O designer gráfico Rico Lins renova a marca do B_arco.

Neste ano o Centro Cultural B_arco completa oitos anos, voltados à pesquisa e ao debate das novas formas de pensar a arte e seu contexto histórico-cultural, os irmãos Jiddu, Gabriel e Pablo Pinheiro, filhos do artista plástico Osmar Pinheiro, mentor do B_arco, falecido em 2006, à frente desse Centro Cultural perceberam que havia chegado a hora do ponto de virada.
Segundo Gabriel Pinheiro, estar atento às inovações do mundo e proporcionar ao público uma marca forte e contemporânea é imprescindível para que os públicos e ou futuros públicos tenham uma percepção adequada do que é o B_arco.
Para Jiddu, normalmente as mudanças de uma marca acontecem como na vida pessoal. Com o tempo, perdemos a musculatura do corpo e com uma empresa não é diferente. Fortalecer a marca do B_arco é fortalecer a musculatura de uma instituição já devidamente consolidada.
Como a decisão de renovar a marca, a escolha de quem caberia à recriação não foi nem um obstáculo, o premiado e reconhecido internacionalmente, Rico Lins, ganhador do 1º Prêmio Concurso Cartazes/XXI Bienal Internacional de São Paulo e criador de tantas obras como a capa do catálogo da peça de teatro dirigida por David Mamet, já estava na cabeça dos irmãos Pinheiro.
Senti uma grande empatia pelo seu trabalho, diz Gabriel desde que conheceu o portfólio do Lins, ao apresentá-lo ao B_arco por ocasião de um projeto artístico. Ele sabia que um dia Lins seria o responsável pela renovação da marca quando chegasse a hora.
logo bege
A nova marca já está sendo usada em todas as peças desde o dia 14 de julho.  E em conversa sobre a recriação com Rico Lins, ele comentou: “Muitas vezes, logos criados logo no início de uma empresa não conseguem levar em conta as necessidades futuras de comunicação e seus desdobramentos, mas se mantém vivos por razões, sobretudo afetivas e acabam limitando a possibilidade de expansão e reconhecimento. No caso do B_arco foi ficando evidente que o logo original não respondia mais a todas as demandas que naturalmente foram surgindo”.
Sobre o novo conceito Lins declarou, “Buscou-se uma marca simples e tipográfica, que dialogasse melhor com as peças de comunicação impressa e eletrônica exigidas atualmente e reforçasse a presença e reconhecimento do B_arco junto a seus públicos.
Mais que um logo, definiu-se um sistema de comunicação com mais personalidade. Sobre os aspectos que foram reforçados com a nova marca ele respondeu:  “ Sem perder a referencia direta à grafia do nome definida pelo logo original, reforça a percepção de solidez, dinamismo e profissionalismo que marcam a atuação do B_arco no mercado”.
 
Sobre Rico Lins Segundo o curador Agnaldo Farias, “A obra gráfica de Rico Lins demonstra como são imprecisos os limites entre a arte e o design. Mais ainda: arte e vida”.
Carioca, designer, diretor de arte, ilustrador e educador, Rico Lins acumula extensa carreira de atividades profissionais e didáticas para instituições e empresas de destaque, tanto no cenário brasileiro como internacional. Graduou-se em desenho industrial pela esdi-Rio em 1976 e recebeu o Diplome d’Études Approfondies em artes plásticas pela Université de Paris viii, em 1981. Em 1987, obteve o título de Master of Art pelo Royal College of Art, Londres. Atuou nos últimos 30 anos entre Paris, Londres, Nova York, Rio de Janeiro e São Paulo, em projetos para empresas como CBS Records, Time Warner, New York Times, Newsweek, MTV, Le Monde, Centre Pompidou, TV Globo, Editora Abril, Zoomp, Natura, SESC, entre muitas outras. Saiba mais
 
Das peças criadas por Rico Lins destacamos:
Capa revista Bravo Rico Lins Big Rico Lins Seja Marginal Seja Heroi

Fechar Menu
Close Panel