Skip to content
b_arco
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
Menu Fechar
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
carregando...

Assistência de Câmera na Prática

com
coordenação de José Augusto De Blasiis
> Formação completa para 1º, 2º e 3º assistentes – TID, GMA e o dia a dia da equipe de câmera.

/data

14 a 19 e 21 de julho de 2025

segunda a sexta, das 9h às 12h30 e sábado, das 9h às 18h

/categoria

curso presencial - audiovisual

/valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes esconder detalhes - R$2.500,00 (BRL)  

Detalhes

Preço
Nome Descrição Valor
À vista R$2.500,00 (BRL)
Total R$2.500,00 (BRL)

Datas da venda
- As datas em que esta opção está disponível para compra.
Início das Inscrições: 23 de junho de 2025   12:00
Fim das Inscrições: 14 de julho de 2025   08:00

Acesso
- Esta opção permite o acesso às seguintes datas e horários.
Data Hora Vendidos Restante Total
Vendido
Total de Vagas
Restantes
14 de julho de 2025 a 21 de julho de 2025 09:00 a 12:30 0 100 0 ilimitado

Em até 10xMais Detalhes esconder detalhes - R$291,93 (BRL)  

Detalhes

Preço
Nome Descrição Valor
Em até 10x R$291,93 (BRL)
Total R$291,93 (BRL)

Datas da venda
- As datas em que esta opção está disponível para compra.
Início das Inscrições: 23 de junho de 2025   12:00
Fim das Inscrições: 14 de julho de 2025   08:00

Acesso
- Esta opção permite o acesso às seguintes datas e horários.
Data Hora Vendidos Restante Total
Vendido
Total de Vagas
Restantes
14 de julho de 2025 a 21 de julho de 2025 09:00 a 12:30 0 ilimitado 0 ilimitado


inscreva-se

/compartilhe!

/conteúdo

Este curso intensivo de Assistente de Câmera oferece treinamento abrangente para equipes técnicas de filmagem em cinema, televisão e publicidade. Por meio de módulos e simulações teóricas e práticas, os alunos aprenderão como o sistema de câmera funciona, o fluxo de vídeo no set, os protocolos de segurança e seu papel operacional dentro da equipe de filmagem.

Teremos um estudo teórico abrangente de sistemas de câmeras, analisado por categorias: suporte, captura, armazenamento, óptica, monitoramento, energia, som, redes e automação. Inclui procedimentos técnicos, cuidados com o equipamento e melhores práticas profissionais.

Metas: 

  • Fornecer conhecimento e técnicas essenciais para que aqueles que auxiliam na frente das câmeras possam atuar com precisão e altos padrões de qualidade.
  • Fornecer ferramentas práticas para preparar adequadamente e com segurança todo o sistema de câmera antes das filmagens.
  • Enriquecer a compreensão da linguagem cinematográfica por meio de conteúdos que ampliem a visão dos processos audiovisuais.
  • Promover o trabalho colaborativo por meio da integração com outros departamentos durante o desenvolvimento de projetos audiovisuais.

Os alunos serão capazes de integrar-se efetivamente à equipe de filmagem, colaborar com outras áreas técnicas e adaptar-se a diferentes condições de filmagem. Sua formação prática e teórica os capacitará a responder com competência aos desafios operacionais da área e a contribuir ativamente para o fluxo profissional de uma produção audiovisual.

 

/módulos 

Módulo I
Introdução ao papel do assistente de câmera

Introdução à linguagem audiovisual. Teoria da câmera de filme. Trabalhando com a câmera de cinema. Formatos. O filme. Teoria da câmera digital 4K/8K. Formatos. Os elementos da câmera e seus acessórios. Tipos de lentes. A temperatura e a calibração de cor básica. Balanço de branco e do preto e a geração de looks e LUTs. SDR e HDR.

Características dos sistemas de alta definição para a distribuição. Características dos sistemas de alta definição para transmissão de HDTV e 4K.  As diferenças na aparência – 3×4, 14×9 e 16×9 e a relação de aspecto do cinema – 1.66, 1.78, 1.85 e 2.35 e os novos formatos DCI – 1.89 e 2.39 e 1.44 (IMAX), e as dos streamings – 1.90, 2.00 e 2.39/35

Módulo II
Fundamentos e operações do Vídeo Assist – 3º assistente

Introdução técnica e operacional ao funcionamento do Vídeo Assist e ao fluxo de trabalho de assistência de vídeo. Configuração no set, gravação e monitoramento de imagens. Utilização de hardware e software profissionais, gerenciamento de logs e reprodução de cenas, com foco em continuidade e eficiência.

