A partir de seu processo de invenção e passando por todas as etapas da direção de um filme, a cineasta Marcela Lordy irá discutir os principais pontos para se contar uma história audiovisual com coerência e estilo. Como envolver os parceiros criativos e pensar junto a identidade visual de uma obra? Como desenvolver uma ideia, construir o roteiro, elaborar a filmagem, montar, finalizar e lançar o filme comercialmente sem perder a unidade estética ou a própria voz?
O curso propõe um diálogo sobre processo criativo através de uma reflexão que tem como ponto de partida a obra da diretora – que é também roteirista e produtora. Com um cinema que aborda e toca em questões existencialistas, a partir de histórias originais e livres adaptações literárias com intersecção de linguagens entre o teatro e as artes visuais, suas protagonistas femininas questionam os limites impostos pela sociedade às mulheres.
Compartilhando sua experiência de mais de três décadas no mercado, em três aulas de três horas de duração (total 9 horas), Marcela oferece um panorama geral da profissão com um olhar estratégico por dentro da realidade da indústria audiovisual, mirando a independência da criação em face às pressões da produção, assim como a autonomia da imagem em relação ao roteiro.
Cronograma
Aula 1
- Aptidões básicas para fazer Cinema.
- O roteiro antes durante e depois da filmagem. Tema, enredo, personagem.
- Qualidades cinematográficas: Forma, conteúdo, criação. Unidade estética.
- Livre adaptação e intersecção de linguagens.
Aula 2
- Visão da direção, leitura com o elenco, equipe técnica.
- Etapas práticas e criativas: planejamento, cronograma, elenco e locação.
- Preparação: temas musicais, testes de elenco, ensaios, laboratórios, direção de atores.
- Decupagem: trabalho de mesa com e sem a fotografia, shooting; visita de locação.
- Plano de filmagem e set: estratégias para manter o foco e alguma lógica dentro do caos.
Aula 3
- Montagem, mixagem, finalização, efeitos especiais, letreiros e créditos.
- Identidade visual: cartaz, unidade nas mídias digitais.
- Festivais, o lançamento em cinema, mercados, agentes de vendas, distribuidores e players (canais e streamings): o filme que acabou de nascer para o mundo.
Aluno
Para: Estudantes de cinema, realizadores, roteiristas, montadores, profissionais da área e interessados em geral.
Carga horária total – 3 encontros – 9 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.