A memória é uma das principais matérias-primas de toda literatura, seja ela próxima à realidade ou ficcional. Muitas obras apoiam-se nesse material tão frágil, cheio de lacunas, e é com elas que o escritor deve lidar quando transforma a vida em narrativa. Num momento em que o presente parece suspenso e vive-se buscando um passado mais inocente, o curso vai tratar das possibilidades e limitações que a memória oferece ao autor, com ênfase nos gêneros não-ficcionais, como memoirs, diários, autobiografias, biografias e obras híbridas. Das recordações pessoais às coletivas, as aulas tratarão do papel da memória em vários tipos de manifestação literária, como ordenação da experiência ou testemunho político, de Drummond a Primo Levi, de Natalia Ginzburg a Maya Angelou.
Cronograma
1ª aula – A primeira memória e o mito de formação: a importância da primeira memória para a formação do escritor, como mito fundador. O lugar dos memoirs de infância na literatura, de Graciliano Ramos e Drummond a Maya Angelou e Isabela Figueiredo. Os buracos e invenções na história infantil.
2ª aula – A memória familiar: um histórico dos memoirs de família, exemplos de autores que marcaram o gênero, como Natalia Ginzburg e Zélia Gattai, e o valor da experiência geracional na compreensão do hoje.
3ª aula – As lacunas da memória: as possibilidades e armadilhas da natureza falha das recordações. Os traumas e os esquecimentos pessoais e coletivos, com os escritos de Marcel Proust e Katja Petrowskaja. O que significa o não lembrar? O que representam as lembranças que sobram? Na narrativa, é preciso preencher as lacunas?
4ª aula – A memória coletiva: o papel da literatura para evitar o apagamento de injustiças históricas. Os diários de homens e mulheres escravizados, os registros do Holocausto e as páginas que relembram as ditaduras latino-americanas. Um passeio pelos escritos de Paolo Rossi e Jeanne Marie Gagnebin sobre o assunto.
Aluno
Carga horária total: 8h – 04 encontros
Para: Todos os interessados em literatura, sejam eles aspirantes a escritor (que desejam aplicar os conhecimentos discutidos no curso em seus livros) ou leitores empenhados (que queiram ler suas obras preferidas com mais consciência, compreendendo as decisões tomadas pelo autor). E todos que se interessem pelo papel da memória na literatura.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Sem problemas, nós enviamos a gravação da aula no dia seguinte, por email, em links pessoais e intransferíveis que ficam disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.
*Todos os cursos do b_arco oferecem certificado de aproveitamento, com detalhamento de carga horária, que são enviados por email 1 semana após o encerramento do curso.
Bibliografia:
Afetos Ferozes, de Vivian Gornick
Becos da Memória, de Conceição Evaristo
É Isto Um Homem?, de Primo Levi
Esquecer para Lembrar, de Carlos Drummond de Andrade
Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
Incidentes na Vida de uma Menina Escrava, de Harriet Ann Jacobs
Infância, de Graciliano Ramos
Lembrar Esquecer Escrever, de Jeanne Marie Gagnebin
Léxico Familiar, de Natalia Ginzburg
Memória e Sociedade – Lembranças de velhos, de Éclea Bosi
No caminho de Swann, de Marcel Proust
Recordações de família, de Marguerite Yourcenar
Talvez Esther, de Katja Petrowskaja