O crescente interesse das plataformas de streaming em conteúdo de não ficção é uma grande oportunidade para o amadurecimento do mercado audiovisual brasileiro na criação de formatos originais que sejam competitivos no cenário mundial.
Nesse curso, os participantes serão guiados a entender o que de fato define um formato, as diferentes classificações e gêneros, além de aprender alguns dos métodos e mecânicas mais eficientes utilizados na criação de um original.
Durante 4 dias, vão descobrir a importância dos elementos narrativos e visuais e como a criação de formatos precisa de uma força de trabalho inclusiva, diversa e colaborativa reunindo profissionais de diferentes áreas da indústria, como roteiristas, produtores, cenógrafos, designers, fotógrafos, showrunners e profissionais da área jurídica.
O objetivo é fornecer aos participantes conhecimento amplo do que compõe um formato de sucesso e quais os caminhos e métricas a percorrer para transformar ideias embrionárias em mecânicas eficientes Para isso, os participantes serão incentivados a trazer suas ideias para que de forma prática e com instruções expositivas tenham as ferramentas para desenvolver propostas originais.
Cronograma
Aula 1
- O Formato e a Não Ficção
- Definições, classificações e gêneros dos formatos de não ficção.
- Métodos, métricas e mecânicas: a idéia criativa e o produto audiovisual formatado.
- Os elementos recorrentes.
- Os elementos narrativos e os elementos visuais (fotografia, cenografia, design)
- IA e o exercício generativo como pesquisa
PRÁTICA: screening & análise/react
EM CASA: um primeiro encontro com a sua ideia original – os elementos profundos/backstory
Aula 2
- A ideia original – os elementos profundos/backstory
- O “claim”/o primeiro gatilho de criação
- A estrutura rígida e o One Sheet
- O Rundown/O encontro dos arcos narrativos e a mecânica.
PRÁTICA: desenvolvimento da ideia original
EM CASA: o encontro da ideia original com os elementos de formato/a ideia criativa em mecânica eficiente
Aula 3
Participação especial de Thais Colli – advogada especializada em entretenimento e executiva de Business affairs
- As Métricas de produto
- O Jurídico e a comercialização
- Análise de dados para tomada de decisão – Data driven
- Criação/soluções de produção do formato – binge watching?
- Criar em inclusão e responsabilidade social – DEI/ESG
- Aspectos legais e contratuais na comercialização do formato/IP (propriedade intelectual)
PRÁTICA: identificação de possíveis obstáculos e soluções criativas para a idéia original
EM CASA: o re-encontro com o One Sheet e a ideia original.
Aula 4
Apresentando One Sheets/desenvolvidos pelos participantes/react
WRAP UP: uma conversa/o final da temporada.
PARA CASA: participantes terão feedbacks sobre as propostas
Aluno(a)
Público:Criadores, roteiristas, diretores, produtores, fotógrafos, e profissionais de qualquer área do audiovisual e entretenimento com interesse no tema. Estudantes de cinema, rádio e TV, comunicação e áreas afins.
Carga horária total – 4 encontros – 10h
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.