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A Filosofia no Cinema. O Cinema na Filosofia.

com
Daniel Augusto
> Análise e interpretação de filmes em paralelo com alguns conceitos filosóficos

/data

5 a 8 de julho de 2021

segunda a quinta, das 19h às 21h30

/categoria

curso online - pensamento

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

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    /conteúdo

    O objetivo do curso é ampliar o repertório dos alunos sobre as maneiras de se ver um filme e de pensar, a partir dele, sobre o mundo. Para tanto, vamos apresentar modos de análise e interpretação de filmes em paralelo com alguns conceitos filosóficos. Numa aula sobre um filme de Tarantino, por exemplo, vamos fazer o seguinte percurso: 1) descrever os elementos principais do filme visto (enredo, fotografia, montagem, assim por diante); 2) comentar e indicar algumas das análises e interpretações já feitas sobre a filmografia do diretor em artigos, ensaios e livros; 3) analisar e interpretar uma ou mais cenas representativas do filme; 4) ver que características dessas cenas permitem trabalhar temas da filosofia (por exemplo, o pós-modernismo); 5) sugerir como tais temas podem revelar aspectos do mundo contemporâneo.

     

    Cronograma

    Aula 1 – DAVID LYNCH

    Filme: A Estrada Perdida (de David Lynch)
    Autores relacionados: René Descartes, Jacques Lacan, Slavoj Zizek
    Temas: sujeito, sonho, imaginário

     

    Aula 2 – ALFRED HITCHCOCK E LARS VON TRIER

    Primeira parte da aula –  filme Um corpo que cai (de Alfred Hitchcock)
    Autores relacionados na primeira parte: Aristóteles, Jacques Rancière, Ismail Xavier, Slavoj Zizek
    Temas da primeira parte: amor, moral, culpa, pecado
    Segunda parte da aula: filme Melancolia (de Lars von Trier)
    Autores relacionados na segunda parte: Platão, Aristóteles, Sigmund Freud, Erwin Panofsky
    Temas da segunda parte: melancolia, genialidade, distopia

     

    Aula 3 – ROBERTO ROSSELLINI E JEAN-LUC GODARD

    Primeira parte da aula: filme Europa 51 (de Roberto Rossellini)
    Autores relacionados na primeira parte: André Bazin, Walter Benjamin, Gilles Deleuze, Henri Bergson, Jacques Rancière
    Temas na primeira parte: imagem, imagem-tempo, cinema moderno, trauma
    Segunda parte da aula: filme Alphaville (de Jean-Luc Godard)
    Autores relacionados na segunda parte: Platão, Aristóteles, Gilles Deleuze, Georges Didi
    Huberman, Immanuel Kant, Pascal, Jacques Rancière, Mark Cousins, Antoine de Baecque
    Temas na segunda parte: amor, a poética clássica, beleza, sublime, moderno, vanguarda.

     

    Aula 4 – QUENTIN TARANTINO

    Filme A Prova de Morte (de Quentin Tarantino)
    Autores relacionados: Jürgen Habermas, Andreas Huyssen, Fredric Jameson, Josef Früchtl, Pascal
    Bonitzer, Mark Cousins
    Temas: moderno, pós-moderno.

     

    Aluno

    Interessados em cinema, filosofia e na relação entre os dois. A prioridade da abordagem será para quem não tem formação específica nas duas áreas, mas com desenvolvimentos e conclusões que podem interessar aos que tem formação específica.

    carga horária total – 4 encontros – 10 horas

    *Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Sem problemas, nós enviamos a gravação da aula no dia seguinte, por email, em links pessoais e intransferíveis que ficam disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

    *Todos os cursos do b_arco oferecem certificado de aproveitamento, com detalhamento de carga horária, que são enviados por email 1 semana após o encerramento do curso.

    *O b_arco não disponibilizará os filmes abordados nas aulas.

     

     

    sobre o professor

    Professor

    • Daniel Augusto
      Daniel Augusto é diretor de cinema e televisão, Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo e Doutor em Filosofia na mesma instituição. Em março de 2019, lançou o longa-metragem Albatroz, com Alexandre Nero, Andrea Beltrão, Camila Morgado, Maria Flor, Andrea Horta, entre outros. Antes desse filme, dirigiu o longa ficcional Não pare na pista (2014) e o longa documentário Amazônia desconhecida (2013, este em parceria com outro diretor). Seu curta-metragem O Sinaleiro (2015) participou da mostra competitiva de festivais renomados, como Toronto, NYFF (New York Film Festival, organizado pela Lincoln Center Film Society), Brasília, Huelva, entre outros. Na televisão, em 2018, lançou no canal Arte 1 a série O tempo e a música – depois do fim da canção, com apresentação de Arthur Nestrovski e José Miguel Wisnik. Um ano antes, lançou a série Incertezas Críticas, para a qual entrevistou pensadores fundamentais do mundo contemporâneo, como Noam Chomsky, Jacques Rancière, Zygmunt Bauman, entre outros. Antes disso, dirigiu séries documentais (Mapas urbanos, Lutas.doc), documentários (Fordlândia), outros curtas e mais de 300 programas de TV. Sua dissertação de mestrado é sobre João Guimarães Rosa e foi orientada por José Miguel Wisnik. Seu doutorado é sobre Éric Rohmer, com orientação de Olgária Matos. Recentemente, lançou seu primeiro romance, Nem o sol nem a morte, publicado pela Editora Nós.

    horário de atendimento

     Segunda a sexta, das 10h às 19h.

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