Obtenha o conhecimento jurídico especializado e necessário para atuar nas áreas do entretenimento e da indústria criativa, setores que estão em franco crescimento no Brasil.
Verifica-se uma lacuna de conhecimento jurídico especializado na formação de profissionais que atuam na área do entretenimento e indústria criativa. Foi pensando nisso que desenvolvemos – em parceria com a CQS/FV Advogados e com coordenação do especialista Dr. Alessandro Amadeu – um programa para advogados e não advogados (produtores, criadores, realizadores, agentes culturais e interessados em geral), que oferece uma abordagem abrangente e aprofundada, livre de jargões jurídicos, sobre os aspectos legais que atualmente regem os diversos setores da indústria cultural.
O programa propõe uma trilha de 5 cursos ao longo do 2º semestre – que podem ser feitos de forma avulsa ou integral (com 15% de desconto). Assim você monta a sua trilha de capacitação com o conhecimento necessário para navegar efetivamente no ambiente legal das diferentes áreas da cultura e do entretenimento.
Além disso, o programa oferece CERTIFICAÇÃO DO MEC (Ministério da Educação) de extensão universitária.
Os cursos acontecem de forma online ao vivo, mas caso você tenha perdido algum, não se preocupe, eles são disponibilizados em FORMATO GRAVADO para quem adquirir o Programa completo e ficam acessíveis até o término de todos os cursos.
Confira!
/cronograma
Curso I – Leis de Incentivo à Cultura e ao Audiovisual
com Aline Akemi Freitas, Debora Ivanov e Mariana Ximenes
*Este curso aconteceu de forma online ao vivo nos dias 2 a 4 de setembro. As aulas serão disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para todos que adquirirem o programa completo.
Curso II – Aspectos Jurídicos da Industria do Audiovisual
com Marcela Lisboa, Rodrigo Chacon, Rodrigo Salinas, Thais Colli e Thais Morresi
*Este curso aconteceu de forma online ao vivo nos dias 23 a 26 de setembro. As aulas serão disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para todos que adquirirem o programa completo.
Curso III – Aspectos Jurídicos de Eventos Culturais ao Vivo
com Manuela Natacci e Mara Natacci
*Este curso aconteceu de forma online ao vivo nos dias 21 a 22 de outubro. As aulas serão disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para todos que adquirirem o programa completo.
Curso IV – Aspectos Jurídicos da Indústria Cultural
25 a 28 de novembro, segunda a quinta, das 19h às 21h30
com Ana Carolina Cappozzi, Caio Gabriel Duarte, Denise Nachif, Elaine de Moura Olcese, Isadora Alexandre, Luiz Soares e Paula Luciana de Menezes
Curso V – Aspectos Jurídicos da Indústria da Música
9 a 12 de dezembro, segunda a quinta, das 19h às 21h30
com Alexandre Azeredo, Isadora Alexandre, Nichollas Alem e Pilar Robles
/conteúdo
Curso I – Leis de Incentivo à Cultura e ao Audiovisual
Aula 1 – Introdução aos Mecanismos de Incentivo à Cultura
- Introdução e Histórico das políticas de fomento à cultura no Brasil e no mundo
- O Mecenato. O investimento público e o Investimento privado à cultura
- Sistema de Financiamento à Cultura
- Introdução aos mecanismos políticas públicas de incentivo à cultura
- Principais Mecanismos de Financiamento à Cultura Federais
- Principais Mecanismos de Financiamento à Cultura Estaduais
- Principais Mecanismos de Financiamento à Cultura Municipais
- Números e dados econômicos e sociais do Fomento à cultura no Brasil
- O papel do terceiro setor na gestão de projetos
Aula 2 – Lei Rouanet
- Princípios e objetivos da Lei Rouanet
- Sistemática e dinâmica da Lei Rouanet
- Formatação e Apresentação do Projeto Cultural – Plano de Trabalho
- Formatação e Apresentação do Projeto Cultural – Planilha de Custos e documentos comprobatórios
- Formatação e Apresentação do Projeto Cultural – Aprovação e execução do Projeto
- Formatação e Apresentação do Projeto Cultural – Vedações
- Prestação de Contas
- Penalidades
- Patrocínio e captação de recursos
Aula 3 – Lei do Audiovisual e FSA
- Fomento ao Audiovisual. Instituições federais responsáveis por políticas públicas para o audiovisual. ANCINE = Objeto e competências. Panorama dos mecanismos de incentivo fiscal no Brasil
- O Funcionamento de um mecanismo de incentivo fiscal. Cumulatividade dos incentivos federais.
