Um dos maiores nomes da arte abstrata do século 20, Hans Hartung (1904-1989), pintor e gravurista franco-alemão, terá seu trabalho revelado ao público brasileiro em uma retrospectiva artística com 162 obras. A exposição acontecerá entre 7 de novembro e 12 de janeiro de 2015 no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo.

A obra do artista plástico Hans Hartung (1904-1989) é marcada por traços decididos, cores vivas e, sobretudo, gestos marcantes – mais planejados no início de sua carreira, mais espontâneos ao final. Iniciada nos anos 1920, quando realiza sua primeira exposição, interrompida pela Segunda Guerra Mundial, em que lutou pela Legião Estrangeira francesa, retomada após o fim dos conflitos e radicalizada até as décadas finais de sua vida, a produção artística de Hartung combina algumas tendências diferentes e muitos métodos de produzir arte.

A produção do pós-guerra é que torna Hans Hartung mais conhecido. Nesse período, especialmente, seu nome é associado ao tachismo. A palavra tache, em francês, significa mancha. O movimento é o equivalente europeu ao expressionismo abstrato norte-americano. Ainda durante esta retomada, em 1946, participa de várias exposições de grupos, tendo suas telas exibidas ao lado de obras de Kandinsky, Magnelli, Delaunay e também Mondrian no Salon des Réalités Nouvelles.
Serviço:
Hans Hartung – Oficina do Gesto
de 07 de novembro de 2014 a 12 de janeiro de 2015
de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo.
Curadoria: Fundação Hartung-Bergman
Veja mais aqui.
\blog
- 24 de outubro de 2014
