Regina Silveira (Porto Alegre, RS, 1939) e Julio Plaza (Madri, Espanha, 1938 – São Paulo, Brasil, 2003), atuaram intensamente no ambiente das artes nos anos 1970, contribuindo para o estabelecimento e o debate sobre a Arte Conceitual, no Brasil. Seu pensamento trouxe fundamentação teórica; sua produção materializou e difundiu ideias; a docência ampliou as discussões sobre o fazer artístico junto às novas gerações. A ideia do curso Arte Conceitual nos anos 1970 é trazer à tona as produções dos dois artistas, individualmente ou em conjunto, durante os anos 1970, e as redes que ambos criaram e constituíram, nesse âmbito, para uma reflexão sobre a arte conceitual no Brasil. Fruto da pesquisa de pós-doutorado, em andamento, da profa. Dra. Daniela Maura Ribeiro, junto ao Instituto de Artes da Unesp, o curso está estruturado em quatro aulas nas quais serão discutidas desde a produção dos artistas em serigrafia, dos anos de 1971-73, com o uso da imagem fotográfica, –uma prática comum pelos artistas conceituais, em geral, remetendo à Pop-Art –, passando pela organização e participação em exposições de Arte Postal, como Creación, creation.., organizada em 1972, por Julio Plaza, com a colaboração de Regina Silveira, em Porto Rico, possivelmente uma das primeiras internacionais do gênero; e de exposições no Museu de Arte Contemporânea da USP – MAC-USP, entre 1974 e 1977; a realização de livros de artista como Poemóbiles (1974), Caixa Preta (1975) e Reduchamp (1976), de Julio Plaza em parceria com o poeta Augusto de Campos, e Brazil Today (1977), de Regina Silveira; até a realização de obras em videoarte. Leve-se em conta que o uso da fotografia na serigrafia, a realização de livros de artista, a parceria com poetas e com o universo da poesia visual, a prática do envio de obras por correio (arte postal/mail art), o museu visto como palco de experimentações e a utilização do vídeo como forma de arte são estratégias da arte conceitual, praticadas por artistas conceituais. Este é o caso de Regina Silveira e Julio Plaza, muito atuantes nesse contexto, como será visto no curso. Assim, para os interessados no tema e para os amantes da arte conceitual e das obras dos artistas Regina Silveira, de renome internacional, e de Julio Plaza, que teve importante atuação também no campo da arte e tecnologia, o curso será uma oportunidade de reflexão, debate e troca de informações, tornando viva a discussão sobre um período tão importante da história da arte contemporânea brasileira.
Cronograma
Aula 1: A produção dos artistas Regina Silveira e Julio Plaza em serigrafias tanto álbuns como avulsas, dos anos de 1971 a 1973, realizadas na Universidade de Porto Rico – Recinto Universitário de Mayagüez – RUM, com o uso da imagem fotográfica, por exemplo: Álbum e serigrafias avulsas da série Middle Class & Co., 1971-72, e Three Proposals for a Junk Yard, 1973, de Regina Silveira; In.for.ma.tion, Event e São Paulo 21/12/70 6,00 p.m, todas de 1972, de Julio Plaza. Estas além de Edições On/off – Série didática, Técnica do pincel 1,2,3,4,5, de Julio Plaza e Regina Silveira, realizadas no Brasil;
Aula 2: Organização e participação em exposições de Arte Postal, primeiramente Creación, creation…, organizada por Julio Plaza com a colaboração de Regina Silveira, na Sala de Arte do Recinto Universitário de Mayagüez, em 1972, provavelmente a primeira internacional de arte postal, e Printed in Brazil, 1978, organizada por Regina Silveira e, entre 1974 e 1977, de exposições no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC-USP, durante a gestão de Walter Zanini, como a Prospectiva’74 e Poéticas Visuais, 1977, com curadoria de Julio Plaza e participação dele próprio e Regina Silveira como artistas, entre outros;
Aula 3: Livros de artista como Poemóbiles (1974), Caixa Preta (1975) e Reduchamp (1976), de Julio Plaza em parceria com o poeta Augusto de Campos, e Brazil Today, 1977, de Regina Silveira;
Aula 4: Realização de obras em videoarte: vídeos Objetoculto, (0:59 min, p/b, sem som), Artifício (1:22 min, p/b, sem som) e Campo (2:34 min, p/b, sem som), todos datados de 1977, e Videologia, 1978 (2:26 min, p/b, sem som), de Regina Silveira; Câmara Obscura, 1977 (04:06 min., p/b, com som), Descanso 3’(2:58 min, p/b, sem som), 1978, e neste mesmo ano, o fragmento de vídeo (4 Fragmentos de vídeo) onde Plaza escreve em um quadro negro a frase “O artista verdadeiramente revolucionário não se enquadra em nenhuma ideologia”, (0:50 min, p/b, com som).
Alunos
Carga horária: 4 encontros – 10h
Público-alvo: Aberto a todos os interessados.
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Fique tranquilo! As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, por e-mail, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.