- Lei Rouanet e o Audiovisual
- Lei do Audiovisual e seus mecanismos
- Medida Provisória (MP 2228-1/01) – 2 mecanismos
- CPB, Condecine e CRT, Funcine
- Coproduções internacionais
- Fundo Setorial do Audiovisual – Introdução e principais conceitos
- Fundo Setorial do Audiovisual – Linhas de Incentivo
- Fundo Setorial do Audiovisual – Dinâmicas da Lei e principais procedimentos
- A Lei Paulo Gustavo e o Audiovisual
Curso II – Aspectos Jurídicos da Industria do Audiovisual
Aula 1 – Direitos Autorais no Audiovisual
- A Obra Audiovisual na Lei de Direitos Autorais e a produtora audiovisual
- O roteiro e o argumento da obra audiovisual na lei de direitos autorais
- A Trilha musical da obra audiovisual na lei de direitos autorais
- A direção da obra audiovisual na lei de direitos autorais
- Demais participações criativas protegidas por lei na obra audiovisual
- Os direitos conexos na obra audiovisual (atores, intérpretes, executantes)
- As obras audiovisuais ficcionais – aspectos jurídicos
- As obras audiovisuais baseadas em fatos reais – aspectos jurídicos
- Introdução ao Clearance (liberação de direitos) nas obras audiovisuais e principais aspectos de proteção jurídica à realização
- A Inteligência Artificial no Audiovisual
Aula 2 – Regulação do Mercado Audiovisual Brasileiro
- Regulação da TV paga
- Regulação das salas de cinema
- Obrigação de compartilhamento de informações pelos agentes econômicos do mercado audiovisual
- Direitos de propriedade sobre as obras audiovisuais
Aula 3 – Contratos de Uma Produção Audiovisual
- Contratos de Aquisição / venda de direitos
- Contratos de Financiamento e Produção de obra Audiovisual
- Contratos de desenvolvimento
- Contratos de Produção da Obra Audiovisual
- Contratos de Coprodução internacional
Aula 4 – Formas de Viabilização da Produção Audiovisual – Viabilização Cadeia do Mercado
- A indústria do Audiovisual e os principais dados econômicos e sociais da cadeia do audiovisual no Brasil e no mundo
- Os agentes e a cadeia do mercado audiovisual
- Formas de viabilização e modelos de negócio na produção e distribuição/exibição audiovisual I
- Formas de viabilização e modelos de negócio na produção e distribuição/exibição audiovisual II
- Formas de viabilização e modelos de negócio na produção e distribuição/exibição audiovisual III
- Formas de viabilização e modelos de negócio na produção e distribuição/exibição audiovisual IV
- A produção audiovisual no direito comparado. A indústria audiovisual nos Estados Unidos e em outros polos de produção audiovisual no exterior
Curso III – Aspectos Jurídicos de Eventos Culturais ao Vivo
Aula 1 – Eventos e Entretenimento ao Vivo
- Definição de Eventos e Entretenimento ao Vivo
- Principais tipos de eventos e de Entretenimento ao Vivo
- O mercado do entretenimento ao vivo no Brasil
- A produtora de eventos I (definição e atividades)
- A produtora de eventos II (aspectos societários, tributários e trabalhista)
- A produtora de eventos (responsabilidade Jurídica)
- A produtora de eventos Responsabilidade Civil na Realização de Eventos
- Responsabilidade Criminal na Realização de Eventos
- Os principais agentes, colaboradores e prestadores de serviços do mercado de eventos e entretenimento ao vivo
- O Poder Público e o entretenimento ao vivo
- O Mercado Internacional do Entretenimento ao Vivo
Aula 2 – Legislação e Principais Licenças e Contratos para Eventos e Entretenimento ao Vivo
- Competência para legislar sobre eventos
- A Lei de Turismo
- O Código de Defesa do Consumidor e o Entretenimento ao Vivo
- Autorizações para realização de eventos perante o Poder Público
- Alvará de Funcionamento
- Alvará de Autorização
- Os principais contratos com colaboradores e prestadores de serviços na produção de eventos
- Contratos com Patrocinadores, Investidores e coprodutores
- Fluxograma de liberações para os principais tipos de eventos
Aula 3 – Principais Questões Legais Relacionadas ao Evento
- Principais procedimentos relacionados à contratação de artistas e espetáculos nacionais e internacionais
- Segurança do Local e acessibilidade
- Vigilância Sanitária, Apoio Médico
- Segurança Privada, Revista, Porte de armas e Policiamento
- CET (trânsito), Lei de Incomodidade (Psiu)
- Questão da meia entrada, consumação mínima, couvert artístico, venda de ingressos e vallet
- O ECA e a Classificação Indicativa e Participação de Menores
- ECAD – gestão coletiva de direitos em entretenimento ao vivo
- Avisos legais e Publicidade em eventos
- LGPD, ESG e Compliance em eventos
- Principais Aspectos de Seguros em eventos
Curso IV – Aspectos Jurídicos da Indústria Cultural
Mercado editorial, teatro, dança, obras de arte, fotografia e games
Aula 1 – Aspectos Jurídicos Relacionados a Games
- Conceito de Games e E-sports
- Software e desenvolvimento de jogos
- Os elementos legalmente protegidos e contratualmente protegíveis nos games
