O sistema da arte contemporânea no Brasil viveu em anos recentes um período de grande dinamismo e expansão, quando foram observados a multiplicação de equipamentos culturais e espaços independentes, residências e publicações e o crescimento do mercado de arte, movimento impulsionado por políticas e investimentos, públicos e privados, gerando oportunidades, impondo desafios e exigindo uma crescente profissionalização dos agentes que atuam no setor. É difícil avaliar de que forma e em que medida tal dinamismo beneficiou os artistas, o elo mais importante e ao mesmo tempo mais frágil do sistema, mas é certo que o período de grande dinamismo impulsionou processos de profissionalização e internacionalização.
Desde 2015 o cenário se tornou bem menos favorável. À crise econômica e a diminuição dos investimentos em cultura, soma-se o programa de desmantelamento e destruição de instituições e políticas culturais, colocado em marcha pelo governo federal em 2019. Em 2020, a pandemia da covid-19 atinge em cheio o setor cultural, gerando uma crise sem precedentes e de extensão imprevisível.
Nesse contexto absolutamente adverso, em que a arte assume um papel fundamental, e ao mesmo tempo os meios de produção e circulação são poucos, estão indisponíveis, inacessíveis e/ou em franca transformação, gostaríamos de propor um curso voltado prioritariamente a artistas visuais, com objetivo de oferecer ferramentas que contribuam para a reflexão crítica e para a atuação em um sistema da arte em plena crise e reconfiguração, com foco em estratégias de desenvolvimento de carreira, inserção profissional, circulação e internacionalização.
*Este curso tem como ponto de partida o trabalho realizado coletivamente em 2018, e que deu origem ao Guia do Artista Visual, Profissionalização e Internacionalização, publicado pelo então Ministério da Cultura. Retomaremos e atualizaremos alguns pontos-chave deste trabalho, considerando as transformações e desafios impostos pelo atual contexto da crise do coronavírus, tendo por objetivo contribuir para o desenvolvimento, profissionalização e internacionalização dos artistas visuais.
Cronograma
Aula 1 – Os artistas, as instituições e o mercado
O primeiro encontro busca contextualizar o funcionamento do sistema da arte e a dinâmica de suas diferentes instâncias, desde a emergência da arte contemporânea até seu desenvolvimento recente devido às transformações em curso acarretadas por uma nova leva de visibilidade dos movimentos sociais. Busca-se, portanto, compreender as interdependências e as tensões existentes nas relações entre os artistas e as esferas de legitimação e de comercialização. A partir de observações da dinâmica do campo da arte nos últimos meses discutiremos o que permanece e o que se alterou no mundo da arte.
Aula 2 – Planejamento e gestão de carreira
Neste encontro discutiremos a importância do arquivo e as melhores formas organizar e produzir informações sobre seu trabalho: imagens das obras; elaboração de textos autorais (currículo e mini bio); como organizar um portfólio para apresentação de projetos para bolsas, prêmios e residências; como enviar ofertas para possíveis compradores e como organizar visitas no ateliê (virtuais e presenciais). Também falaremos sobre as melhores formas de disponibilizar todo este conteúdo online e offline e de estar presente nas redes sociais.
Aula 3 – Novos modelos, tendências e oportunidades vigentes 1
A pandemia do coronavirus acelerou a revisão de um modelo de funcionamento do sistema da arte há muito considerado insustentável, e tem dado lugar a novas práticas, formas de trabalho e colaboração, entre artistas, coletivos, galeristas, instituições, espaços independentes. Também tem motivado agentes públicos e privados a lançarem iniciativas de auxílio emergencial a artistas e fomento à produção artística. Neste encontro discutiremos, a partir de exemplos concretos, as transformações e tendências observadas, e também políticas públicas instauradas e iniciativas vigentes.
Aula 4 – Novos modelos, tendências e oportunidades vigentes 2: internacionalização
A internacionalização é elemento intrínseco da arte contemporânea. Neste encontro discutiremos a importância, as formas, as razões e os passos necessários para a internacionalização dos artistas e de sua produção e os desafios que se apresentam no contexto atual, no qual viagens internacionais estão restritas, as plataformas digitais conquistam protagonismo crescente e os modelos profissionais estão sendo revistos.
Aluno
Público-alvo: Artistas, profissionais que atuam no sistema das artes visuais, estudantes, professores e pesquisadores.
Carga horária total: 4 encontros – 8 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.