de câmera, chegando a 1° assistente de câmera/foquista, direção de fotografia e direção de conteúdo. Trabalha na produção de vários filmes publicitários, curtas e longas-metragens, projetos especiais em 3d, documentários, vídeo clipes, storytelling e vários projetos. Foi assistente de grandes nomes da fotografia nacional como Carlos Ebert, Jacques Cheuiche, Afonso Beato, Claudio Leone, Pedro Cardillo e outros. Fotografou seu primeiro curta em 2005 “Nhanderu Onhenu – Dir. Ottmar Paraschin”, foi integrante da equipe do primeiro longa-metragem captado em 3D no Brasil “Brasil Animado – Mariana Caltabiano”. Em 2006 começa a ministrar cursos na extinta escola Stein-Foco/Br sobre HDTV, novas tecnologias de captação e Direção de Fotografia, para o aprimoramento de profissionais da área em vários Estados brasileiros e hoje faz parte do quadro docente da B_arco Educação. Em 2016, junto a outros profissionais funda a Cathedral filmes, produtora audiovisual pensada e preparada para as novas demandas do mercado, desenvolvendo e produzindo produtos audiovisuais pensados nas novas demandas do coletivo. Está se preparando para rodar seus dois primeiros longas-metragens documentais, um sobre a vida do apresentador Edson Cury, o “Bolinha” e o outro sobre a vida de seu pai o “Padre” lenda do cinema marginal de São Paulo. Bruno é formado em fotografia pelo Senac e Comunicação social pela Unip.
  • Carlos Ebert
    Carlos Ebert estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cinema na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. É Diretor e Fotógrafo de cinema, televisão e publicidade. No final dos anos 60, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, “O Bandido da Luz Vermelha” de Rogério Sganzerla. Também dirigiu “República da Traição” e fez a fotografia do “O Rei da Vela” de José Celso Martinez Corrêa e Noilton Nunes, e “Fé” de Ricardo Dias. Para a televisão trabalhou em “O Povo Brasileiro”, ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001. Em 2003 recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Gramado pelo curta-metragem “Carolina”, de Jeferson De. Trabalhou nos documentários “Dia da Graça” de Thiago Mendonça e Maira Buller, “Do Luto à Luta” de Evaldo Mocarzel, e “Vlado – 30 Anos Depois” de João Batista de Andrade. Em 2007, fez a direção de fotografia do filme “A Ilha do Terrível Rapaterra” de Ariane Porto e em 2008 do documentário “Um Homem de Moral de Ricardo Dias.
  • Jacob Solitrenick
    Diretor de Fotografia de ficção, documentário e publicidade, Jacob Solitrenick – Jay, como é conhecido no mercado – fotografou mais de 30 longas, 10 séries, sem contar os filmes publicitários. Fez ainda na faculdade seu primeiro estágio em cinema, sua grande paixão. Começou como produtor de set e de arte, assistente de câmera e estreou como diretor de fotografia no longa-metragem Latitude Zero. Trabalhou com diretores como Tata Amaral, Daniel Augusto, Ana Luiza Azevedo, Lina Chamie, Jorge Furtado, Marcos Jorge, Lúcia Murat, Anna Muylaert, Caru Alves de Souza e Carlos Reichenbach.    A série Cantoras do Brasil teve Jay como diretor. Ampliando suas competências, dirigiu e fotografou as temporadas 3, 4, 5 e 6 da série para o Canal Brasil. Cantoras do Brasil venceu o 5º Fymti Festival y Mercado de Televisión Internacional de Buenos Aires como Melhor Programa de Entretenimento e duas vezes finalista do Prêmio ABC. Membro da ABC - Associação Brasileira de Cinematografia com direito ao uso da sigla.
  • Marcelo Trotta
    Marcelo Trotta inicou a carreira em 1990 na MTV Brasil como editor, depois passou a assistência de direção e pós-produção. A partir de 1998, trabalha exclusivamente como diretor de fotografia para publicidade, curtas-metragens e videoclipes. A partir de 2002, desenvolve carreira internacional. Recebeu os prêmios de Melhor Fotografia em Curta-Metragem no Festival de Gramado (2004), Melhor Fotografia de Videoclipe no VMB de 2005 e de Melhor Fotografia de Curta-Metragem no Festival de Curitiba (2005).
  • Toni Gorbi
    Um dos mais experientes Gaffers do mercado cinematográfico, atuou em filmes como "O Beijo da Mulher Aranha", "Brincando nos Campos do Senhor", "A Mulher de Todos", "E ai! Comeu?", "Minha Vida em Marte", entre outros. Trabalhou também nos videoclipes de Michael Jackson – “They don’t really care about us” e “Earth Song”, entre outros.
  • Vera Hamburger
    Formada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1989. É titulada Mestre pelo Departamento de Artes Ciências da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em 2014, cuja dissertação “O desenho do espaço Cênico: da experiência vivencial à forma”, encontra-se em vias de publicação pela Edições SESC. Atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições, além de dedicar-se á pesquisa ensino sobre o mesmo tema. Atuou como diretora de arte e cenógrafa, na realização de peças cinematográficas de longa metragem, ao lado de diretores como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski.  É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, cujo trabalho rendeu o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império  

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

fale conosco

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