Ao longo de sua carreira, o cineasta Roberto Gervitz roteirizou e dirigiu filmes como Feliz Ano Velho, Jogo Subterrâneo e Prova de Coragem — todos inspirados em obras literárias de autores tão distintos quanto Marcelo Rubens Paiva, Julio Cortázar e Daniel Galera: dois romances brasileiros e um conto argentino. Cada um desses projetos trouxe desafios singulares e exigiu caminhos criativos próprios, revelando diferentes facetas do processo de adaptação literária.
Neste curso, Gervitz compartilha, com base nessas experiências, uma investigação detalhada das questões técnicas, estéticas e éticas que envolvem a transposição entre linguagens. Serão abordadas as escolhas dramatúrgicas — o que manter e o que reinventar —, a relação com autores e detentores de direitos, o trabalho com co-roteiristas, atores e editores, e a tensão entre fidelidade e invenção.
As aulas combinam análise comparada (livro × roteiro × filme), exibição de trechos, exercícios práticos e debates com os participantes.
Cronograma
Aula 1
Introdução aos Principais Temas do Curso
- O discurso literário – suas especificidades
- O discurso cinematográfico/audiovisual – inúmeras linguagens se combinam e se justapõem
- Por quê partir de um livro é algo vastamente utilizado pelo cinema?
- As diversas formas de abordar os materiais literários
- A aposta na apropriação criativa e pessoal
- Ideia original x adaptação literária
- A relação do roteirista com o autor da obra
- Uma vez finalizado, qual a relação de um filme com o livro?
- Debate com os participantes do curso
Aula 2
Feliz Ano Velho – adaptado do romance do mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva
- É nós que buscamos por um livro ou ele é que nos busca?
- A primeira leitura de Feliz Ano Velho
- O impulso x razão : por quê decidi adaptar Feliz Ano Velho?
- Marinheiro de 1ª viagem
- Escaleta?
- O caminho “caótico” da criação
- Quando senti que tinha descoberto o roteiro?
- Margens do rio encontradas – agora é navegar
- O primeiro tratamento
- A estrutura e a concepção das passagens de tempo
- As leituras de terceiros. O distanciamento necessário
- As filmagens e os cortes
- O resultado final
- Análise de uma cena do filme que está no livro e no roteiro
- Conversa com os participantes
Aula 3
Jogo Subterrâneo – adaptado do conto Manuscrito Encontrado em um Bolso, de Julio Cortázar
- Júlio Cortázar sua importância em minha vida e na literatura latino-americana
- Cortázar um grande contista
- Por que Francis Ford Coppola prefere adaptar um conto do que um romance?
- “Manuscrito Achado em um Bolso” – e as marcas do que lemos em nosso inconsciente
- A luta pelos direitos
- A minha leitura do conto e as razões que me aproximaram dele
- Distância da literatura
- O trabalho com um co-roteirista mais experiente, Jorge Durán – 1º argumento
- O 2º argumento
- Do 1º ao 5º tratamento do roteiro
- A contribuição dos atores para o roteiro (os ensaios e testes, as filmagens)
- Por que cenas inteiras ficaram de fora do filme?
- A contribuição do Editor
- Análise de uma cena que está no conto e no filme
- O resultado final frente ao conto – debate com os participantes
Aula 4
Prova de Coragem – adaptado do romance Mãos de Cavalo, de Daniel Galera
- A cada roteiro, uma nova aventura
- Quando um romance cai no seu colo
- As dúvidas em relação a fazê-lo ou não
- Um roteiro anterior
- A busca no material do livro daquilo que me dizia respeito
- A minha leitura, o conceito do filme – o diário de bordo
- A primeira imagem foi a do final
- O protagonista e as personagens
- A estrutura narrativa e a retomada dos flashbacks em outras bases
- Análise de uma cena que está no livro e no filme
- O resultado final frente à obra literária debate com os participantes
- Algumas conclusões que vale anotar
OBS: Alguns tópicos poderão mudar conforme o decorrer do curso e o nível dos participantes.
Aluno
Para: interessados, estudantes e profissionais da área cinematográfica ou literária.
Carga horária total – 4 encontros – 10 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.

