Com as redes sociais, surgiram novas linguagens para atrair, informar e engajar públicos. Entre elas, o branded content documental: em vez de anúncios de produtos ou campanhas, histórias reais que informam, despertam, emocionam e entretêm. Esse formato traz o cinema de não ficção para o universo de marcas e instituições, abrindo um vasto campo para criação, inovação e atuação profissional.
Este curso expositivo propõe uma imersão e investigação sobre as oportunidades criativas e profissionais do branded content documental, com foco em fundamentos, referências e análise de casos, oferecendo diretrizes iniciais para estruturar projetos e se posicionar no mercado.
Cronograma
Aula 1
Documentário para Branded Content
Evolução e práticas no Brasil e no mundo; estratégias de abordagem, escolhas estéticas e estruturas narrativas; estudos de caso.
Aula 2
Estratégia & Posicionamento em Branded Content
Território de marca, proposta de valor, público/jornada, funil (awareness → consideração → ação) e papel do documentário na estratégia.
Aula 3
Estética, Narrativa & Direção Criativa
Definição de formatos, protagonistas e estética alinhadas a objetivos, prazos e orçamento.
Hook, ritmo, duração e versionamento (cortes por canal).
Aula 4
Desenvolvimento de Projeto & Pitch + Performance
Do conceito ao one-pager/deck e apresentação; como vender seu projeto e avaliar performance e KPIs.
Aluno
Para: artistas, documentaristas, cineastas, empreendedores, gestores de marca, campanhas ou ONG, publicitários, ativistas, profissionais de marketing, branding e social media, creators/freelancers de conteúdo.
Carga horária total – 4 encontros – 10 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.

