Skip to content
b_arco
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
Menu Fechar
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
carregando...

A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual

com
Lorenna Montenegro
> Representatividade, novos olhares para o mercado e estudos de casos.

/data

26 a 29 de abril de 2022

terça a sexta, das 19h às 21h30

/categoria

curso online - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

    /compartilhe!

    /conteúdo

    O curso pretende fazer uma análise de obras audiovisuais e trazer reflexões sobre o olhar de personagens femininas em filmes e séries de tv através de uma abordagem não canônica.
    Partindo de teorias da filmologia feminista e de filósofas feministas a roteirista e crítica de cinema Lorenna Montenegro analisa o olhar masculino dominante nos filmes clássicos e o olhar opositor que se molda a partir de produções de cineastas mulheres. E ainda aborda as problemáticas na representação de personagens femininas no audiovisual, o protagonismo das mulheres brancas e a criação de narrativas a partir de outros olhares contra hegemônicos. Também em debate a representatividade e a equidade de gênero no mercado audiovisual.

     

    Cronograma

    Aula 1 – O que é a filmologia feminista?

    – Os prazeres da Narrativa Visual no Cinema: marco zero das teorias feministas na crítica e nos estudos fílmicos, palestra da Profa Laura Mulvey.

    – Masculinidade tóxica como paralelo impeditivo a uma representatividade afirmativa nas telas (a resposta contida no female gaze).

    – Olhar opositor de Bell Hooks;

    – O teste de Bechdel (e o selo) como normativa para mais e melhores representações do feminino na tela, mas não a única; outras iniciativas encampadas por coletivos e entidades representativas das Mulheres do audiovisual.

    Aula 2 – Analisando o olhar masculino e o gênero no cinema clássico:

    – Arquétipos em “E o Vento Levou”; Casablanca e a mulher adúltera por Molly Haskell.

    – Comédias românticas/chick flicks e o estabelecimento de Dorothy Arzner como a única diretora no cinema falado de Hollywood.

    – Como a literatura pulp abastece o cinema de narrativas onde a mulher é violentada de várias formas e como Ida Lupino ressignifica esse lugar.

    – Johnny Guitar e Calamity Jane: o que é um faroeste com protagonismo feminino na análise de Ann Kaplan.

    – A opressão da mulher na obra de Hitchcock, o suspense que aprisiona a sexualidade por Teresa de Lauretis.

    Aula 3 – Destrinchando alguns dos tropes mais problemáticos:

    – Donzela em Perigo

    – Scream Queens

    – Femme Fatale

    – Vamps

    – Cool girl

    – geek to chic

    – Manic Pixie dream girl

    – Mary Sue

    – The badass down the rabbit hole

    Aula 4 – Sex and City, Friends e Girls: o protagonismo feminino branco.

    – #metoo e #timesup invertendo o jogo da representação; Game of Thrones e Mad Men como dois pesos na balança.

    – Handmaids Tale simbolizando a guinada com mulheres sendo a maioria na produção – em frente e por trás das câmeras.

    – Queer, lésbico e transgressor – do L.A. Rebellion ao The L World.

    **Ativismo e a luta pela igualdade de gênero no mercado audiovisual:

    A mais recente pesquisa da Ancine (OCA) com a base de dados de 2017 traz números mostram que, na direção, as mulheres responderam por 17% do total; no roteiro, 21%; na fotografia e na direção de arte, 5%. A maior presença delas é na produção, 40%. Foram analisados 2,5 mil filmes registrados na agência.

     

     

    Aluno

    Para: aberto a todos os interessados*

    *o curso não é sobre escrita prática de narrativa audiovisual, mas uma reflexão sobre o tema.

    Carga horária total – 4 encontros – 10h

    *Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

    *Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Basta solicitar a gravação da aula para nossa equipe de atendimento no email atendimento@barco.art.br ou no whatsapp (11) 98987-8011. As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

     

    sobre o professor

    Professor

    • Lorenna Montenegro
      Lorenna Montenegro é crítica de cinema, curadora, roteirista, jornalista cultural e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema - AIC. Integra o Coletivo Elviras, a ABRA (Associação Brasileira dos Roteiristas Autores) e a Abraccine. Cursou Produção Audiovisual na PUCRS e tem especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual na Estácio de Sá. Ministra cursos sobre história e crítica do cinema, roteiro e narrativa audiovisual, construção de espanáveis afirmativas, jornada da heroína e filmologia feminista - como As Pioneiras do Cinema, juntamente com a crítica de cinema, jornalista cultural documentarista Flavia Guerra. Coordena o Festival As Amazonas do Cinema.

    horário de atendimento

     Segunda a sexta, das 10h às 19h.

    fale conosco

    atendimento@barco.art.br
    WhatsApp (11) 99980-5869

    Siga o b_arco nas
    redes sociais

    Facebook Instagram Youtube

    Copyright 2019 - b_arco | Desenvolvido por 4cube.

    Verified by MonsterInsights