- Aspectos Regulatórios de games e E-sports
- Lei Pelé, Direito de Arena
- (Projetos de) Leis sobre games e e-sports
- Aspectos Jurídicos da produtora de games
- Contratos relacionados ao Gaming e E-esports
- Aspectos tributários no gaming
- Tendências e a regulação e o mercado de games em âmbito mundial
- A inteligência Artificial na Industria de Games
Aula 2 – Aspectos Jurídicos Relacionados ao Teatro e Espetáculos Dramáticos e de Dança
- A Obra Teatral e sua Proteção Jurídica
- O autor da peça teatral e seus direitos autorais
- O diretor da peça teatral e seus direitos autorais
- A proteção jurídica conferida aos atores e as companhias de teatro/dança
- A proteção jurídica dos elementos da obra teatral (cenografia, figurino, coreografia, iluminação, música etc.) I
- A proteção jurídica dos elementos da obra teatral (cenografia, figurino, coreografia, iluminação, música etc.) II
- A produtora teatral – aspectos jurídicos
- Locações e casas de espetáculos (teatros) e principais cuidados jurídicos na realização de espetáculos teatrais
- Principais contratos na área teatral
Aula 3 – Aspectos Jurídicos do Mercado Editorial/Literário e Fotográfico
- Os tipos de Obras literárias e a proteção jurídica às obras literárias
- A proteção à tradução do texto literário e a ilustração e capas
- A editora literária e o agente literário
- Aspectos jurídicos da distribuição de livros e do mercado editorial digital
- A obra fotográfica e sua proteção autoral
- Aspectos jurídicos relacionados ao mercado de obras fotográficas
- Cases judiciais relacionados ao uso de oras fotográficas
- Banco de imagens-obras fotográficas
- A Inteligência Artificial no Mercado Editorial e Fotográfico
- Principais Contratos do mercado editorial editoriais
- Principais Contratos do mercado fotográfico
- Proteção Jurídica da obra de arte (visuais e plástica)
- Contratos de Obras de arte e seus entraves comerciais
- Proteção jurídica e a questão das falsificações e certificações/autenticidade das obras
- Restauração, acesso à obra pelo autor
- Principais aspectos do planejamento sucessório do Autor em relação ás obras de arte
Curso V – Aspectos Jurídicos da Indústria da Música
Aula 1 – Obra Musical e Fonograma
- A obra Musical – literomusical no direito autoral
- A autoria e coautoria da obra musical – literomusical no direito autoral
- O arranjo e a versão musical no direito autoral
- As modalidades de utilização da obra musical (reprodução, sincronização, execução pública, distribuição, armazenado, making avaiable, fonomecânico)
- A edição musical
- A Interpretação (intérpretes e músicos executantes) nos direitos autorais
- O Fonograma e o videofonograma
- A Produtora Fonográfica
- Produtor Musical e trilhas sonoras
- Inteligência artificial e a música
- Casos judiciais envolvendo questões de música (plágio, utilização indevida e discussão de contratos)
Aula 2 – Gestão Coletiva de Direitos Autorais na Música
- Fundamentos da Gestão Coletiva de direitos autorais. Sujeitos de direitos e usuários
- Os sistemas internacionais de gestão coletiva de direitos autorais relacionados à música
- A Gestão Coletiva no Brasil e o ECAD
- O Ecad na legislação brasileira e associações de autores, intérpretes, editoras e produtoras fonográficas
- A Arrecadação de direitos feitas pelo ECAD
- A distribuição de direitos feitas pelo ECAD
- Convênios realizados pelo ECAD
- A gestão Coletiva no ambiente-distribuição digital
- Casos Jurídicos e Jurisprudência envolvendo o ECAD
Aula 3 – A Indústria da Música: shows, mercado fonográfico e o streaming
- Panorama do mercado mundial da música
- Panorama do mercado brasileiro da música
- Panorama do mercado de shows musicais
- Panorama do mercado fonográfico
- A música no ambiente digital
- A tecnologia do streaming
- O streaming de música no mundo
- A decisão do STJ sobre o streaming
- As distribuidoras digitais- aplicativos de distribuição digital de música e plataformas de audiovisuais
- As agregadoras digitais
- A remuneração na distribuição digital
- A prestação de contas na distribuição digital
- Novos negócios e tendências e desafios do mercado de música
Aula 4 – Contratos do Mercado Musical
- Contratos de edição
- Contratos-licenças fonomecânicas
- Contratos de distribuição de fonogramas
- Licenças de sincronização
- Contratos de trilha musical por encomenda
- Contratos de Empresariamento e Agenciamento e os contratos 360
- Contratos de apresentação ao vivo
- A implicação da Inteligência Artificial no Mercado Musical
- Catálogos Musicais
Aluno(a)
Público: Interessados em aprimorar ou ingressar em profissões relacionadas ao direito do entretenimento ou conhecer os aspectos jurídicos desse setor.
Carga horária total – 17 encontros – 45 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis até 30 dias após a finalização do último curso do programa.