Módulo III
As funções do 2º assistente de câmera

Exploração abrangente do perfil profissional, responsabilidades e dinâmica de trabalho do 2º assistente de câmera em ambientes de filmagem reais. Análise de documentação de produção, normas de segurança, rotinas físicas adaptadas à profissão e relações interdepartamentais.

Como segundo assistente de câmera, seu trabalho é essencial para manter a precisão técnica e facilitar o processo criativo da equipe de filmagem. Você é a pessoa mais importante responsável por gerenciar e proteger o equipamento de câmera durante uma filmagem, e é você quem se movimenta rapidamente pelo departamento, fornecendo o suporte necessário para as filmagens.

Módulo IV
As funções do 1º assistente de câmera

1º Assistente de Câmera e Supervisão Técnica.

O 1º assistente de câmera é responsável pelo manuseio físico da câmera durante as filmagens, bem como por sua composição, enquadramento, foco e movimento. Isso significa que o operador tem controle direto sobre como cada plano aparecerá na tela e como a visão do diretor e do diretor de fotografia será transmitida, tornando-o uma das posições mais responsáveis ​​e requisitadas dentro do departamento de câmera. Isso proporciona aos aspirantes a operadores de câmera uma compreensão mais profunda de como a iluminação, o foco, os movimentos de câmera e a composição são elementos fundamentais da dramaturgia na captura de imagens em movimento.

Módulo V
O trabalho técnico do TID e do GMA

DIT/TID (Digital Imaging Technician). Ajudam o diretor de fotografia no processo de filmagem, especialmente com a tecnologia digital das câmeras, fornecendo suporte técnico e orientação sobre a imagem. 

Lidam com a configuração das câmeras, escolha dos formatos de gravação, correção de cor no set, criação de looks, e garantem que o material produzido atenda aos requisitos técnicos. 

Logger/GMA (Gerenciador de Mídia Audiovisual). Responsável por organizar e gerenciar os arquivos digitais de vídeo e áudio, garantindo que todos os materiais estejam corretamente identificados, arquivados e acessíveis.

Organiza os arquivos, renomeia, cria cópias de segurança, e trabalha em colaboração com o DIT para garantir que os arquivos originais e as cópias não sofram danos.

Tornam o processo de pós-produção mais eficiente ao manter os arquivos organizados e acessíveis, evitando problemas na edição e correção de cor.

Módulo VI
Exercícios finais

Treinamento intensivo por meio de simulações práticas com equipamentos digitais de última geração. Funcionamento do Procedimentos completos para manuseio, montagem, operação e armazenamento de equipamentos. Simulação de fluxos de trabalho reais no local, com avaliação dos processos. Uso de equipamentos e acessórios de movimento.

Alunos

Público: Estudantes e profissionais do audiovisual.

Carga horária total: 7 encontros – 29 horas

*Este curso é oferecido na modalidade PRESENCIAL.

Locais:

Fapcom
R. Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo/SP – MAPA

Datas: 
14, 15, 16, 17, 18 e 21 de julho de 2025
Segunda a sexta, das 9h às 12h30

Cine Vídeo
Rua Jorge Chammas, 231 – Vila Mariana, São Paulo/SP – MAPA

Data:
19 de julho de 2025
Sábado, das 9h às 18h

CLIQUE AQUI para se inscrever!

