Conteúdo Audiovisual Infantojuvenil

com
Beth Carmona
> A criação e produção de histórias para a infância: fundamentos, formatos e os diferentes gêneros.

/data

25 a 28 de julho de 2022

segunda a quinta, das 19h às 21h30

/categoria

curso online - audiovisual

/valor

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Para  desenvolver  um  projeto  audiovisual  infantojuvenil,  é  necessário  que,  desde  a  sua  conceituação,  observemos as diretrizes  básicas  que  atestem qualidade nas histórias dedicadas às crianças e adolescentes. Como se conectar com esse público? Para isso, o curso vai destacar sensibilidades desse momento de vida que é a infância e suas necessidades, além de percorrer momentos da história da TV infantil no Brasil, destacando as raízes de sua evolução com um panorama da produção em nosso contexto atual. Vamos analisar alguns casos bem sucedidos e falar sobre gêneros e formatos e as muitas possibilidades de criação e produção nessa área.

O objetivo das aulas é servir de apoio, orientação e formação aos profissionais que queiram entrar nesse grande mercado infantojuvenil, seus detalhes e desenvolver o conceito de um projeto para crianças e adolescentes.

 

Cronograma

Aula 1

Introdução
– O ser criança no mundo contemporâneo; as infâncias, a escuta infantil e a voz das crianças.

Aula 2

Aspectos relevantes da história dos  programas infantis no Brasil
– Linha do tempo, da criação da TV nos anos
50, passando pela programação destinada às crianças nas TVs comerciais e educativas, chegando à TV por assinatura, às mudanças tecnológicas e os avanços das telas no mundo digital.

Aula 3

Qualidade na produção audiovisual infantil
– Diversidade de temas, gêneros, formatos e estéticas.

Aula 4

Panorama  e contexto atual da produção infantil no Brasil e nos  países latino-americanos
cases de sucesso

 

Aluno

Carga horária total: 4 encontros – 10h

Público-alvo: produtores, roteiristas, criadores, diretores, estudantes e profissionais interessados no tema da infância e da mídia televisiva e internet, passando pelo cinema de longa e curta metragem.

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo?  Não se desespere! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • Beth Carmona
    Produtora Executiva especializada em projetos infantojuvenis e gestora de canais de TV. Dirigiu a TV Cultura SP, onde destacou-se pela programação cultural marcante, voltada para crianças e jovens, marcando o panorama brasileiro como TV pública  de  qualidade, premiada em várias instâncias e atingindo índices de audiência de até 12 pontos. Sua carreira internacional  teve  início no ano de 2000 no Discovery  Kids e Animal  Planet, como Diretora de Programação e Produção  para  a  América  Latina. Passou ainda pela  Disney e Fox Kids no Brasil.  Profissional premiada no Brasil e exterior com séries como "Mundo da Lua" e "Castelo Rá Tim Bum" (TV  Cultura), "Um Menino Muito Maluquinho" (TVE  RJ) e "Eco-Aventura na Amazônia" (Discovery Kids). Realiza desde 2009, os Festivais comKids ao lado do Prix Jeunesse Ibero-Americano, festival que premia, forma e debate os caminhos das telas e do audiovisual infantil. Desenhou estratégias para TV Escola, a serviço da UNESCO, estratégias para Playtv, avaliou caminhos para WDR Alemanha e NHK, Japão, em consultorias. Trabalhou na conceituação e lançamento do Canal Gloob, reposicionou e conceituou a faixa infantil do Canal Futura. Supervisionou séries como "Senha Verde" para sete canais públicos latinos e a série "O Dia que me Tornei  Mais Forte", para o Canal Futura. Produtora Executiva e uma das criadoras da série "Mundo Ripilica", hoje Discovery Kids e Youtube e supervisionou os roteiros da série "O Diário de Pilar", para Nat Geo Kids, as duas últimas séries de linguagem de animação. Ministra seminários e workshops sobre produção infantil no Brasil e América Latina. Integrante de júris internacionais, atua no Japan Prize (NHK), Emmy International Awards, Prix Jeunesse Internacional, além de festivais na Argentina, Chile, China, Colômbia, Cuba, Equador e Uruguai. Membro do board da Fundação Internacional Prix Jeunesse, Fundação Summit for Children Média e da Rain Barrel Communication.