Dividido em 4 aulas temáticas, este curso aborda filmes brasileiros que ousaram pensar o Brasil em diferentes momentos e com diferentes propostas narrativas e estéticas. O curso tem como objetivo refletir sobre as distintas maneiras de pensar conflitos e questões sociais e políticas, além da identidade nacional, a partir de um panorama com amostragens de filmes de diferentes períodos. Os filmes, de certa forma, são marcados pelo dilema da colonização confrontada com uma possível brasilidade. Eles apresentam um projeto de “Brasil”, seja implicitamente ou explicitamente. Serão abordadas questões sobre colonização, pós-colonização e decolonização e seus ideais, adaptadas às propostas estéticas e narrativas dos filmes brasileiros.
/cronograma
Aula 1
O que é “um” cinema brasileiro? Entre o Cineclube Paredão e o Chaplin Club.
Esboços sobre o que deve ser um cinema brasileiro. Questões sobre a memória das imagens perdidas da Vista da Baía da Guanabara (Irmãos Segretto) e do Barro Humano (Adhemar Gonzaga).
Filmes:
Limite, Mário Peixoto, (1929)
O descobrimento do Brasil, Humberto Mauro, (1937)
Aula 2
Estratégias modernistas: Antropofagia, alegorias, hibridismos. Ditadura e o retorno às origens indígenas.
Filmes:
Macunaíma, Joaquim Pedro de Andrade, 1969
Como era gostoso meu francês, Nelson Pereira dos Santos, 1970/72
Pindorama, Arnaldo Jabor, 1971
Aula 3
Novamente: o que é fazer um filme brasileiro? O confronto entre o “ocupante e o ocupado” no país e no cinema.
Filmes:
Idade da Terra, Glauber Rocha, 1980
Tudo é Brasil, Rogério Sganzerla, 1997
Aula 4
Conflitos e novos posicionamentos éticos. Utopias e o retorno ao “olhar indígena”.
Filmes:
Mato Eles? Sérgio Bianchi, 1983
Tigrero: Um Filme Que Nunca Foi Feito, Mika Kaurismäki, 1994
Serras da Desordem, Andrea Tonacci, 2006
Virou Brasil, por Pakea, Hajkaramykya, Arakurania, Petua, Arawtyta’ia, Sabiá e Paranya Awá Guajá, 2019
A última floresta, Luiz Bolognesi, 2021
Alunos
Público-alvo: roteiristas, diretores, produtores, escritores, pesquisadores e estudantes interessados no audiovisual. Público amante do cinema em geral.
Carga horária total: 4 encontros – 10 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.