Este curso intensivo de Assistente de Câmera oferece treinamento abrangente para equipes técnicas de filmagem em cinema, televisão e publicidade. Por meio de módulos e simulações teóricas e práticas, os alunos aprenderão como o sistema de câmera funciona, o fluxo de vídeo no set, os protocolos de segurança e seu papel operacional dentro da equipe de filmagem.
Teremos um estudo teórico abrangente de sistemas de câmeras, analisado por categorias: suporte, captura, armazenamento, óptica, monitoramento, energia, som, redes e automação. Inclui procedimentos técnicos, cuidados com o equipamento e melhores práticas profissionais.
Metas:
- Fornecer conhecimento e técnicas essenciais para que aqueles que auxiliam na frente das câmeras possam atuar com precisão e altos padrões de qualidade.
- Fornecer ferramentas práticas para preparar adequadamente e com segurança todo o sistema de câmera antes das filmagens.
- Enriquecer a compreensão da linguagem cinematográfica por meio de conteúdos que ampliem a visão dos processos audiovisuais.
- Promover o trabalho colaborativo por meio da integração com outros departamentos durante o desenvolvimento de projetos audiovisuais.
Os alunos serão capazes de integrar-se efetivamente à equipe de filmagem, colaborar com outras áreas técnicas e adaptar-se a diferentes condições de filmagem. Sua formação prática e teórica os capacitará a responder com competência aos desafios operacionais da área e a contribuir ativamente para o fluxo profissional de uma produção audiovisual.
/módulos
Módulo I
Introdução ao papel do assistente de câmera
Introdução à linguagem audiovisual. Teoria da câmera de filme. Trabalhando com a câmera de cinema. Formatos. O filme. Teoria da câmera digital 4K/8K. Formatos. Os elementos da câmera e seus acessórios. Tipos de lentes. A temperatura e a calibração de cor básica. Balanço de branco e do preto e a geração de looks e LUTs. SDR e HDR.
Características dos sistemas de alta definição para a distribuição. Características dos sistemas de alta definição para transmissão de HDTV e 4K. As diferenças na aparência – 3×4, 14×9 e 16×9 e a relação de aspecto do cinema – 1.66, 1.78, 1.85 e 2.35 e os novos formatos DCI – 1.89 e 2.39 e 1.44 (IMAX), e as dos streamings – 1.90, 2.00 e 2.39/35
Módulo II
Fundamentos e operações do Vídeo Assist – 3º assistente
Introdução técnica e operacional ao funcionamento do Vídeo Assist e ao fluxo de trabalho de assistência de vídeo. Configuração no set, gravação e monitoramento de imagens. Utilização de hardware e software profissionais, gerenciamento de logs e reprodução de cenas, com foco em continuidade e eficiência.
Módulo III
As funções do 2º assistente de câmera
Exploração abrangente do perfil profissional, responsabilidades e dinâmica de trabalho do 2º assistente de câmera em ambientes de filmagem reais. Análise de documentação de produção, normas de segurança, rotinas físicas adaptadas à profissão e relações interdepartamentais.
Como segundo assistente de câmera, seu trabalho é essencial para manter a precisão técnica e facilitar o processo criativo da equipe de filmagem. Você é a pessoa mais importante responsável por gerenciar e proteger o equipamento de câmera durante uma filmagem, e é você quem se movimenta rapidamente pelo departamento, fornecendo o suporte necessário para as filmagens.
Módulo IV
As funções do 1º assistente de câmera
1º Assistente de Câmera e Supervisão Técnica.
O 1º assistente de câmera é responsável pelo manuseio físico da câmera durante as filmagens, bem como por sua composição, enquadramento, foco e movimento. Isso significa que o operador tem controle direto sobre como cada plano aparecerá na tela e como a visão do diretor e do diretor de fotografia será transmitida, tornando-o uma das posições mais responsáveis e requisitadas dentro do departamento de câmera. Isso proporciona aos aspirantes a operadores de câmera uma compreensão mais profunda de como a iluminação, o foco, os movimentos de câmera e a composição são elementos fundamentais da dramaturgia na captura de imagens em movimento.
Módulo V
O trabalho técnico do TID e do GMA
DIT/TID (Digital Imaging Technician). Ajudam o diretor de fotografia no processo de filmagem, especialmente com a tecnologia digital das câmeras, fornecendo suporte técnico e orientação sobre a imagem.
Lidam com a configuração das câmeras, escolha dos formatos de gravação, correção de cor no set, criação de looks, e garantem que o material produzido atenda aos requisitos técnicos.
Logger/GMA (Gerenciador de Mídia Audiovisual). Responsável por organizar e gerenciar os arquivos digitais de vídeo e áudio, garantindo que todos os materiais estejam corretamente identificados, arquivados e acessíveis.
Organiza os arquivos, renomeia, cria cópias de segurança, e trabalha em colaboração com o DIT para garantir que os arquivos originais e as cópias não sofram danos.
Tornam o processo de pós-produção mais eficiente ao manter os arquivos organizados e acessíveis, evitando problemas na edição e correção de cor.
Módulo VI
Exercícios finais
Treinamento intensivo por meio de simulações práticas com equipamentos digitais de última geração. Funcionamento do Procedimentos completos para manuseio, montagem, operação e armazenamento de equipamentos. Simulação de fluxos de trabalho reais no local, com avaliação dos processos. Uso de equipamentos e acessórios de movimento.
Alunos
Público: Estudantes e profissionais do audiovisual.
Carga horária total: 7 encontros – 29 horas
*Este curso é oferecido na modalidade PRESENCIAL.
Locais:
Fapcom
R. Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo/SP – MAPA
Datas:
14, 15, 16, 17, 18 e 21 de julho de 2025
Segunda a sexta, das 9h às 12h30
Cine Vídeo
Rua Jorge Chammas, 231 – Vila Mariana, São Paulo/SP – MAPA
Data:
19 de julho de 2025
Sábado, das 9h às 18h