Conheça o mais completo curso de Direção de Fotografia para Filmes de Séries do Brasil, ministrado por profissionais consagrados da indústria audiovisual.
São mais de 100 horas de aulas teóricas e práticas no SET DE FILMAGEM, onde você irá aprender a operar as principais câmeras do mercado e produzir um material filmado para incluir no seu portfólio.
O curso irá se aprofundar nos conceitos de linguagem, formação da imagem e todas as fases do processo de fotografia, iluminação, captação e pós-produção de produtos audiovisuais para cinema, TV, streaming e publicidade, com equipamentos de última geração.
Coordenado pelo mestre J. A. de Blasiis, o curso também oferece a oportunidade de você aprender diretamente com alguns dos maiores nomes do setor audiovisual.
Por ser o primeiro curso de extensão brasileiro focado na direção de fotografia para filmes e séries, o programa foi desenvolvido para aprofundar toda a base teórica e prática dos processos de captação de imagens digitais em HD, 2K, 4K, 6K e 8K geradas a partir de arquivos RAW em espaço de cor LOG e HDR, e se concentrará na instrumentalização dos principais equipamentos de captação de imagem digital disponíveis no Brasil.
Abordaremos toda a base técnica da fotografia, da exposição aos formatos de captação, independentemente da ferramenta usada. O objetivo é capacitar o aluno para trabalhar dentro da filosofia e da metodologia dos sistemas de captação de imagem em digital e dos equipamentos de pós-produção e seus fluxos de trabalho de edição de imagem, usando os principais softwares de edição, composição e de correção de cor do mercado.
Cronograma
Introdução à Direção de Fotografia
Estudo dos princípios da teoria das cores. Análise da estética da imagem na ótica da composição e da cor, da transparência, profundidade, latitude, gama e textura na estrutura do negativo e dos arquivos digitais. Os princípios da aplicabilidade da teoria física das cores na fotografia cinematográfica e videográfica.
Estudo das principais ferramentas para captação em cinema e vídeo. Definição das principais técnicas e equipamentos de trabalho para produção de imagens em arquivos digitais.
- A cor – Estímulos, percepção da cor, classificação das cores. A Luz – Emissão, propagação e natureza da luz. O Olho e a Visão – Estrutura do olho humano e visão cromática. Leonardo Da Vinci e a teoria das cores. Newton e a óptica. A Teria das cores de Goethe. Cores: ondas / espectro. Modelos de Cor / Aspecto das Cores. Síntese das Cores / Tons Harmônicos / Contraste / Legibilidade das Cores.
- Teoria da câmera de filme. Trabalhando com a câmera de cinema. Formatos. O filme. Teoria da câmera digital 4K. Trabalhando com câmera 4K. Formatos. Os elementos da câmera e seus acessórios. Tipos de lentes. A temperatura e a calibração de cor básica. Balanço de branco e do preto e a geração de looks e LUTs. SDR e HDR.
- Características dos sistemas de alta definição para a distribuição. Características dos sistemas de alta definição para transmissão de HDTV. As diferenças na aparência – 3×4, 14×9 e 16×9 e a relação de aspecto do cinema – 1.66, 1.78, 1.85 e 2.35 e os novos formatos DCI – 1.89 e 2.39 e 1.43 (IMAX), e as dos streamings – 1.90, 2.00 e 2.39/35.
Captação de imagem digital e técnicas de exposição
A formação e composição das equipes de trabalho em set de captação para cinema e vídeo. A operação dos diversos equipamentos disponíveis no mercado de produção de imagens para os mais diversos produtos audiovisuais. As técnicas de captação multicâmera para shows, programas e eventos esportivos.
Estudo das principais teorias sobre a exposição dos negativos de cinema e dos sensores de vídeo/data. Partindo da teoria das zonas de exposição se fará uma analogia entre as zonas densitométricas dos negativos de cinema e a escala IRE das zonas sensíveis dos arquivos de imagem vindas da capacidade de registro de latitudes dos sensores das câmeras digitais de vídeo. O uso dos instrumentos de medição de intensidade e temperatura de cor das fontes de iluminação e os instrumentos eletrônicos de medição de sinais digitais de vídeo. Latitude da gama dinâmica medidas em stops.
- As funções dos assistentes de câmera. Composição da equipe de filmagem.
- Definição das figuras de assistente de câmera logger e o DIT.
- Operadores de câmera e o Focus Puller. A preparação técnica de um assistente de câmera. Configurações e menus da câmera. Setups das câmeras RED Komodo e Rapter, Arri Alexa mini e a LF, Sony F- 55 e Venice, Blackmagic Pocket 6K e Canon C70.
- Diferenças fundamentais entre os sistemas de definição padrão e alta definição. Características de alta definição de sistemas de produção DPX, JPEG 2000, Arri Raw, HDCAM, RED Code, DVCPRO HD, HDV, XDCAM, Apple ProRes, DNxHD e H-264 e 265.
