A partir da transição da pós-produção analógica para a digital, os meios de finalização se ampliaram de maneira exponencial. Neste cenário de aumento de demanda, a área de captação de imagem em digital se estabeleceu como atividade fundamental nos mercados de publicidade, cinema e televisão.
O curso de Direção de Fotografia Audiovisual contempla os processos de produção de produtos audiovisuais para diferentes meios, cinema, TV, publicidade e internet. Para todos estes meios, a direção de fotografia como elemento fundamental de qualquer produto audiovisual é fator preponderante no acabamento de imagem. Por ser o primeiro curso de especialização brasileiro focado na direção de fotografia para cinema e TV digital, o programa foi desenvolvido para aprofundar toda a base teórica e prática dos processos de captação de imagens digitais em HD, 2K e 4K geradas a partir de arquivos RAW em espaço de cor LOG.
Partindo dos conceitos que embasam a formação e a representação da imagem, o curso abordará todas as principais fases do processo de fotografia e iluminação de produtos audiovisuais e se concentrará na instrumentalização dos principais equipamentos de captação de imagem digital disponíveis no Brasil. Aprender a base técnica da fotografia, da exposição aos formatos de captação, independentemente da ferramenta usada. Capacitar-se para trabalhar dentro da filosofia e da metodologia dos sistemas de captação de imagem em digital data e dos equipamentos de pós-produção e seus fluxos de trabalho de edição de imagem, usando os principais softwares de edição e de correção de cor do mercado.
O curso completo é dividido em 4 módulos: Introdução à Direção de Fotografia; Captação de imagem em cinema e vídeo e técnicas de exposição; Direção de fotografia e iluminação; Técnicas de pós-produção de cinema e vídeo e correção de cor. Cada módulo é composto por cinco aulas regulares e uma diária prática de estúdio. Também será recomendada uma extensa bibliografia técnica.
MÓDULO I – Introdução à Direção de Fotografia – 25h30
- Estudo dos princípios da teoria das cores. Análise da estética da imagem na ótica da composição e da cor, da transparência, profundidade, latitude, gama e textura na estrutura do negativo e dos arquivos digitais. Os princípios da aplicabilidade da teoria física das cores na fotografia cinematográfica e videográfica.
- Definição das principais técnicas e equipamentos de trabalho para produção de imagens em arquivos digitais.
Conteúdo Programático:
- A cor – Estímulos , percepção da cor, classificação das cores. A Luz – Emissão, propagação e natureza da luz. O Olho e a Visão – Estrutura do olho humano e visão cromática. Leonardo Da Vinci e a teoria das cores. Newton e a óptica. A Teria da cores de Goethe. Cores: ondas / espectro. Modelos de Cor / Aspecto das Cores. Síntese das Cores / Tons Harmônicos / Contraste / Legibilidade das Cores
- Teoria da câmera de cinema. Formatos. Teoria das câmeras digitais. Os elementos da câmera e seus acessórios. Tipos de lentes.
- A temperatura e a calibração de cor básica. Balanço de branco e do preto e a geração de looks e LUTs.
- Características dos sistemas de alta definição para a distribuição. Características dos sistemas de alta definição para transmissão de HDTV. Peculiaridades de câmeras de alta definição – relação de definição full HD, 2k e 4k.
- As diferenças na aparência – 3 x 4, 14 x 9 e 16 x 9 e a relação de aspecto do cinema – 1.78, 1.85 e 2.35 e os novos formatos DCI – 1.89 e 2.39.
MÓDULO II – Captação de imagem em cinema e vídeo e técnicas de exposição – 25h30
- A formação e composição das equipes de trabalho em set de captação para cinema e vídeo. A operação dos diversos equipamentos disponíveis no mercado de produção de imagens digitais.
- Estudo das principais teorias sobre a exposição dos negativos de cinema e dos sensores. Partindo da teoria das zonas de exposição se fará uma analogia entre as zonas densitométricas dos negativos de cinema e a escala IRE das zonas sensíveis dos arquivos de imagem.
- Uso dos instrumentos de medição de intensidade e temperatura de cor das fontes de iluminação e os instrumentos eletrônicos de medição de sinais digitais.
