A Dimensão Estética na Obra de Andrei Tarkovski

com
Bianca Dias
> Aspectos poéticos e políticos a partir do diálogo com a psicanálise e filosofia.

/data

29 e 30 de setembro de 2021

quarta e quinta, das 19h às 21h

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

O curso visa trabalhar os aspectos poéticos e políticos da obra de Tarkovski a partir do diálogo com a psicanálise e filosofia. A produção do cineasta conjuga uma ética e uma estética que problematiza os modelos tradicionais de cinema e, com isso, seus filmes nos possibilitam pensar outras estruturas na construção da imagem.

 

Cronograma

Aula 1: história do cinema de Tarkovski e estratégias fílmicas e poéticas.

Aula 2: o silêncio, o espanto, a relação com a memória na produção de imagens fílmicas.

Aluno

Carga horária: 2 encontros – 4h

Público-alvo:  artistas, cineastas, críticos de cinema, jornalistas, psicanalistas é demais interessados no tema.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Sem problemas, nós enviamos a gravação da aula no dia seguinte, por email, em links pessoais e intransferíveis que ficam disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

*Todos os cursos do b_arco oferecem certificado de aproveitamento, com detalhamento de carga horária, que são enviados por email 1 semana após o encerramento do curso.

 

sobre o professor

Professor

  • Bianca Dias
    Bianca Dias é Psicanalista, escritora, ensaísta e crítica de arte, atua no território multidisciplinar da psicanálise, literatura, filosofia, teoria e prática artística. Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2017). Especialista em História da Arte pela Faculdade Armando Alvares Penteado - FAAP (2011). Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES (2002). Fundou e coordenou o Núcleo de Investigação em Arte e Psicanálise do Instituto Figueiredo Ferraz - IFF (Ribeirão Preto/SP 2012-2015). Participou do grupo Redes de Pesquisas Escritas da Experiência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Coordena o Projeto de Cinema e Psicanálise Cine-Cult USP Ribeirão Preto, em parceria com o Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade - CLIN-A.