Dividido em 4 aulas temáticas, este curso pretende apresentar um entendimento sobre o cinema latino-americano como uma expressão cultural, política e social regional. Abordando alguns aspectos de sua trajetória histórica, suas influências externas e considerando características distintas pelos diversos países da região, as aulas irão destacar as relações entre ficção e documentário na formação de uma expressiva linguagem audiovisual. Além disso, analisa as dinâmicas em curso entre os mercados de cinema, o modelo industrial e o circuito alternativo na América Latina.
/cronograma
Aula 1
Sobre mercado, indústria e a difusão da linguagem cinematográfica na América Latina. Um olhar sobre o cinema latino-americano em contraposição à hegemonia do modelo cinema indústria de Hollywood.
Filmes:
Campeón sin Corona (México, 1946). Diretor Alejandro Galindo
Luces de Buenos Aires (Argentina, 1931). Diretor Adelqui Migliar
Memórias do Subdesenvolvimento (Cuba, 1968). Diretor Tomás Gutiérrez Alea
Por primera vez (Cuba, 1967). Diretor Octávio Cortázar
Aula 2
A experiência de filmar o Outro, alteridade e representação no documentarismo latino-americano.
Filmes:
Agarrando Pueblo (Colombia, 1977). Diretores Carlos Mayolo e Luis Ospina
Ukamau (Bolívia, 1966). Diretor Jorge Sanjinés
Hanoi, Martes 13 (Cuba, 1967). Diretor Santiago Álvarez
O Botão de Pérola (Chile, 2015). Diretor Patricio Guzmán
Aula 3
Poéticas no documentário na tênue fronteira com a ficção em múltiplas experimentações de linguagem.
Filmes:
Dora Sena (Colômbia, 2020). Diretor Jorge Caballero Ramos
Coffea Arábiga (Cuba, 1968). Diretor Nicolás Guillén Landrián
Nostalgia da Luz (Chile, 2010). Diretor Patricio Guzmán
Org (Argentina/Itália, 1979). Diretor Fernando Birri
Aula 4
Transculturalismo e mundialização: o anseio por uma expressão cinematográfica de conciliação e acesso global.
Filmes:
Coração Iluminado (Argentina/Brasil, 1998). Diretor Héctor Babenco
Habanastation (Cuba, 2011). Diretor Ian Padrón
Juan de los Muertos (Cuba/Espanha, 2011). Diretor Alejandro Brugués
Medianeras (Argentina, 2011). Diretor Gustavo Taretto
Whisky (Uruguai, 2004). Diretores Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll
Alunos
Público-alvo: roteiristas, diretores, produtores, escritores, pesquisadores e estudantes interessados no audiovisual. Público amante do cinema em geral.
Carga horária total: 4 encontros – 10 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.