Skip to content
b_arco
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
Menu Fechar
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
carregando...

Cinema Diáspora no Sul Global

com
Rogério da Costa
> Desterritorialização, estruturas narrativas, fabulação de personagens e modos de produção.

/data

A DEFINIR

Segunda a quinta, das 19h às 21h30

/categoria

curso online - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.
inscreva-se

/compartilhe!

/conteúdo

“Há uma espécie de gênero que se poderia nomear de “diaspórico”, e que marca inúmeras produções do Sul Global” – Jonathan Haynes (autor de Nollywood)

Dividido em 4 aulas, descritas abaixo, este curso pretende abordar o cinema contemporâneo que apresenta o tema da diáspora no Sul Global. Nos últimos anos, cineastas do continente africano, latino-americano e oriente médio têm explorado temas caros à situação pós-colonial de seus povos. Questões sociais e políticas, como pobreza, desigualdade, migração, conflitos, consequências de longas guerras civis, bem como identidade nacional, reconstrução do país, cultura nômade e o lugar de suas crenças tradicionais têm sido expressas em suas produções audiovisuais.

Durante as aulas, vamos explorar alguns filmes que tratam de experiências vividas por personagens em situações de diáspora. Neles, vamos analisar certos aspectos característicos das estruturas narrativas que emergem segundo o ponto de vista de tais populações e grupos minoritários, tais como a ausência de organização conforme tensão e resolução, objetivos e obstáculos, a relação com o tempo passado/futuro e sua desterritorialização, os processos de fabulação das personagens, entre outros.

 

/cronograma de aulas

Aula 1
A experiência da partida e/ou da perda e os processos de fabulação na narrativa. Os que vão e os que ficam. A diáspora africana, o colonialismo e o neocolonialismo.

Filmes:
A Negra (Senegal, 1966). Diretor Ousmane Sembène
Atlantique (Senegal, 2019). Diretora Mati Diop
Alda e Maria: Por Aqui Tudo Bem (Angola, 2011). Diretora Pocas Pascoal

Aula 2
O país que não existe mais, o passado que deve deixar de existir. As expectativas de personagens que retornam à sua terra natal e se deparam com realidades distintas.

Filmes:
Teza (Ethiópia, 2008). Diretor Haile Gerima
Hyénes (Senegal, 1992). Diretor Djibril Diop Mambéty

Aula 3
A desterritorialização das guerras. O deslocamento narrativo da separação e da perda. A fabulação de uma outra vida.

Filmes:
As Quatro Filhas de Olfa (Tunísia, 2022). Diretora Kaouther Ben Hania
O Paraíso é Agora (Palestina, 2005) – Diretor Hany Abu-Assad
Três Canções Para Benazir (Afeganistão, 2021). Direção Elizabeth Mirzaei e Gulistan Mizaei

Aula 4
Os processos de fuga. As narrativas de vidas que “valem menos” e seu poder de resistência política e resiliência psíquica.

Filmes:
Últimos Dias em Havana (Cuba, 2017). Diretor Fernando Perez
A Jaula de Ouro (Méx/Esp/Gua, 2013). Diretor Diego Quemada-Díez
Deserto (Méx/Fra, 2015). Diretor Jonás Cuarón

 

Alunos

Público-alvo: roteiristas, diretores, produtores, escritores, pesquisadores e estudantes interessados no audiovisual. Público amante do cinema em geral.

Carga horária total: 4 encontros – 10 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • Rogério da Costa
    Rogério da Costa possui doutorado em História da Filosofia - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) e mestrado em Filosofia pela USP. Atualmente é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Parecerista Fapesp. Foi consultor OPAS para o Ministério da Saúde, período em que realizou, em parceria com o diretor Max Alvim, o documentário curta-metragem “Modos de CER”, que retrata o cotidiano de pessoas com deficiência em Centros de Reabilitação no país. Foi co-roteirista do longa-metragem “CubaJazz”, exibido no Festival Internacional de Cinema Latino-Americano de Havana (2016); também exibido na Mostra de Cinema Latino-Americano de São Paulo (2017). Investiga as formas de narrativa no cinema a partir dos estudos filosóficos de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

fale conosco

atendimento@barco.art.br
WhatsApp (11) 99980-5869

Siga o b_arco nas
redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Copyright 2019 - b_arco | Desenvolvido por 4cube.

Verified by MonsterInsights