Os documentários, os gêneros da Reality TV e o conteúdo real que é criado nas redes sociais desempenham um papel fundamental na sociedade contemporânea. Por meio dessas formas de narrativa, somos expostos a histórias e estilos de vida, lugares e assuntos que recortam a experiência humana de forma autêntica.
O programa de Conteúdos de Não Ficção do B_arco foi concebido com o propósito de fornecer e compartilhar métodos e estratégias práticas que atendam à demanda crescente para que nossas histórias e pessoas sejam contadas e representadas em produtos originais brasileiros que sejam cada vez mais competitivos em escala global. Temos o compromisso de instrumentalizar e fortalecer a nossa indústria fornecendo métodos e estratégias práticas para que profissionais de mídia, do audiovisual e estudantes descubram e aprimorem suas habilidades na criação, desenvolvimento, direção, produção e compreensão do conteúdo de não ficção.
O programa de Conteúdos de Não Ficção é também direcionado aos profissionais de marketing digital e creators. As histórias reais podem humanizar as marcas e fazer com que elas se conectem emocionalmente com o público em campanhas mais eficazes. Os elementos, métodos e estratégias da não ficção audiovisual podem colaborar para a criação de narrativas muito mais criativas e de amplo alcance gerando engajamento e lealdade; é uma fonte inesgotável de inspiração para campanhas autênticas e inovadoras. Alinhado ao uso responsável da IA, o programa oferece insights cruciais para inspirar a criação de prompts e conteúdo envolvente.
Neste primeiro semestre, o programa de estudos será dividido em 4 cursos – módulos teóricos interdependentes. Durante essa etapa, você vai conseguir se preparar melhor para identificar o ecossistema complexo de diferentes gêneros da não ficção na reality TV, na produção documental e no jornalismo de entretenimento e assim descobrir como essas linguagens se entrelaçam cada vez mais. Cada um desses workshops será ministrado por um professor diferente, atuante no mercado, trazendo perspectivas e olhares diversos:
/cronograma
Curso I – A Reality TV: O Tratamento Criativo da Realidade
com Jorge Pestana
18 a 20 de março de 2024, das 19h às 22h
Aula 01 – O Reality
- O que é, como surgiu;
- Os diferentes gêneros e subgêneros do reality;
- As classificações, os temas usuais;
- Os Recursos Narrativos e Elementos de Formato;
- O Formato.
Aula 02 – One Sheet Happens
- A diferença entre One Sheet e Bíblia – Estruturas objetivas/criativas;
- O Coração do Formato – O que o move? Qual o apelo? Por que queremos ver esse reality?
- A pesquisa e desenvolvimento ao elaborar o contexto e pano de fundo do formato;
- Rundown – O olhar criativo para aplicar os Recursos Narrativos e os Elementos do Formato.
Aula 03 – A realização do Reality Show
- O impacto do “Universo do Formato” no roteiro, na fotografia, no cenário e na execução;
- Outline / Timeline – Desdobramentos narrativos da realidade em arcos dramáticos e plots;
- O Imprevisível previsto – Soluções criativas para lidar com o inesperado;
- Panorama da indústria audiovisual e o cenário criativo brasileiro com o olhar para o mundo;
- Bate papo final: Dúvidas e esclarecimentos finais.
Curso II – Cruzando Histórias: A Construção das Narrativas da Não Ficção
com Luana Rocha
22 a 24 de abril de 2024, das 19h às 22h
Aula 1
- Pesquisa e Investigação: o primeiro passo para construção do filme
- Análise do Universo da História
- Construção de Personagens Complexos
Aula 2
- Elementos Presentes em Narrativas Documentais: áudios, arquivos, entrevistas e grafismo
- Hierarquização da Narrativa
- Construção dos Arcos Dramáticos/Cliffhanger
Aula 3
- Abordagens Documentais: personagens, investigativo, histórico, documentos e/ou exclusivas
- Dramatizar/Ficcionalizar em Projetos de Não-Ficção
- Técnicas de Entrevista
- Responsabilidade e Ética em Projetos Documentais
Curso III – Entretenimento: do Jornalismo à Não Ficção
com Alberto Pereira Jr.