Conteúdo programático
- As funções dos assistentes de câmera. Composição da equipe de filmagem. Definição das figuras de assistente de vídeo logger e o DIT. Operadores de câmera e o Focus Puller. A preparação técnica de um assistente de câmera. Configurações e menus da câmera.
- Setup das câmeras RED Weapon (Monstro, Heliun, Dragon), Alexa (LF, SXT, Mini), Sony F-55, Blackmagic Mini/Macro, Canon C70, C300, C500 e 5D MK IV.
- Características de alta definição de sistemas de produção Arri Raw, RED Code, DVCPRO, XAVC, AVCHD, XDCAM, Apple ProRes, DNxHD e H-264 (ALL-I E IPB), H.265.
- A teoria das zonas de exposição. Temperatura de cor. Teorias e métodos de exposição. As diferenças de colorimetría e exposição e as curvas de gama.
- O uso do fotômetro, do spotmeter e do colorímetro. Os filtros de correção e de efeito.
- Formatos de Filme. 16mm, Super 16mm, 35mm, super 35 mm, 65mm.
- Estrutura de exposição, velocidade, cadência e filmagens.
- O monitor de forma de onda – vectorscope, waveform e histograma. Métodos de calibração de monitores.
MÓDULO III – Direção de fotografia e iluminação – 25h30
- O papel do diretor de fotografia nas produções dos mais diversos produtos audiovisuais.
- Os princípios de eletricidade e iluminação e os principais esquemas técnicos de iluminação.
- Equipamentos básicos para um diretor de fotografia.
- Elementos principais da câmera. Diferenças entre a câmera de vídeo e a câmera de cinema.
Conteúdo programático
- O diretor de fotografia no set. Análise de diferentes cenas de filmes, comerciais e vídeo clipes. O cargo de diretor de fotografia como um profissional no meio da TV e Cinema.
- O roteiro e a interpretação da mensagem de imagens para o espectador.
- A arquitetura de luz. O ambiente e a forma de iluminação dos conjuntos. O efeito de interpretação nos rostos dos atores e sua mensagem na tela. Relação entre o fotógrafo e o diretor de cena e a equipe de uma produção audiovisual.
- Os modelos principais de refletores. Os quadros luzes. Eletricidade. Geradores. Cabos e conexões. Tripés. Cabeças hidráulicas. Crane e grip.Steadicam. Outros tipos de maquinários.
- Elementos da câmera de filme/digital. Tipos, formas, classificação e usos das objetivas para o cinema digital.
- Formatos de fotograma e dos sensores de vídeo. Shutter e sistemas de energia e baterias. Velocidade variável. Acessórios para Câmara. Suporte de filtros e controle de foco.
MÓDULO IV – Técnicas de pós-produção de cinema e vídeo e correção de cor – 25h30
- Abordagem de diversos tipos de equipamentos de correção de cor, suas características técnicas e aplicabilidade na pós-produção de cinema e vídeo.
- A relação do diretor de fotografia com a pós-produção e o laboratório de copiagem digital. Efeitos Visuais. Fluxo de trabalho para cinema digital e para produções para TV e streamings de alta definição.
- Correção de cor. Composição e efeitos digitais. Recortes de croma – técnicas e equipamentos.
Conteúdo programático
- Conceito de correção de cor primária, secundária e máscaras. Formação conceitos comuns analógicos e digitais: As relações HD, 2K e 4K.
- Os codecs mais comuns do mercado e o seu uso no workflow de correção de cor. Os arquivos de DPX/Cineon, TIFF, MXF, ProRes, Avid DNxHD, Red Code, Arri RAW e DNG. Digitalização do filme: scanner, datacine e os negativos. Os processos de restauração digital de filmes.
- Curvas Gamma e linear logarítmica.
- Correção e LUTs de visualização. Curvas sensitométricas de filme e suas correspondências no mundo digital.
- O ambiente para correção de cor: requisitos e cuidados.
- Conceito de monitoração e calibração de monitores. A utilização de instrumentos de medição: formas de onda (waveform), Vectorscope, Histogramas.
- A teoria de zonas aplicada ao ambiente digital.
Tecnologia
O curso será teórico/prático e contará com o uso de equipamentos de captação de cinema e vídeo. Trabalharemos em estúdio com equipamentos de iluminação profissional e câmeras de cinema e digitais. Teremos aulas com a RED EPIC, a Arri Alexa, a Sony F-3 e câmeras DSLRs.
