Roberto Gervitz é diretor, roteirista e produtor, nascido em 1957. Co-dirigiu o documentário clássico Braços Cruzados, Máquinas Paradas, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Leipzig e representante do Brasil no Festival de Berlim.
Adaptou e dirigiu Feliz Ano Velho, seu primeiro longa de ficção, vencedor de sete prêmios em Gramado, incluindo o de Melhor Roteiro, e sucesso de crítica e público, alcançando um milhão de espectadores.
Em seguida, escreveu e dirigiu Jogo Subterrâneo, longa-metragem coproduzido e distribuído pela Disney, com estreia mundial no Festival de San Sebastián, premiado em Palm Springs e Havana, entre outros festivais, e exibido por diversas emissoras internacionais.
Dirigiu quatro dos dez episódios da série de TV Carandiru – Outras Histórias, sob direção-geral de Hector Babenco, que alcançou recordes de audiência. Desenvolveu o projeto-piloto da série televisiva Gente Que Faz, exibida entre 1992 e 1995, com grande popularidade e mais de 150 filmes produzidos, dos quais 80 dirigidos por Gervitz.
Escreveu e dirigiu o longa Prova de Coragem, que teve estreia mundial na competição oficial do Festival de Montreal. Atualmente, realiza Na Dança! Doc, documentário sobre mestres da dança que deixaram seus países de origem para reconstruir suas vidas no Brasil.
Gervitz foi professor da Escola de Cinema GV-Paulínia, ministrou cursos e oficinas no MIS – Museu da Imagem e do Som, e integra o Conselho Administrativo da Cinemateca Brasileira.
