20/7 a 3/8 – Exposição “AQUILO QUE ABRAÇA”, de Joalheria Contemporânea Brasileira

20/7 a 3/8 – Exposição “AQUILO QUE ABRAÇA”, de Joalheria Contemporânea Brasileira

EXPOSIÇÃO “AQUILO QUE ABRAÇA”
De Joalheria Contemporânea Brasileira

Curadoria: Miriam Andraus Pappalardo e Renata Porto

A joalheria contemporânea se apropria do mesmo discurso da arte em sua concepção, construção e questionamentos. O conceito, o processo de investigação, a intenção e o contexto em que cada projeto é concebido, diferencia sua criação das outras praticas da joalheria. Trabalhos que surgem a partir de pesquisa, reflexão e diálogo entre autor, matéria e pensamento.

A joalheria contemporânea, também chamada de arte-joalheria, teve seu inicio como um movimento europeu e vem crescendo e se alastrando pelo mundo desde os anos 60. No exterior, inserida em universidades e galerias, podemos acompanhar o crescimento de artistas que se expressam através da joalheria.

Na América Latina, importantes movimentos vêm acontecendo em diferentes países. México organizou um grande encontro em 2010 chamado “Gray Area”, Argentina organiza um simpósio itinerante, chamado “En Construccion”, que já está em sua 3ª edição, percorrendo diferentes países da América do Sul, além de organizar uma Bienal que ano que vem já estará em sua terceira edição. Todos perguntam pelo Brasil, aparecemos ainda muito timidamente, através de participações quase sempre independentes, levando pouco a pouco nosso trabalho para o exterior.

A possibilidade de poder juntar tantos artistas joalheiros, de várias gerações e diferentes partes do Brasil, em uma única mostra, inicialmente apresentada em Buenos Aires, durante a II Bienal Latinoamericana de Joyería Contemporánea, e agora exposta na Galeria Virgílio, em São Paulo, pretende dar mais voz à arte-joalheria brasileira.

Serviço
De 20 de julho a 3 de agosto de 2019.
ABERTURA – Dia 20 de julho (sábado) – 10H
Visitação aberta ao público: Segunda a sexta – 10h às19h Sábado – 11h às 17h

Galeria Virgilio
Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros
São Paulo / SP CEP: 05415-020
55 11 3062-7339
www.galeriavirgilio.com.br

Facebook: Galeria Virgilio

Instagram: @galeria_virgilio

Fechar Menu
Close Panel