O objetivo do curso é ampliar o repertório dos alunos sobre as maneiras de se ver um filme e de pensar, a partir dele, sobre o mundo. Para tanto, vamos apresentar modos de análise e interpretação de filmes em paralelo com alguns conceitos filosóficos. Numa aula sobre um filme de Tarantino, por exemplo, vamos fazer o seguinte percurso: 1) descrever os elementos principais do filme visto (enredo, fotografia, montagem, assim por diante); 2) comentar e indicar algumas das análises e interpretações já feitas sobre a filmografia do diretor em artigos, ensaios e livros; 3) analisar e interpretar uma ou mais cenas representativas do filme; 4) ver que características dessas cenas permitem trabalhar temas da filosofia (por exemplo, o pós-modernismo); 5) sugerir como tais temas podem revelar aspectos do mundo contemporâneo.
Cronograma
Aula 1 – DAVID LYNCH
Filme: A Estrada Perdida (de David Lynch)
Autores relacionados: René Descartes, Jacques Lacan, Slavoj Zizek
Temas: sujeito, sonho, imaginário
Aula 2 – ALFRED HITCHCOCK E LARS VON TRIER
Primeira parte da aula – filme Um corpo que cai (de Alfred Hitchcock)
Autores relacionados na primeira parte: Aristóteles, Jacques Rancière, Ismail Xavier, Slavoj Zizek
Temas da primeira parte: amor, moral, culpa, pecado
Segunda parte da aula: filme Melancolia (de Lars von Trier)
Autores relacionados na segunda parte: Platão, Aristóteles, Sigmund Freud, Erwin Panofsky
Temas da segunda parte: melancolia, genialidade, distopia
Aula 3 – ROBERTO ROSSELLINI E JEAN-LUC GODARD
Primeira parte da aula: filme Europa 51 (de Roberto Rossellini)
Autores relacionados na primeira parte: André Bazin, Walter Benjamin, Gilles Deleuze, Henri Bergson, Jacques Rancière
Temas na primeira parte: imagem, imagem-tempo, cinema moderno, trauma
Segunda parte da aula: filme Alphaville (de Jean-Luc Godard)
Autores relacionados na segunda parte: Platão, Aristóteles, Gilles Deleuze, Georges Didi
Huberman, Immanuel Kant, Pascal, Jacques Rancière, Mark Cousins, Antoine de Baecque
Temas na segunda parte: amor, a poética clássica, beleza, sublime, moderno, vanguarda.
Aula 4 – QUENTIN TARANTINO
Filme A Prova de Morte (de Quentin Tarantino)
Autores relacionados: Jürgen Habermas, Andreas Huyssen, Fredric Jameson, Josef Früchtl, Pascal
Bonitzer, Mark Cousins
Temas: moderno, pós-moderno.
Aluno
Interessados em cinema, filosofia e na relação entre os dois. A prioridade da abordagem será para quem não tem formação específica nas duas áreas, mas com desenvolvimentos e conclusões que podem interessar aos que tem formação específica.
carga horária total – 4 encontros – 10 horas
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Sem problemas, nós enviamos a gravação da aula no dia seguinte, por email, em links pessoais e intransferíveis que ficam disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.
*Todos os cursos do b_arco oferecem certificado de aproveitamento, com detalhamento de carga horária, que são enviados por email 1 semana após o encerramento do curso.
*O b_arco não disponibilizará os filmes abordados nas aulas.