Este curso, dividido em quatro encontros, analisa a presença das mulheres no cinema, com foco em diferentes contextos culturais. Abordaremos aspectos históricos e possíveis relações (explícitas ou tácitas) com movimentos feministas. Mais do que mencionar algumas diretoras de cinema que conquistaram visibilidade internacional através de premiações, interessa-nos abordar as singularidades dos olhares femininos que atravessam a produção cinematográfica mainstream como é o caso do cinema fabulado, do cinema performance e do cinema manifesto criado por mulheres.
/cronograma de aulas
Aula 1
Mulheres invisíveis: das roteiristas do cinema mudo em Hollywood às pioneiras que ajudaram a desconstruir o nacionalismo no cinema asiático e desapareceram dos arquivos da história.
Filmes:
Water (Índia, 2005). Diretora: Deepa Mehta
Women without Men (Irã, 2009). Diretora Shirin Neshat
Aula 2
Entre lutas feministas e o cinema de mulheres: olhares sobre movimentos singulares emergem no cinema manifesto, no cinema de autora, e no atravessamento com as artes do corpo.
Filmes experimentais de Maya Deren (Ucrânia/EUA), Carolee Schneemann (EUA) e Ana Mendieta (Cuba/EUA).
Aula 3
Do Orientalismo ao Ornamentalismo: fetiches, objetificações e erotizações deflagram respostas fabuladas de diretoras que desestabilizam e excedem os estereótipos.
Iniciaremos as discussões com as obras de Mika Ninagawa (Japão): Sakuran (2006), Helter Skelter (2012), No Longer Human (2019).
Aula 4
O cinema sempre foi, em grande medida, impuro em termos de linguagem, flertando com artes visuais, literatura, tecnologias diversas e performances. Em nosso último encontro indagaremos como o cinema feito por mulheres também flerta com tecnologias de animação, pornografia e situações cotidianas da vida privada.
Filmes:
Persepolis (França, 2007). Diretores Marjane Satrapi (Irã) e Vincent Parranaud (França)
Hottamaru Biyori (Japão, 2014). Diretora: Nao Yoshigai
Também serão abordados outros exemplos por pesquisadoras como Elena del Rio e Laura Mulvey, que analisam o cinema com foco nos afetos do corpo.
Alunos
Público-alvo: roteiristas, diretores, produtores, escritores, pesquisadores e estudantes interessados no audiovisual. Público amante do cinema em geral.
Carga horária total: 4 encontros – 10 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.