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Direção de Arte Cinematográfica – Teoria e Prática

com
a coordenação de Vera Hamburger
> As principais áreas, métodos de trabalho e especificidades nas diversas fases de produção e pós produção; treino do olhar e sensibilidade poética prática.

/data

15 de março a 29 de junho de 2025

Sábados, das 10h às 17h

/categoria

curso presencial - audiovisual

/valor


As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

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    /conteúdo

    A Direção de Arte é uma das áreas mais importantes e também mais complexas da construção cinematográfica. 

    O curso “Direção de arte cinematográfica” procura explorar tal complexidade oferecendo aulas expositivas conjugadas a atividades práticas-criativas. 

    No primeiro módulo, em sala de aula, a diretora de arte Vera Hamburger, além de levar a debate sua visão particular e conceitos fundamentais sobre a matéria, convida artistas e profissionais expoentes das diversas áreas que compõem o departamento, a apresentarem seus próprios questionamentos e processos de trabalho, métodos e instrumentos de atuação no mercado contemporâneo.

    No segundo módulo, com a intenção de aguçar a percepção própria a cada participante do curso a partir do conteúdo discutido em sala de aula, o grupo é convidado a comparecer como visitante-pesquisador a local público, onde serão realizados exercícios de reconhecimento do espaço existente e de seus habitantes. O desenho e a captação de imagens são propostos como forma de apropriação, anotação e reflexão pessoal, assim como meio de comunicação e desenvolvimento de projetos em coletivo. O experimento é finalizado com a edição de pequenas peças audiovisuais a serem apresentadas no final dos trabalhos. Este módulo conta com a orientação de Vera Hamburger e do video-artista Lucas Bambozzi.

     

    Alunos

    Público: estudantes,  pesquisadores e interessados na linguagem cinematográfica, particularmente na direção de arte e seus múltiplos braços: cenografia , figurino, maquiagem, decoração de cena, etc.

    Carga horária total – 22 aulas – 66 horas

    *Este curso é oferecido na modalidade PRESENCIAL.

     

    Local:

    Fapcom
    R. Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo/SP – MAPA

    Aulas teóricas

    Datas:

    Sábados, das 10h às 13h e das 14h às 17h

    Dias 15, 22 e 29 de março
    5, 12 e 26 de abril
    10, 17 de maio

    Aulas Práticas

    Datas:

    Sábados, das 10h às 13h

    17, 24 e 31 de maio
    7, 14 e 28 de junho

    Apresentação dos Trabalhos

    Data:

    Domingo, das 10h às 13h

    29 de junho

    Clique e inscreva-se agora mesmo!

     

    sobre o professor

    Professor

    • Vera Hamburger
      Formada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1989. É titulada Mestre pelo Departamento de Artes Ciências da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em 2014, cuja dissertação “O desenho do espaço Cênico: da experiência vivencial à forma”, encontra-se em vias de publicação pela Edições SESC. Atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições, além de dedicar-se á pesquisa ensino sobre o mesmo tema. Atuou como diretora de arte e cenógrafa, na realização de peças cinematográficas de longa metragem, ao lado de diretores como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski.  É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, cujo trabalho rendeu o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império  
    • Jacob Solitrenick
      Diretor de Fotografia de ficção, documentário e publicidade, Jacob Solitrenick – Jay, como é conhecido no mercado – fotografou mais de 30 longas, 10 séries, sem contar os filmes publicitários. Fez ainda na faculdade seu primeiro estágio em cinema, sua grande paixão. Começou como produtor de set e de arte, assistente de câmera e estreou como diretor de fotografia no longa-metragem Latitude Zero. Trabalhou com diretores como Tata Amaral, Daniel Augusto, Ana Luiza Azevedo, Lina Chamie, Jorge Furtado, Marcos Jorge, Lúcia Murat, Anna Muylaert, Caru Alves de Souza e Carlos Reichenbach.    A série Cantoras do Brasil teve Jay como diretor. Ampliando suas competências, dirigiu e fotografou as temporadas 3, 4, 5 e 6 da série para o Canal Brasil. Cantoras do Brasil venceu o 5º Fymti Festival y Mercado de Televisión Internacional de Buenos Aires como Melhor Programa de Entretenimento e duas vezes finalista do Prêmio ABC. Membro da ABC - Associação Brasileira de Cinematografia com direito ao uso da sigla.
    • Izabel Rainer
      Graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Novas Mídias, Arte e Design. Como designer gráfico, atuou em diferentes áreas, desde agências de design até gravadoras musicais, passando por período de freelancer - o que lhe rendeu um amplo repertório em termos de produção gráfica, materiais e formatos. Atua desde 2017 com Design Gráfico para Cinema, na realização de peças gráficas que irão compor o cenário na fase de filmagem, participando de projetos como Sequestro Relâmpago, Marighella, Aruanas, Manhãs de Setembro, Black Mirror, Senna, entre outros.
    • William Valduga
      Graduado em Audiovisual pela UNISINOS/RS e também estudou Arquitetura e Urbanismo na UNIRITTER/RS. Radicado em São Paulo há mais de 10 anos, trabalhou em diversos longas e séries de TV como assistente de arte e cenógrafo. Atualmente é representado pela agência @yb.mgmt, e assina a direção de arte dos longas “Rasga Coração” (direção de Jorge Furtado, co-direção de arte com Fiapo Barth), “Aos Olhos de Ernesto” (direção de Ana Luiza Azevedo, co-direção de arte com Fiapo Barth), e “7 Prisioneiros” (direção de Alexandre Moratto), que foi selecionado e premiado no Festival de Veneza 2021 e finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2022. Além dos longas, assina a direção de arte das séries da Netflix “Todo Dia a Mesma Noite” (direção de Julia Rezende e Carolina Minen), “De Volta aos 15 - 2T” (direção geral Maria de Médicis) e "De Volta aos 15 - 3T"( direção geral Dainara Tóffoli).
    • Nina Simão
      Artista visual, diretora de arte e educadora. Mestranda em artes, na linha de pesquisa “processos e procedimentos artísticos” no Instituto de artes da Unesp. Em sua produção, trabalha principalmente os conceitos de espaço e lugar, memória e ancestralidade indígena. Em seu processo criativo ao criar paisagens imaginárias efêmeras, tem como ponto de partida a palavra, exercícios diários de contato com seu entorno a partir de proposições e exercícios como metodologia, utiliza também a inteligência artificial como tecnologia aplicada ao processo da direção de arte.
    • Waltinho Magalhães
      Produtor de locação para cinema e audiovisual desde 1985. Com 150 projetos realizados, entre longas, curtas, telefilmes, documentários, séries e shows, entre eles “Carandiru”, “O ano em que meus pais saíram de férias”, “Que Horas ela Volta” e “Cine Holliúdy - a série” e os mais recentes “Carga Máxima”, “Galeria Futuro”, “Turma da Mônica”, “Terra Vermelha” e “Madame Durocher”. Como docente atuou no Inbox Cultural, no curso direção de arte coordenado por Vera Hamburger abordando a interface de arte e produção de locação de cinema e minisséries, além de palestras na Universidade de Dourados tratando de temas como pré produção, preparação, filmagem e desprodução nos longas “Terra Vermelha” e “Carandirú”.

    horário de atendimento

     Segunda a sexta, das 10h às 19h.

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