- A teoria das zonas de exposição. Temperatura de cor. Teorias e métodos de exposição. As diferenças de colorimetria e exposição e as curvas de gama. O uso do fotômetro, do spotmeter e do colorímetro. Os filtros de correção e de efeito. Formatos de Filme. 16mm, super 16mm, 35mm, super 35 milímetros. Estrutura de exposição, velocidade, cadência e filmagens.
- Sensitometria e densitometria. Tipos de emulsão cinematográfica sensibilidade, latitude e definição de grãos. Velocidades de exposição.
- O monitor de forma de onda – vectorscope, waveform e histograma. A medição via False Color. Métodos de calibração de monitores.
Direção de fotografia e iluminação
O papel do diretor de fotografia nas produções dos mais diversos produtos audiovisuais. Os princípios de eletricidade e iluminação e os principais esquemas técnicos de iluminação. As principais diferenças da direção de fotografia em cinema e vídeo. O uso da captação em filme ou em digital. Equipamentos básicos para um diretor de fotografia. Elementos principais da câmera. Diferenças entre a câmera de vídeo e a câmera de cinema.
- O diretor de fotografia no set. Análise de diferentes cenas de filmes, comerciais e vídeo clipes. O cargo de diretor de fotografia como um profissional no meio da TV e Cinema. O conhecimento da história da arte e do comportamento da luz em todos os períodos da história. Pintura como um prelúdio para o filme e TV. O roteiro e a interpretação da mensagem de imagens para o espectador. A arquitetura de luz. O ambiente e a forma de iluminação dos conjuntos. O efeito de interpretação nos rostos dos atores e sua mensagem na tela. Relação entre o fotógrafo e o diretor de cena e a equipe de uma produção audiovisual.
- Os modelos principais de refletores. Os quadros luzes. Eletricidade para o audiovisual.
- Geradores. Cabos e conexões. Tripés. Cabeças hidráulicas. Crane e grip.
- Steadicam, Gimbal e outros tipos de maquinários.
- Óptica: tipos, formas, classificação e usos das objetivas para filmes e séries. Formatos de fotograma (aspect ratio) e dos sensores de câmeras digitais. Shutter e sistemas de tração e fixação do filme grifas e contra grifas. Chassis tipos e características. Carregamento e descarregamento dos chassis.
- Sistemas de energia e baterias. Velocidade variável. Acessórios para Câmara. Suporte de filtros e controle de foco.
- As diferenças entre HD e Cinema Digital. Gravação em HD, 2K e 4K. A configuração básica do corpo RED Komodo e da Arri Alexa com ótica 35mm PL. Os discos rígidos e cartões de mídia de gravação. Visor e LCD. Saídas de sinal HD e dual link SDI. Montagem e desmontagem de equipamentos.
Técnicas de pós-produção aplicadas à direção de fotografia
Abordagem de diversos tipos de equipamentos de correção de cor, suas características técnicas e aplicabilidade na pós-produção de cinema e vídeo em espaços de cor SDR e HDR. A relação do diretor de fotografia com a pós-produção e os processos de distribuição e exibição de filmes e séries – P3 D65 e para os diversos streamings do mercado. Masterização em SDR – REC 709 e em HDR 10, HDR 10+ e Dolby Vision. Efeitos visuais. Fluxo de trabalho para cinema digital e para produções para TV de alta definição e 4K. Composição e efeitos digitais. Iluminação de estúdio para recortes e aplicações em chroma – técnicas e equipamentos.
- Fotoquímico comparado com a gradação de cor digital. Conceito de correção de cor primária, secundária e máscaras. Formação conceitos comuns analógicos e digitais: As resoluções HD, 2K, 4K e 6K. Os codecs mais comuns do mercado e o seu uso no workflow de correção de cor. Os arquivos de DPX/Cineon, TIFF, ProRes, Avid DNxHD, Arriraw, Red Code e ProRes.
- Curvas Gamma e linear e logarítmica. Correção e LUTs de visualização. Em SDR e HDR.
- Curvas sensitométricas de filme e suas correspondências no mundo digital. O ambiente para correção de cor: requisitos e cuidados.
Alunos
Público: Público interessado em fotografia, com experiência ou iniciantes na fotografia para vídeo digital. Universitários vindos das áreas do audiovisual e profissionais que queiram se aprofundar nos meios de captação da imagem digital em movimento.
Carga horária total – 25 encontros – 106 horas
*Este curso é oferecido na modalidade PRESENCIAL.
Aulas teóricas
Local:
Fapcom
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo/SP – MAPA
Datas:
Segundas e quartas, das 19h às 22h30
25 e 27 de agosto
1, 3, 8, 10, 15, 17, 22, 24 e 29 de setembro
1, 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de outubro
3 de novembro
Aulas Práticas
Local:
Cine Vídeo
Rua Jorge Chammas, 231 – Vila Mariana, São Paulo/SP – MAPA
Datas:
Sábados, das 9h às 18h
6 e 20 de setembro
4 e 18 de outubro
CLIQUE AQUI e inscreva-se agora mesmo!