sobre o professor

Professor

  • José Augusto de Blasiis
    José Augusto De Blasiis é Bacharel em História pela PUC-SP, e mestre em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem quarenta anos de experiência no mercado de cinema e TV e trinta e cinco anos de atuação no magistério superior na área de comunicação. Trabalhou durante mais de vinte anos no mercado de produção e pós-produção publicitária, tendo atuado nas principais produtoras deste segmento em São Paulo. Em 2006 passou a coordenar o curso de Cinema Digital da Universidade Metodista de São Paulo. Ministra aulas de Direção de Fotografia, Direção de Arte, Empreendedorismo no Audiovisual e orientação de TCCs. Tendo sido professor na FGV-Rio, FGV-SP, ESPM-Rio e na Faculdade Cásper Líbero. Escreveu roteiros de curtas, de institucionais, filmes publicitários, documentários e vídeos musicais. Fez Direção de Fotografia e coodireção do documentário “No Gargalo do Samba” que foi produzido para o DOCTV-Latino. Direção e Direção de Fotografia de documentários e vídeos institucionais: O Estilo Ricardo Prado de Natação – 1986, Direção geral e fotografia; Sandvick do Brasil – A História de uma Conquista – 1987, Direção geral e fotografia, Coopers – Passado e Presente – 1989, Direção, produção, geral e fotografia, O Cavalo Árabe no Brasil – 1991, Direção, produção e fotografia, Vídeo Clipe Ed Motta – 2009 – Direção de Fotografia, Vídeo Clipe Ney Matogrosso – 2009 – Direção de Fotografia, Vídeo Clipe Paula Lima – 2009 – Direção de Fotografia, Vídeo Clipe Granada – 2010 – Direção de Fotografia, Longa Metragem Palavra Cantada 3D – 2011 - Direção de Fotografia, Teaser “No Gargalo do Samba” – 2015 – Direção de Fotografia e Codireção. Direção de Fotografia de diversos DVDs – Biquíni Cavadão, Paulo Ricardo, Leandro Lehart, Jorge e Matheus, Cezar Menotti e Fabiano, Mayara e Maraísa, Leonardo 30 anos, Munhoz e Mariano, Israel Novaes, Naldo Benny, Xand Avião, Mano Walter, Marcos e Belutti, Claudia Leitte, Raffa Torres, entre outros – 2014/2020 – Direção de Fotografia e DIT. Fui diretor de operações do Laboratório Megacolor de 1999 a 2003, e Diretor Geral de Operações dos Estúdios Mega onde implementou o desenvolvimento de todo parque técnico de pós- produção em HDTV. A partir de 2003 assumi a coordenação de operações do CasablancaLab, laboratório de cinema do grupo Casablanca/Teleimage. Trabalhou nos últimos anos em alguns dos mais importantes projetos de longa metragens do país, filmes como Cidade de Deus; O Invasor; Carandiru; Casa de Areia; Cidade Baixa; A Dona da História; O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias; O Cheiro do Ralo; A Festa da Menina Morta; Feliz Natal, Encarnação do Demônio; Última Parada – 174; Budapeste; Besouro; As Melhores Coisas do Mundo; Antes que o Mundo Acabe; Os Famosos e os Duendes da Morte; Olhos Azuis; Se Eu Fosse Você I e II; Cilada.Com; Eu e Meu Guarda Chuva; Elena; Uma Loucura de Mulher; Abaixo a Gravidade; Servidão e Pureza.
  • Bruno Coroinha
    Bruno Ravagnolli (Coroinha) foi apresentado ao primeiro set aos 14 anos por seu pai, o “Padre”, se apaixonou e nunca mais saiu do set. Como assistente de câmera em película, passou pelas fases de evolução a época, videoassist, 2° assistente de câmera, chegando a 1° assistente de câmera/foquista, direção de fotografia e direção de conteúdo. Trabalha na produção de vários filmes publicitários, curtas e longas-metragens, projetos especiais em 3d, documentários, vídeo clipes, storytelling e vários projetos. Foi assistente de grandes nomes da fotografia nacional como Carlos Ebert, Jacques Cheuiche, Afonso Beato, Claudio Leone, Pedro Cardillo e outros. Fotografou seu primeiro curta em 2005 “Nhanderu Onhenu – Dir. Ottmar Paraschin”, foi integrante da equipe do primeiro longa-metragem captado em 3D no Brasil “Brasil Animado – Mariana Caltabiano”. Em 2006 começa a ministrar cursos na extinta escola Stein-Foco/Br sobre HDTV, novas tecnologias de captação e Direção de Fotografia, para o aprimoramento de profissionais da área em vários Estados brasileiros e hoje faz parte do quadro docente da B_arco Educação. Em 2016, junto a outros profissionais funda a Cathedral filmes, produtora audiovisual pensada e preparada para as novas demandas do mercado, desenvolvendo e produzindo produtos audiovisuais pensados nas novas demandas do coletivo. Está se preparando para rodar seus dois primeiros longas-metragens documentais, um sobre a vida do apresentador Edson Cury, o “Bolinha” e o outro sobre a vida de seu pai o “Padre” lenda do cinema marginal de São Paulo. Bruno é formado em fotografia pelo Senac e Comunicação social pela Unip.
  • Diego Valenzuela
    Diego Valenzuela é um profissional com mais de 10 anos de experiência no mercado audiovisual e tem atuado como Gerenciador de Mídia Audiovisual (GMA-Logger) desde 2012, e Técnico em Imagem Digital (DIT) desde 2017, tendo trabalhado em centenas de filmes publicitários e alguns projetos de ficção e documentário, nacionais e internacionais, como "Tudo ou Nada: Seleção Brasileira", "(Des)Encontros", "Estúdio 360", entre outros. Dentre os diretores de fotografia que tem atendido estão Adrian Teijido, Lula Carvalho, Pedro Cardillo, Marcelo Corpanni, Pierre Kerchove, Marcelo Trotta, Janice D'Ávila, Marcelo Durst, Lito Mendes Rocha, Will Etchebehere, Shaw Kim, Ralph Strelow, entre outros.

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

fale conosco

atendimento@barco.art.br
WhatsApp (11) 99980-5869

Siga o b_arco nas
redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Copyright 2019 - b_arco | Desenvolvido por 4cube.

Verified by MonsterInsights