A Flip esse ano vai ficar mais robusta com o acréscimo de mais uma evento em sua programação, a Casa do Autor Roteirista, por uma iniciativa do escritor e roteirista Newton Cannito.
O evento composto por mesas de debates com escritores, roteiristas e atores de TV e de cinema, exibição de filmes, lançamentos de livros e exposição de material iconográfico, acontece no momento em que se discute a importância do autor na expansão do audiovisual brasileiro, estimulada pela Lei da TV Paga, em vigor desde setembro de 2012.
A ideia da Casa partiu de um sonho antigo de Newton Cannito (“9mm”), ex-secretário do Audiovisual e cocurador do simpósio, junto com a escritora e autora de telenovelas Thelma Guedes (“Cordel encantado”) e o escritor Eromar Bomfim (“O olho da rua”).
A programação cobrirá todos os aspectos da criação literária dentro do audiovisual nacional. O evento de abertura, no dia 4, é um encontro com o diretor de cinema e TV Luiz Fernando Carvalho (da minissérie “A Pedra do Reino” e do filme “Lavoura arcaica”), convidado para falar sobre a relação de sua obra com a literatura. Cannito quer mostrar que o audiovisual pode ser visto como literatura expandida:
Segundo Cannito, “o roteirista é, antes de tudo, um autor de criação literária. Especializado em audiovisual, mas antes de tudo, um criador literário”.
Newton Cannito é professor dos cursos de Teledramartugia: Série e Novelas e Autobiografia, Fabulação e Humor, no Centro Cultural b_arco.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/uma-casa-para-autor-roteirista-8717192#ixzz2WarfZGlb

