[ESGOTADO] A Criação do Personagem

com
Marcelo Gomes
> Ferramentas de construção de um personagem no audiovisual, do roteiro à montagem

/data

8 a 17 de setembro de 2020

terças e quintas, das 17h às 19h30

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

 

 

 

O objetivo do curso é fornecer ferramentas que ajudam no processo de esculpir um personagem, com solidez para que a criatura seja exatamente como deseja o criador. Essas ferramentas para a construção do personagem passam por 4 diferentes estágios: elaboração do roteiro, os ensaios, a filmagem e a montagem.

Não importa o gênero ou o estilo do filme, o universo, ou o plot, o personagem é que dará a emoção para o filme.  Não há história que se sustente sem um personagem. O desafio de construção do personagem, como sabemos, começa no roteiro. Mas não se constrói um personagem original na primeira versão do roteiro. Pelo contrário, como um bom vinho, o personagem vai se maturado a cada escritura, revelando suas contradições, nos surpreendendo e, finalmente, nos emocionando.

Mas a construção da criatura-personagem não termina no roteiro. Ela apenas começa ali. Por enquanto, o personagem está no papel. Agora precisa tomar corpo. Chegamos ao momento de selecionar a atriz ou ator e de novo esculpir essa persona. Agora de carne e osso: a fisicalidade, forma de falar, ouvir e, principalmente, a forma de sentir. Nesse momento, é necessário várias mudanças e ajustes no que estava no papel. Depois dos ensaios, chegamos nas filmagem onde esses ajustes continuam acontecendo. A cada cena descobrimos novos nuances que vão alterar essa construção. E finalmente, na montagem, chegamos no momento de reescrever o personagem a partir do material já existente.

Durante suas aulas de roteiro e laboratórios de desenvolvimento de projetos, Marcelo Gomes observou que a questão da construção de personagem é o calcanhar de Aquiles de muitos projetos que não conseguem realizar uma narrativa consistente. Baseados nas suas experiências ele desenvolveu um curso onde as ferramentas para o desenvolvimento de um personagem são a principal matéria de estudo, este laboratório recolhe mais de 15 anos de experiência de Marcelo Gomes como roteirista, consultor de roteiros e tutor em laboratórios diversos como Ibermedia, BrLAb (São Paulo, Brazil), Tres Puertos (Mexico), e no Centro de Narrativas Audiovisuais do Instituto Dragão do Mar (Fortaleza, Brasil).

 

 

Cronograma

Aula 1  – O personagem e sua gênese

Conhecer um personagem: Processos de aproximação.
Elaboração das necessidades emocionais do personagem.
A construção da gênese.
A biografia emocional e seus detalhes.
Como chegar a um protagonista que o público se identifique.
A necessidade de empatia e simpatia ao esculpir um personagem.

 

Aula 2  – O personagem, seus conflitos e seu encontro com o real

Uso de contradições internas para tornar as suas personagens únicas.
Exercícios de compreensão das motivações do personagem.
Consciente e inconsciente do personagem.
A pesquisa de campo. A descoberta do universo.
Diálogos – a forma de falar.
A poética do cotidiano. O olhar antropológico.

 

Aula 3  – O personagem e o corpo

O personagem e o ator – As necessidades físicas.
Técnicas de ensaio e improvisação – Senso de observação do diretor.
Preparação – os ensaios – do papel à corporalizarão. Escolha do elenco e direção de ator – Temperatura de interpretação.
A relação personagem e locação. Dinâmicas interessantes entre as personagens e o seu entorno.
A direção cinematográfica e o personagem. A decupagem e o personagem – Como mostra-lo.

 

Aula 4  – O personagem se transmutando

A relação do personagem com a fotografia, arte e figurino.
A filmagem e a incorporação – O além do pensado. O lugar do acaso.
A solidificação do personagem e seu tempo emocional interno – a montagem.

 

 

Aluno

Para: roteiristas/diretores com dificuldade de desenvolver personagens com contornos definidos que habitem suas histórias. Autores que querem desenvolver filmes onde os personagens são os vetores principais da história e que querem construir personagens complexos e emocionantes (arquétipos e não estereótipos) que dão sustentação a história.Atores que querem entender melhor a construção de um personagem nas diferentes fases que passa um filme.

Carga horária total – 4 encontros – 10 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

sobre o professor

Professor

  • Marcelo Gomes
    Marcelo Gomes é diretor de cinema e roteirista. Seu primeiro longa-metragem, "Cinema, Aspirinas e Urubus", foi premiado na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2005, além de ser considerado o melhor filme da 29ª Mostra Internacional de São Paulo e melhor filme de 2005 pela Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. O segundo longa, dirigido em parceria com Karim Aïnouz, "Viajo porque preciso e volto porque te amo", estreou no Festival de Cinema de Veneza/2009 e também foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais. Em 2010 filmou "Era uma vez, eu Verônica", lançado no segundo semestre de 2012. Neste mesmo ano, co-dirigiu com Cao Guimarães o longa-metragem "O Homem das Multidões", que estreou no Festival de Berlim em 2014. Seu filme "Joaquim" foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Berlim em 2017. Seu último filme é o documentário "Estou me guardando para quando o carnaval chegar", que estreou em 2019 no Festival de Berlin (Panorama Dokumenta), ganhou o prêmio da crítica no festival É tudo verdade.