Skip to content
b_arco
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
Menu Fechar
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
carregando...

Assistência de Montagem em Ficção

com
Fernanda Pacheco
> Do material bruto à finalização: o passo a passo da assistência de montagem no AVID.

/data

22 a 25 de setembro de 2025

segunda a quinta, das 19h às 21h30

/categoria

curso online - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.
inscreva-se

/compartilhe!

/conteúdo

Neste curso, você vai aprender todas as etapas do trabalho de assistência de montagem em filmes e séries de ficção, acompanhando o fluxo desde a chegada do material à ilha de edição até a exportação para som e cor. A partir do software Avid Media Composer, ferramenta padrão da indústria audiovisual, veremos na prática como organizar, sincronizar e preparar o material para os montadores, e como finalizar integrando a dinâmica com o laboratório digital e demais áreas da pós-produção.

Com uma abordagem prática conduzida pela montadora Fernanda Pacheco – profissional com experiência em obras como “Democracia em Vertigem” (Petra Costa), “Enterre Seus Mortos” (Marco Dutra), “Sintonia”, “Ninguém Tá Olhando” e “DNA do Crime” (Netflix) – o curso apresenta em detalhe as diferenças entre as funções de assistência de montagem, assistência de pós e assistência de finalização, mostrando como elas podem se complementar em diferentes produções. Ao longo das aulas, Fernanda contará com a participação de convidados que são referências no mercado, ampliando a visão técnica e prática dos alunos.

Ao final, o participante terá domínio das rotinas essenciais para atuar como assistente de montagem em projetos de ficção, pronto para ingressar em produções profissionais.

Cronograma

Aula 01
Panorama e funções na pré e pós-produção

  • Visão geral da pré e pós-produção.
  • O papel do assistente de edição: diferenças entre assistente de pós, assistente de montagem, assistente de finalização, laboratório (e como às vezes essas funções convergem).
  • Conversão de material no DaVinci e integração com o laboratório digital.

Aula 02
Organização e importação no Avid (convidada: Duda Casoni)

  • Formato MXF: organização e importação.
  • Criação de projetos, atalhos e botões.
  • Metadados: compreensão e aplicação.
  • Diferentes métodos de sincronização de material.

Aula 03
Preparação para montagem (convidada: Isabel Salomon)

  • Leitura e interpretação de boletins.
  • Organização do material para montagem.
  • Atendimento às demandas do montador.
  • Importação de trilhas e efeitos sonoros (SFX).
  • ADRs (gravações adicionais de diálogos).

Aula 04
Finalização (convidada: Maki Shintate)

  • Organização e limpeza da timeline para finalização.
  • Marcação de efeitos.
  • Exportação da timeline para som e cor.

Alunos

Público-alvo: Estudantes, entusiastas e profissionais interessados em ingressar na área de pós-produção de ficção, especialmente quem deseja atuar como assistente de montagem. Não é necessário ter experiência ou o software instalado.

Carga horária total: 4 encontros – 10h

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Sugerimos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As aulas são gravadas e disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por um mês após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • Fernanda Pacheco
    Fernanda Pacheco é formada em Rádio e Televisão e iniciou sua carreira em reality shows, atuando como assistente de montagem e posteriormente como editora. Em 2018, migrou para a ficção e trabalhou como assistente de montagem em projetos como Democracia em Vertigem (Petra Costa), Sintonia (Netflix), A Paixão Segundo G.H. (Luiz Fernando Carvalho), Ninguém Tá Olhando (Daniel Rezende – Netflix) e Enterre Seus Mortos (Marco Dutra), entre outros. Como montadora, assinou episódios de DNA do Crime (Netflix), Pedaço de Mim (Netflix), Os Donos do Jogo e Véspera (série em fase de pós produção)
  • Duda Casoni
    Duda Casoni é uma montadora de filmes e séries, apaixonada por cinema. Acabou de finalizar um trabalho como Montadora Junior na minissérie “Emergência Radioativa” (Netflix, 2025) para o montador Vicente Kubrusly, com direção geral de Fernando Coimbra. Atuou como assistente de montagem em grandes produções como “Vitória” (Sony Pictures, 2022) para Sergio Mekler, dirigido por Andrucha Waddington e Breno Silveira; “Senna” (Netflix, 2023/4) para Lucas Gonzaga e dirigido por Vicente Amorim e O Filho de Mil Homens (Netflix, 2024/5) para Marcelo Junqueira e dirigido por Daniel Rezende. Nos dois últimos também recebeu créditos de montagem adicional. Editou curtas premiados como Bem-vinda de Volta (LABRFF, Rainbow), e Autorretrato (San Francisco International New Concept Film Festival). Também tem experiência em roteiro, com colaborações em longas e curtas ao lado de cineastas como Daniel Rezende e Nicole Gullane.
  • Isabel Salomon
    Isabel Salomon é assistente de montagem, finalizadora e montadora, formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. Já participou de publicidades, séries de TV, curtas e longas-metragens, incluindo produções de destaque como Senna e DNA do Crime (Netflix) e Arcanjo Renegado (Globoplay).
  • Maki Shintate
    Maki Shintate é formada em Design pela FAUUSP, fez intercâmbio em Cinema na Universidade de Roehampton - Londres e uma especialização de montagem na EICTV - Cuba. Começou no audiovisual em 2016 como assistente geral de pós na O2 Filmes. Em 2017 começou sua carreira como assistente de montagem trabalhando em produções como Turma da Mônica - Laços, de Daniel Rezende, Cidade Invisível, criado por Carlos Saldanha (Netflix), e A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaerte. Desde 2023 tem trabalhado como montadora sob supervisão de outros editores em séries como Amor da Minha Vida (Disney+) e Pssica (Netflix).

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

fale conosco

atendimento@barco.art.br
WhatsApp (11) 99980-5869

Siga o b_arco nas
redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Copyright 2019 - b_arco | Desenvolvido por 4cube.

Verified by MonsterInsights