Reproduzimos aqui parte do texto de Marcelino Freire “Balada do Esquecimento” publicada em seu blog no dia 16/09, para reafirmar que a Balada Literária acontece há oito anos em São Paulo. Um dos locais onde ela é realizada é no Centro Cultural b_arco. Marcelino também é professor da Oficina Literária no b_arco desde 2006.
“Agradeço a todos que enviaram mensagens via Face, por e-mail. Quem ligou para mim. Inclusive o próprio pessoal da Pauliceia Literária. Pedindo desculpas, reafirmando linhas e condutas, enfim, assado. Para quem ainda não sabe do que se trata, explico: saiu matéria no Estado de S. Paulo de sábado passado sobre o Pauliceia, cuja primeira edição acontece esta semana. Lá saiu escrito no primeiro parágrafo: “uma das cidades com mais oferta cultural do País, São Paulo não tinha, ainda, um festival literário como os que são realizados em Paraty, Ouro Preto, Santos ou São Francisco Xavier. O Pauliceia Literária, que começa na quinta-feira, dia 23, vem preencher essa lacuna”. Mas qual lacuna? Eu me pergunto. A própria jornalista, que assinou a reportagem, Maria Fernanda Rodrigues, sabe disto. Ave! A Balada Literária acontece há oito anos. E não é a primeira vez em que esse tipo de lapso acontece.”
Esse ano a Balada entra na sua oitava edição com muitas novidades no cenário literário na cidade de São Paulo, com a presença de vários autores de diversas regiões do País. Aguarde!
