O Cinema Biográfico de Agnès Varda

com
Bianca Dias
> Uma leitura psicanalítica e a relação com outras artes na obra da cineasta

/data

26 e 27 de abril de 2021

segunda e terça, das 19h às 21h

/valor

Detalhes Preço Qtd
Desconto à vistaMais Detalhes  R$220,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$120,00 (BRL)  

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Podemos evocar o cinema de Agnès Varda como uma experiência para além de imagens, gestos ou a liberação da imagem no gesto. Varda foi uma cineasta de formação múltipla – que passou pela fotografia e por uma relação direta com as artes plásticas. Esta relação com outras artes, assim como os dispositivos biográficos presentes em seu cinema, serão os pontos de partida para este curso em duas aulas.

Nessa potência do gesto, Agnès Varda começa sua carreira, partindo do contexto da Nouvelle Vague para se incluir, muitas vezes de maneira autobiográfica, desdobrando- se no encontro com o outro e com linguagens heteróclitas (que fogem às regras cinematográficas). Este e outros elementos fazem de Varda uma artista infinita que reinventa uma ideia de cinema tomando o íntimo como força poética e política. 

 

 

Cronograma

Aula 1- Uma ideia de biografia na arte reinventada pela psicanálise – estabelecer um caminho a partir do cinema de Varda, mas também a partir de sua relação com outras artes e com um exercício de encontro e dispersão de si. 

Aula 2- Contar o insular e o comum: pensar em como a artista articula no centro de sua obra uma multiplicidade que inclui artes plásticas, literatura e cinema e pensar, sobretudo, como ela se inclui, mirando um sentido de comunidade. 

 

Aluno

Para: Psicanalistas, críticos de arte, artistas, cineastas, jornalistas e interessados na articulação entre arte e psicanálise. 

Carga horária total: 2 encontros – 5h

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Basta solicitar a gravação da aula para nossa equipe de atendimento no email atendimento@barco.art.br ou no whatsapp (11) 98987-8011. As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

 

sobre o professor

Professor

  • Bianca Dias
    Bianca Dias é Psicanalista, escritora, ensaísta e crítica de arte, atua no território multidisciplinar da psicanálise, literatura, filosofia, teoria e prática artística. Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2017). Especialista em História da Arte pela Faculdade Armando Alvares Penteado - FAAP (2011). Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES (2002). Fundou e coordenou o Núcleo de Investigação em Arte e Psicanálise do Instituto Figueiredo Ferraz - IFF (Ribeirão Preto/SP 2012-2015). Participou do grupo Redes de Pesquisas Escritas da Experiência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Coordena o Projeto de Cinema e Psicanálise Cine-Cult USP Ribeirão Preto, em parceria com o Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade - CLIN-A.