22 a 25 de abril de 2024, das 19h às 22h
Aula 1 – Do Jornalismo ao Entretenimento
- Interesse público x interesse do público
- O lead jornalístico aplicado ao audiovisual
- O entretenimento na era das redes sociais
Aula 2 – Olhar Decolonial
- Para quem fala o audiovisual no Brasil?
- A ética no entretenimento de não-fição
- TV aberta, TV a cabo, Streaming e redes sociais
Aula 3 – O personagem de não-ficção
- A pesquisa de personagens
- Anônimos x celebridades e influenciadores digitais: bons personagens além dos números de seguidores
Aula 4 – A Direção e Edição
- A escuta e o apego ao roteiro na entrevista/pesquisa de personagens
- Criando storytelling a partir de narrativas de não-ficção
- Um olhar para edição das narrativas não-ficcionais
Ao longo do programa, os participantes vão conhecer a diversidade e a profundidade das narrativas não-ficcionais e como elas têm sido moldadas e reinterpretadas na indústria audiovisual brasileira. Você vai também receber ferramentas para reconhecer personagens autênticos, que tragam performance envolvente e que respondam à narrativas, cenários e arcos bem construídos.
Curso IV – O Documentário na Era do Streaming
com Flavia Guerra
10 a 12 de junho de 2024, das 19h às 22h
Aula 1 – Dos Pioneiros ao Documentário Seriados
- O cinema nasceu como ficção ou não?
- A definição do que é documentário, os primeiros filmes documentais
- As principais escolas e tendências ao longo da História
Aula 2 – O Documentário Contemporâneo: do Cinema Direto Clássico ao Documentário de Invenção
- A revolução do Cinema do Real contemporâneo: Cinema Direto e Cinema Verité
- O que cada chamada escola do documentário influencia até hoje nos formatos atuais
- O documentário hoje: Cinema de Invenção e suas fronteiras cada vez mais borradas
Aula 3 – Da Teoria à Formatação e Abordagem de Projetos
- Como o streaming e o cinema atual absorveram as tendências e as revolucionaram
- Como aplicar e pensar a teoria para realizar documentários em curta, longa, séries e demais formatos
- Cinema, TV, TV a cabo, streaming e redes sociais: como pensar e realizar para cada formato
Lab de Não Ficção – Criação de formatos e séries originais
com Maria Carolina Telles
29 e 30 de abril, 6, 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de maio, 10 e 11 de junho de 2024, das 19h às 21h30
Após a conclusão dos módulos interdependentes, você poderá participar de um laboratório prático de “Criação de Formatos Originais de Não Ficção” com consultoria exclusiva para identificação de novos talentos e projetos para o mercado.
Nesse LAB, os participantes serão guiados a entender o que de fato define um formato, as diferentes classificações e gêneros, além de identificar alguns dos métodos e mecânicas mais eficientes utilizados na criação de um original.
Uma oportunidade para o amadurecimento do mercado audiovisual brasileiro na criação de formatos originais que sejam competitivos no cenário mundial. O objetivo é fornecer aos participantes conhecimento amplo do que compõe um formato de sucesso e ferramentas eficientes para transformar ideias embrionárias em mecânicas eficientes.
Os participantes serão incentivados a trazer suas ideias para que de forma prática, com instruções expositivas e consultoria exclusiva tenham as ferramentas para desenvolver propostas originais para o mercado.
Aula 1
- O Formato e a Não Ficção
- Definições, classificações e gêneros dos formatos de não ficção.
- Métodos, métricas e mecânicas: a ideia criativa e o produto audiovisual formatado.
- Os elementos recorrentes.
- Os elementos narrativos e os elementos visuais (fotografia, cenografia, design)
- IA e o exercício generativo como pesquisa
Aula 2
- A ideia original – os elementos profundos/backstory
- O “claim”/o primeiro gatilho de criação
- A estrutura rígida e o One Sheet
- O Rundown/O encontro dos arcos narrativos e a mecânica.
Aula 3 em diante
- LAB Prático e Consultoria
- Pitch, Identificação e Seleção de Projetos para o Mercado
Aluno(a)
Público: estudantes, profissionais e interessados em geral.
Carga horária total – 29 encontros – 79 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.