Neste curso, vamos além da ideia inicial do formato de um projeto de Não-ficção e nos concentraremos nas ferramentas necessárias para ampliar as suas possibilidades durante a fase de desenvolvimento, explorando o processo, a estratégia e a liderança criativa do showrunning.
Você aprenderá a tomar decisões estratégicas no desenvolvimento de sua ideia original, equilibrando criatividade e pragmatismo nos negócios para alcançar os melhores resultados quando for criar o seu formato dos sonhos.
Ao longo do curso, vamos inspirar seu processo criativo explorando as habilidades essenciais do showrunner como líder criativo durante o desenvolvimento desde a revisão e adaptação das etapas embrionárias da criação até a definição da visão artística e estética do formato. Tudo para preparar o seu projeto e deixá-lo pronto para as necessidades reais de produção. E assim, ficar muito mais atraente.
Showrunners não apenas supervisionam os processos de criação e desenvolvimento, mas também influenciam todos os aspectos da produção e realização das séries e shows. O desenvolvimento é uma etapa fundamental nesse caminho.
Se você está buscando aprimorar suas habilidades e deseja levar seus projetos de não ficção ao próximo nível, este curso é para você. Descubra como a estratégia criativa do showrunning pode transformar suas ideias em formatos originais de sucesso, impulsionar sua carreira e fazer a diferença na indústria do audiovisual.
O curso terá também a participação especial de Samantha Abel, que é Gerente do Departamento de Talentos Artísticos da Tv Globo e foi Gerente de Produção de programas como “No Limite”, “Pop Star” e “Caldeirola”.
Samantha vai falar sobre como desenhar a produção e preparar um orçamento; como desenhar a equipe, já considerando as linhas de cada formato, e qual a importância disso.
Este curso funciona também como uma continuidade do curso anterior “Criação de Formatos Originais de Não-ficção”, mas NÃO é necessário ter feito o anterior para aproveitar este.
Cronograma de Aulas
Aula 1
Da Criação ao Desenvolvimento: a “Estratégia Showrunning”
- A importância da “estratégia showrunning”
- A revisão do método e processos de criação da ideia original.
- Introdução ao desenvolvimento de formatos originais de não-ficção
- Revisão e adaptação da ideia original: estratégias para aprimorar o conceito inicial
- Os Elementos de desenvolvimento.
Aula 2
O Desenvolvimento Narrativo. Personagens e Elementos Essenciais
- One Sheet: Elaborando uma visão clara e concisa do projeto
- A construção: estrutura, elementos e arcos.
- O desenho: personagens e universos
- A costura: os elementos rígidos e recorrentes
- O rundown
Aula 3
Look & Feel: O Desenvolvimento dos Elementos Rígidos do Formato
- O cenário: impacto na narrativa e na identidade do programa
- O desenho de fotografia e o “Câmera Template”
- Os elementos de edição e montagem: ritmo e a narrativa recorrentes
- Os elementos sonoros: Trilhas musicais e sound design
- Os elementos gráficos e visuais
- Color grading e correção de cores: a estética visual do formato
- As referências visuais e narrativas
Aula 4
O Desenho de Produção
Participação especial de Samantha Abel – Produtora Criativa e Gerente do Departamento de Talentos Artísticos da Globo
- Uma equipe para um formato
- As linhas de orçamento: gerenciando os recursos financeiros para atender às necessidades do formato
- A produção criativa em ação direta
Aula 5
Discussão, Q&A e análise
Participação especial de Samantha Abel – Produtora Criativa e Gerente do Departamento de Talentos Artísticos da Globo.
Currículo da convidada
Samantha Abel
Gerente do departamento de Talentos Artísticos da TV Globo. Formada em psicologia, com mais de 15 anos de experiência em projetos de grande porte da concepção a entrega final.
Antes de assumir a gestão artística na TV Globo, foi gerente de produção das 2 últimas temporadas do reality de competição “No Limite”, do programa “Caldeirola” com Marcus Mion, do reality musical “Pop Star” e de eventos de grande porte como a transmissão do Carnaval do Rio e o show de final de ano do Roberto Carlos.
Como gerente de produção e “creative producer” atuou no desenvolvimento e desenhos de produção de séries e formatos originais para networks e plataformas como Warner Discovery, NatGeo/Disney+, A&E/History, UFC, canais Globosat, MSW e TV Globo.
Aluno(a)
Público:Criadores, roteiristas, diretores, produtores, fotógrafos, e profissionais de qualquer área do audiovisual e entretenimento com interesse no tema. Estudantes de cinema, rádio e TV, comunicação e áreas afins.
Carga horária total – 5 encontros – 10h
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.