Além disso, haverá atividades práticas onde serão demonstradas, e terão os seus fluxos de trabalho detalhados, as principais câmeras de captação de imagem digital de câmeras de alta definição às de resolução 2K e 4K.
Eventuais reposições de aulas podem acontecer fora do período estipulado na programação do curso. Neste caso o aluno será avisado com a devida antecedência.
Convidados
Alexandre Samori trabalhou em mais de 250 comerciais e 30 longas-metragens como assistente de câmera. Desde 2009, atua como Diretor de Fotografia. Entre os trabalhos realizados estão as séries “Destino – Salvador” (HBO), “Lili, a Ex” (GNT), “Família Imperial” (Futura), entre outros; e filmes como “Vale Night” e “Vermelho Russo”. Em 2013, recebeu o prêmio de Melhor Fotografia de Curta-metragem no Festival de Gramado.
Carlos Ebert estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cinema na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. É Diretor e Fotógrafo de cinema, televisão e publicidade. No final dos anos 60, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, “O Bandido da Luz Vermelha” de Rogério Sganzerla. Também dirigiu “República da Traição” e fez a fotografia do “O Rei da Vela” de José Celso Martinez Corrêa e Noilton Nunes, e “Fé” de Ricardo Dias. Para a televisão trabalhou em “O Povo Brasileiro”, ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001. Em 2003 recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Gramado pelo curta-metragem “Carolina”, de Jeferson De. Trabalhou nos documentários “Dia da Graça” de Thiago Mendonça e Maira Buller, “Do Luto à Luta” de Evaldo Mocarzel, e “Vlado – 30 Anos Depois” de João Batista de Andrade. Em 2007, fez a direção de fotografia do filme “A Ilha do Terrível Rapaterra” de Ariane Porto e em 2008 do documentário “Um Homem de Moral de Ricardo Dias.
Jacob Solitrenick é um Diretor de Fotografia de ficção, documentário e publicidade, Jacob Solitrenick – Jay, como é conhecido no mercado – fotografou mais de 30 longas, 10 séries, sem contar os filmes publicitários. Fez ainda na faculdade seu primeiro estágio em cinema, sua grande paixão. Começou como produtor de set e de arte, assistente de câmera e estreou como diretor de fotografia no longa-metragem “Latitude Zero”. Trabalhou com diretores como Tata Amaral, Daniel Augusto, Ana Luiza Azevedo, Lina Chamie, Jorge Furtado, Marcos Jorge, Lúcia Murat, Anna Muylaert, Caru Alves de Souza e Carlos Reichenbach.
A série “Cantoras do Brasil” teve Jay como diretor. Ampliando suas competências, dirigiu e fotografou as temporadas 3, 4, 5 e 6 da série para o Canal Brasil. Cantoras do Brasil venceu o 5º Fymti Festival y Mercado de Televisión Internacional de Buenos Aires como Melhor Programa de Entretenimento e duas vezes finalista do Prêmio ABC.
Membro da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia com direito ao uso da sigla.
Marcelo Trotta atua como Diretor de Fotografia desde 2004. Fotografou as séries de TV “Psi” (HBO), “Segunda Chamada” e “Assédio” (Globoplay), entre outras, e longas-metragens como “Amor em Sampa” e “Signo da Cidade”.
Pedro Cardillo é pós-graduado em direção de fotografia na ESCAC (Barcelona, Espanha). Trabalha com cinema desde 1996, no Brasil e no exterior. Fotografou os longas “Legalize Já”, de Johnny Araújo e Gustavo Bonafé e “Nada a Perder” de Alexandre Avancini, e as séries “Lov3” para Amazon Prime e LB Entertainment, “As Seguidoras” para a Paramount Plus e Porta dos Fundos e “O Santo Maldito” para Star Plus e Intro Pictures, além de videoclipes e comerciais publicitários.
Aluno
Carga horária total: 20 encontros (segundas e quartas, das 19h às 22h30m) + 4 diárias (aulas práticas), aos sábados (das 10h às 19h), totalizando 102h.
Aulas Práticas: 1, 15 e 29 de outubro e 12 de novembro.
Parceiros:
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